O que não falta são motivos para você ter um seguro residencial para proteger o seu lar. Com esse produto você poderá garantir cobertura por danos externos e internos, perdas e reparos aos bens pessoais, e até mesmo proteção por motivos de lesões que podem eventualmente acontecer dentro da sua propriedade.
Porém, muitas pessoas desconhecem o valor mensal do seguro de casa e, por isso, por vezes acabam nem fazendo uma cotação para tentar incluir esse investimento entre os gastos mensais.
Para desmistificar essa questão e trazer mais informações relevantes que você precisa saber sobre o seguro residencial, preparamos este artigo, acompanhe.
Cotação online de Seguro Residencial
Qual o valor mensal do seguro de casa?
De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, em 2020, um seguro de casa custava, em média, o valor total de R$ 456,55 por ano. Isso significa que, se for possível parcelar essa quantia por todos os meses do ano, o valor mensal de um seguro de casa fica em torno de R$ 38,05.
Essa é apenas uma média para que você possa já raciocinar, dentro da sua realidade financeira, a sua capacidade em se comprometer com essa responsabilidade no seu orçamento.
E por que frisamos isso de maneira relativa? Porque o seguro residencial possui diferentes fatores para definir o valor do seu prêmio, isto é, do valor que você precisará pagar mensalmente, ou em outro formato definido em contrato.
O valor mensal do seguro de casa vai depender de fatores como:
- Quais coberturas foram adicionadas a sua apólice e como se dá a sua abrangência;
- Qual seguradora contratada;
- Como está definido o valor estimado da reconstrução do imóvel;
- Tipo de franquia estipulada.
Detalhando o valor mensal do seguro de casa
Como falamos anteriormente, o valor mensal do seguro de casa vai depender das coberturas que você irá escolher como proteção para o seu imóvel.
Há a obrigatoriedade da contratação da cobertura básica, contra incêndio, queda de raios e explosões, e, além dessa, todas as outras, como:
- Assistência 24h;
- Danos elétricos e hidráulicos;
- Roubo e furto;
- Responsabilidade civil familiar;
- Recomposição de documentos pessoais;
- Proteção para o seu escritório de home office, são opcionais.
Por isso, vale a pena você se aprofundar em como funciona cada uma das suas opções e a forma de abrangência que a seguradora oferece, antes de escolher as suas coberturas e proteções. Só assim, você não contrata nem a mais e nem a menos, mas sim o ideal para o seu perfil e o seu lar.
Em relação a franquia do seguro de casa, a dica que damos é que você analise bem esse valor quando estiver fechando o documento da apólice, para evitar surpresas desagradáveis. Pois é nesse momento que a parte financeira que lhe cabe como participação será estipulada dentro de cada tipo de cobertura.
Sobre o valor de reconstrução do imóvel, o cálculo é feito da seguinte maneira: valor do m² X fator da região X metragem da construção. Você pode consultar a tabela atualizada com essas informações diretamente com a prestadora de seguros.
Por fim, e não menos importante, é fundamental que você pesquise as suas opções de mercado. São muitas seguradoras oferecendo esse tipo de serviço, com variações no valor mensal do seguro da casa.
Aqui na Bidu, nós podemos te ajudar nessa tarefa, com uma cotação on-line e gratuita. Em poucos clique você contrata as proteções necessárias para você, a sua família e o seu lar, com as melhores seguradoras do país.
Cotação online de Seguro Residencial
Última atualização em 14/06/2023