Skip to main content

Proteção de área externa da casa: o Seguro Residencial cobre?

Por 30 de março de 2022Residencial e Lazer
área externa da casa

A sua casa tem um jardim bonito, extenso e que você trata com o maior carinho? Pois saiba que o seguro residencial consegue oferecer uma cobertura específica para o jardim. Assim como para quem tem quintais, varandas ou terraços e deseja um conforto maior. Não sabia? Então venha conhecer mais sobre a proteção de área externa da casa do seguro!

Cotação online de Seguro Residencial

Proteção de área externa da casa: o seguro cobre?

Sim, o seguro faz a proteção de área externa da casa. Na verdade, isso estaria incluso como uma cobertura adicional, na qual o proprietário do imóvel contrataria à parte. Aliás, por conta do lado externo da residência ser amplo, é possível ter coberturas diversas disponíveis ao segurado, em vez de apenas uma especificamente.

Ou seja, depende do que cada seguradora oferece. O interessado pode encontrar uma cobertura específica para danos ao jardim. Assim como uma cobertura única e mais extensa protegendo o ambiente externo da casa, como varanda e quintal.

Porém, nem tudo são flores. Vale explicar que nem todas as seguradoras disponibilizam essa cobertura no seu cardápio de coberturas adicionais. Por isso, o proprietário deve pesquisar mais de uma empresa a fim de achar a proteção de área externa da casa. Isso pode ser possível ao fazer uma cotação de seguro residencial.

Como funciona a proteção de área externa da casa pelo Seguro Residencial?

Trata-se de uma cobertura adicional. Portanto, o segurado deve saber que existem algumas regras no funcionamento de uma cobertura extra. Como assim? Por ser um serviço à parte no seguro residencial, ele conta com limite máximo de indenização e riscos não cobertos pela seguradora.

Ou seja, há um teto de gastos para o proprietário usar numa cobertura adicional. Ele é definido na apólice (contrato). No caso de haver um imprevisto e precisar utilizar a cobertura, o valor limite não pode ser ultrapassado na hora do reembolso pela seguradora.

Além disso, há os riscos excluídos em cada cobertura. Isto é, a empresa descreve cada item que não irá cobrir se ocorrer alguma eventualidade. É uma maneira de não haver dúvidas entre as partes quando existir um sinistro.

Por exemplo, na cobertura de bens ao ar livre são protegidos os objetos que estão em terraços, galpões, quintais, varandas e locais semelhantes. Ela cobre, inclusive, toldos e antenas, instalações de calefação, de água, eletricidade, energia solar, gás e refrigeração.

Portanto, os bens localizados em algum desses lugares estarão garantidos nessa cobertura se houver algum prejuízo.

Outra cobertura específica voltada à proteção de área externa da casa é de danos ao jardim. Em geral, o benefício cobre árvores, plantas, arbustos, floreiras e gramado de qualquer dano que possa vir a acontecer, como algum furto. No entanto, pragas, inundações e problemas em viveiros e estufas costumam ser riscos excluídos.

Lembrando: as condições podem variar entre as seguradoras. Portanto, vale fazer uma pesquisa para saber ao certo o que estaria coberto nesses produtos.

Como contratar a cobertura para a área externa?

Não tem segredo: ao fazer uma cotação do seguro residencial, basta procurar a proteção entre as coberturas adicionais. Além das básicas, garantidas ao contratar o seguro, o proprietário do imóvel consegue rechear o benefício. Assim, dá para escolher coberturas que façam sentido à realidade de sua família.

Encontrou a cobertura de bens ao ar livre? Boa notícia, mas o processo de contratação não termina nesse momento. Ao personalizar o seguro e descobrir o valor do prêmio, a seguradora enviará o contrato para ser assinado.

Nesta hora, é fundamental ler a apólice para conhecer as condições, riscos cobertos e não cobertos, além dos valores limites da cobertura. Com isso, o novo segurado poderá identificar se a proteção atende ao que ele está buscando para a sua residência.

Se for, ficará faltando somente assinar o contrato para o seguro residencial com a cobertura para área externa começar a valer.

Vale a pena ter a cobertura de área externa?

Na verdade, para responder se vale a pena ter uma proteção de área externa da casa, o segurado deve analisar as suas necessidades. Tem uma casa com jardim grande e costuma dar um cuidado especial às plantas e ao gramado? A cobertura de danos ao jardim pode ser uma boa alternativa.

Tem uma varanda ou quintal e gostaria de oferecer algum tipo de segurança para os lugares? a cobertura de bens ao ar livre pode ser útil pensando nos itens que estão alocados nesses ambientes. Se morar em apartamento, é possível que o seguro condomínio já exista e cumpra esse papel.

Portanto, somente o proprietário poderá fazer uma reflexão mais criteriosa. Assim, consegue entender o que realmente precisa para o seu imóvel.

Indica-se realizar essa análise logo quando fizer a contratação do seguro residencial, o que contribui para alcançar o custo-benefício tão desejado.

Além do Seguro Residencial, como proteger a área externa da casa?

O seguro residencial consegue ser uma das formas para proteger o lado externo de sua casa. Mas não é a única maneira. Listamos algumas dicas para cuidar da área externa. Confira:

  • Tenha alarmes e sensores;
  • Conte com um portão eletrônico;
  • Garanta câmeras de vigilância;
  • Adquira cercas elétricas, no caso de ter muro baixo ou terreno baldio/vazio no ambiente vizinho;
  • Invista numa boa iluminação externa, como no local onde está o jardim;
  • Cuidado com a visibilidade interna. Evite exibir objetos de alto valor para quem trafega na rua, a exemplo de mostrar televisão e computador pela janela.

Aliás, ter alarmes e câmeras impacta diretamente no preço do seguro residencial. Hã, como? A seguradora compreende que o dono da residência se preocupa com o imóvel. Assim, teria uma chance menor da empresa ser contatada em situações de sinistro. Portanto, o prêmio tende a ser mais baixo nas casas equipadas com aparelhos de segurança.

Seguro Residencial

Certo, agora você já conheceu mais sobre a proteção de área externa da casa no seguro. Que tal fazer a cotação de um seguro residencial? Assim, consegue um benefício para a extensão completa de sua residência. Para isso, faça uma simulação com a Bidu, o processo é rápido e bastante simples!

+ O que é Seguro Residencial com Monitoramento?

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 30/03/2022

Deixe uma resposta