Skip to main content

Seguro Residencial para construções no mesmo terreno? Sim!

Por 9 de fevereiro de 2023Residencial e Lazer
seguro de casa pré-fabricada

Terreno com duas casas – ou até mais – é um modelo de construção facilmente encontrado em nosso país.

Mas como será que fica a contratação do seguro residencial nesse tipo de configuração, ou seja, quando existem, por exemplo, duas construções no mesmo terreno? É possível fazer o seguro em casos assim?

Sim, é possível contar com o seguro residencial em um terreno com duas casas – ou até com mais construções dividindo a mesma área – mas é importante fazer a contratação de forma correta, de acordo com as regras da seguradora.

Cotação online de Seguro Residencial

Um só terreno, mais de uma casa

Antes de contratar o seguro residencial, é importante conhecer as principais situações em que há mais de um imóvel dentro de um mesmo terreno. É possível perceber que estamos falando de exemplos bem comuns, corriqueiros em nosso dia a dia.

1 – Casas geminadas

As casas geminadas são aquelas que compartilham paredes, telhadas e até acesso comum para a entrada dos moradores. São, portanto, casas construídas dentro do mesmo lote de terreno, e funcionam como uma espécie de condomínio, já que cada casa, apesar de estar dentro do mesmo terreno, dividindo-o com outros imóveis, é uma residência particular.

2 – Quarto ou casa de hóspedes

Outra situação bastante comum é encontrar construções que, dentro do mesmo terreno, têm o imóvel considerado principal, onde vive uma família, e outro imóvel menor, um anexo para, por exemplo, receber as visitas. É também corriqueiro se deparar com situações assim quando um filho constrói uma casa nos fundos do terreno para acolher os pais em virtude da necessidade de serem cuidados, de terem ficado viúvos, entre outras questões.

3 – Quarto para vários fins

São também facilmente encontrados no mercado imóveis antigos que apresentam um quarto independente no terreno – esse quarto era construído para abrigar empregados que dormiam nos locais em que trabalhavam. Com as mudanças culturais, esses quartos anexos são usados hoje para os mais diversos fins como, por exemplo, despensa ou o chamado quarto das tranqueiras, que acolhe todo tipo de objeto dos moradores

4 -Adega

Sim, uma adega para armazenar vinhos! Há sim casas planejadas que preveem esse tipo de espaço do lado externo, separado do imóvel principal. 

5 – Casas de ferramentas, casa de máquinas

Também é possível encontrar construções anexas à casa principal que têm a missão de guardar as ferramentas ou mesmo de atuarem como casa de máquinas, para abrigo de geradores de energia, bujões de gás etc.

Como funciona o seguro residencial para terreno com duas casas?

Em situações como as mencionadas, e outras mais, é possível contratar o seguro residencial. Porém, é importante verificar as regras de enquadramento das seguradoras do mercado.

As empresas podem sim atuar de diferentes formas quando estão diante de situações assim, com um terreno com duas casas, por exemplo.

Há seguradoras que já mostram em suas cláusulas contratuais do seguro residencial a necessidade de contratar um seguro para cada imóvel quando há mais de uma construção dentro de um mesmo terreno. Assim como mencionam como funciona a cobertura para construções anexas como adegas, casa de ferramentas etc.

Por isso, é imprescindível que o consumidor que deseja contratar o seguro residencial esteja atento aos detalhes.

Vale ficar atento

  • A seguradora aceita construções anexas ao imóvel segurado e que serão usadas como moradia de outras pessoas?
  • A seguradora cobre as construções anexas, assim como adegas, churrasqueiras, saunas etc. dentro da cobertura básica do imóvel segurado? Não há restrições ou necessidade de contratar alguma cobertura ou limite de cobertura adicional opcional para os bens que ocupam esses espaços externos?

Todo detalhe é importante, pois se o seguro for feito de forma incorreta a seguradora poderá negar cobertura de danos sofridos nas construções anexas ou bens guardados dentro delas em caso de sinistro.

Também é primordial dizer que as informações deste conteúdo se referem a imóveis que compartilham um mesmo terreno particular. Situação diferente dos condomínios residenciais, que têm várias casas e cada uma delas fica dentro de seu próprio terreno particular.

Uma curiosidade: não há cobertura dentro dos seguros residenciais para condomínios horizontais de casas que desejam contratar o produto para construções que ficam nos espaços comuns/compartilhados.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 09/02/2023

 

 

 

 

Deixe uma resposta