Skip to main content

Seguro incêndio: veja como proteger a sua casa

Por 11 de julho de 2016julho 6th, 2021Residencial e Lazer
imagem de extintores para texto sobre seguro incêndio

Ter a casa própria é o sonho de muitos brasileiros, mas nem sempre é algo fácil de conquistar. Você precisa guardar um ‘dinheirinho’, pesquisar as opções existentes no mercado, fazer propostas para os proprietários, correr atrás dos documentos necessários… Enfim, conquistar a sua casa dá trabalho.

Quando você finalmente consegue se instalar no seu novo lar, certamente não quer que nada de ruim aconteça com ele. Mas precisamos ser realistas: imprevistos podem acontecer. A primeira coisa para não passar por imprevistos é se prevenir contra eles (por exemplo, já damos dicas de como evitar incêndio em casa e de como diminuir a chance de um acidente doméstico). É sempre melhor se prevenir do que remediar, já dizia o velho ditado.

Porém, mesmo assim acidentes ainda podem acontecer. E é aí que entra a importância de um seguro residencial. São várias as opções de cobertura que esse tipo de produto oferece para proteger sua casa: desde proteção contra acidentes pessoais até contra incêndio, explosão e raio.

Um seguro incêndio é extremamente importante para proteger a sua residência, tanto pelos incêndios causados dentro de casa, quanto os incêndios criminosos. Os danos causados pelo fogo são altos, podendo inclusive tornar a estrutura da casa perigosa para sua segurança.

Cotação online de Seguro Residencial

Como contratar um seguro contra incêndio residencial?

Todo seguro residencial possui cobertura para incêndios. Por lei, qualquer seguro para casas deve possuir a cobertura básica, que garante indenização em caso de raio, explosão e incêndio.
Você pode encontrar essa informação nas condições gerais do seguro. Nesse documento, você encontra todas as coberturas e assistências 24 horas oferecidas por ele, conseguindo assim ver as possibilidades de contratação que você tem. É importante comparar as condições gerais do seguro de casas de diferentes seguradoras para você ver a que mais atende suas necessidades e optar pelo melhor seguro residencial.

Contratando a cobertura contra incêndio residencial

Para ter a cobertura contra incêndio e muitas outras proteções para a sua casa, faça uma cotação de seguro residencial online. É rápido e fácil. Começar minha cotação >>

Contra o que eu fico protegido?

Se você contratar um seguro incêndio, será indenizado caso sua residência seja danificada pelo fogo. Tanto a estrutura do edifício como os bens que estão dentro dele serão indenizados.
Vale à pena contratar esse tipo de seguro, já que o valor para reconstruir uma casa com danos sérios causados por fogo é alto. Além disso, se a estrutura for comprometida, você não poderá ficar em casa até que todos os reparos sejam feitos.

Existe seguro contra incêndio para apartamento?

É obrigatória a contratação de seguro incêndio condomínio. Verifique com o síndico ou com a empresa que administra seu prédio se a apólice do seguro está ativa. Mas atenção: essa proteção é só para as áreas comuns do condomínio.
Para ter cobertura para os bens que estão dentro do seu apartamento, é necessária a contratação de um seguro residencial por você. Diferente do primeiro, ele não é obrigatório, mas deixará você muito mais tranquilo dentro de casa.

Quem deve contratar o seguro incêndio no aluguel?

Se você mora em uma casa alugada, a obrigação de pagar esse tipo de seguro é do proprietário do imóvel. De acordo com a “Lei do Inquilinato”, o seguro contra incêndio, taxas da residência e até o IPTU são de responsabilidade do dono da casa. Porém, como existem brechas na legislação, é possível que seja incluída uma cláusula no seu contrato de aluguel que passa essas responsabilidades para você, ou seja, o inquilino.
Portanto, é importante você ler com bastante atenção o seu contrato e ver quem deve pagar pelo seguro.

Posso contratar outras coberturas?

Se você optar por contratar um seguro contra incêndio ainda terá a opção de escolher outras coberturas dentro da sua apólice. Por exemplo, você pode contratar cobertura para responsabilidade civil familiar, acidentes pessoais, roubo, furto e outras coberturas adicionais que estão disponíveis no mercado para aumentar sua proteção. Você tem diversas opções, por isso deve pesquisar os produtos e opções de proteção que cada um oferece.
Caso tenha alguma dúvida, conte sempre com a sua corretora de seguros. É ela quem irá te auxiliar para tornar a contratação do seu seguro mais fácil e simples.

Quero contratar seguro contra incêndio residencial. Qual é o preço?

O preço de um seguro residencial, geralmente, não passa de 0,4% do valor de reconstrução do imóvel (clique aqui para entender o que significa esse valor). O preço vai variar de acordo com as coberturas que você optar, mas não é um valor alto tendo em vista as proteções que você terá.
Para contratar o seu seguro incêndio, conte com a Bidu Corretora. Você pode fazer uma cotação de seguro casa online e tirar todas as suas dúvidas.

Veja também:

+ Cobertura de responsabilidade civil familiar te cobre contra danos a terceiros

+ Qual o mais barato: seguro para casa ou apartamento?