Quando você pensa em plano de saúde, sem dúvidas a Unimed é uma das primeiras operadoras que vem a sua cabeça. A empresa disponibiliza ampla cobertura nacional e excelentes médicos e hospitais em sua rede credenciada. Ainda assim, pode ser que você precise pensar sobre como funciona o reembolso Unimed, certo?
Pois é, mesmo com todo seu atendimento, por vezes, precisamos realizar algum exame ou consulta, com profissionais que estão fora da cobertura do seu plano contratado. É aí que se torna tão importante saber sobre o reembolso.
Entenda melhor como funciona o reembolso Unimed, como e quando você pode solicitar. Veja também quais são as principais regras para que você não tenha surpresas.
Quando pedir reembolso?
Há alguns casos em que você pode pedir o reembolso para as operadoras dos planos de saúde e eles dependem do seu tipo de plano. Em linhas gerais o reembolso é possível quando é realizado algum procedimento médico fora da rede credenciada do seu plano. Isso engloba consultas médicas, exames e procedimentos, e internações, em hospitais.
Claro que há algumas regras específicas para cada operadora. Elas também podem variar de acordo com o tipo de plano contratado.
A principal atenção que você deve ter ao pedir um reembolso é ter em mãos o seu contrato com a operadora. Assim, você pode entender melhor em qual regra você se encaixa. Tenha também em mãos os documentos emitidos pelo prestador de serviço, como a declaração do atendimento oferecido e a nota fiscal com os custos do procedimento.
Como solicitar o reembolso Unimed?
Há três formas de solicitar o reembolso Unimed:
- Em uma agência física de atendimento da Unimed na sua cidade;
- Pelos correios;
- Ou pelo site da Unimed, na seção exclusiva do cliente.
Para realizar o atendimento nas lojas físicas ou nos correios você vai precisar apresentar os seguintes documentos, cópia ou original:
- Cartão Unimed do paciente;
- CPF do titular do plano;
- Cheque ou cartão de crédito que comprove os seus dados bancários para a realização do reembolso de suas despesas;
- Recibo ou nota fiscal original e o relatório médico.
Pelo site, fica mais simples. Você só precisa ter a nota fiscal eletrônica, o relatório médico e os documentos, cartão Unimed do paciente, e dados bancários digitalizados.
Como posso acompanhar o processo de reembolso Unimed?
A Unimed disponibiliza em seu site, o Canal do Beneficiário. Esse é um espaço para o acompanhamento dos seus pedidos de reembolso Unimed feitos tanto pelo site, quanto pelas lojas físicas da Unimed ou pelos correios.
No menu lateral você pode acessar “Serviços Online” e escolher a opção reembolso. Lá estarão disponíveis as informações sobre o seu pedido, como status e próximos passos.
É importante saber!
- Qualquer pessoa pode solicitar o reembolso Unimed por você. Porém, desde que esteja munido com todos os documentos listados acima, necessários para a solicitação;
- Você tem até um ano, contando a partir da data de emissão do recibo médico e da nota fiscal, para solicitar o seu pedido de reembolso Unimed. Mas não deixe para última hora. Qualquer problema com a documentação poderá atrasar o seu pedido e demorar na finalização de todo processo;
- O reembolso Unimed será feito na conta corrente ou conta poupança do titular do plano. Isso ocorre mesmo que tenha sido solicitado para algum dependente;
- O prazo para o pagamento do seu reembolso é de até 30 dias corridos, considerando o momento de validação completa de toda a documentação apresentada. Ou seja, não necessariamente será a partir do dia da entrada do pedido, mas sim, após aprovação de todas as demandas e pendências pela Unimed;
- Uma boa dica é manter sempre todos os seus dados pessoais cadastrados atualizados. Assim, você evita qualquer problema ou incoerência nos dados fornecidos para o pedido de reembolso. Desta forma, a Unimed pode se comunicar melhor com você. Acesse o site e verifique como anda os seus.
Solicitando prévia do reembolso Unimed
A Unimed também disponibiliza o serviço de prévia do reembolso. Ele calcula o valor estimado que será reembolsado para os procedimentos médicos realizados fora da rede de credenciados da operadora.
Essa funcionalidade pode ajudá-lo muito na hora de decidir por realizar um atendimento fora da rede do plano. Afinal, você pode ter mais certeza do quanto poderá receber de reembolso.
Para fazer essa requerimento, você deverá entrar em contato com a Unimed pelo e-mail previa.reembolso@centralnacionalunimed.com.br, disponível pelo período de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Nesse e-mail você deverá anexar o pedido médico, se possível com a codificação do padrão de Troca de Informação em Saúde Suplementar – TISS.
Esse pedido também precisa estar datado e com a especificação do procedimento realizado. No caso de exames, é necessário o detalhamento de cada tipo de exame e os seus valores individuais, além de internações, com cada etapa e valores discriminados. Para outros tipos de atendimento médico, como psicologia e fisioterapia, deve constar o total de sessões realizadas e o valor individual de cada uma.
Até quanto posso receber de reembolso?
A operadora disponibiliza uma tabela com a especificação do limite de reembolso Unimed para cada tipo de procedimento. Seja ele uma consulta médica, em que há mais chances de cobertura total do valor da despesa, ou exames e internações, em que poderá haver cobertura apenas parcial.
Essas informações são atualizadas periodicamente pela operadora. Por isso, vale a sua consulta antes de optar por um procedimento externo, caso isso seja possível.
Como ter um plano de saúde da Unimed?
Cuidar da saúde é fundamental. Independente, da necessidade de ter que, vez ou outra pedir um reembolso, ter um plano de saúde torna-se cada vez mais imprescindível nas nossas vidas.
Por isso, se você se interessa por um plano de saúde da Unimed, não deixe de fazer uma cotação online aqui na Bidu. Você poderá encontrar um plano adequado para o seu perfil e com custos proporcionais a sua renda.
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Última atualização em 06/03/2019