Skip to main content

Nuvem do celular: entenda o que é e como funciona

Por 23 de novembro de 2022Residencial e Lazer
nuvem do celular

Parece um lugar muito distante e difícil de tangibilizar, mas a nuvem do celular é mais próxima de você do que imagina.

É a partir desse tipo de tecnologia que conseguimos otimizar o armazenamento dos nossos dispositivos eletrônicos, e acessá-los com muita facilidade.

Ainda parece meio obscuro, não é mesmo? Então, acompanhe este artigo que vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a nuvem do celular: o que é e como funciona!

Cotação online de Seguro para Celular

O que é a nuvem do celular?

A nuvem do celular é uma ferramenta que virtualmente ajuda você a armazenar os seus dados, sem ocupar espaço na memória do seu aparelho. Ela possui uma incrível capacidade de permitir que você acesse não só por esse tipo de dispositivo, como muitos outros, usando apenas o seu login e senha cadastrados.

Ou seja, tudo que você salvar do seu celular na sua nuvem poderá ser visto em um computador ou tablet, por exemplo. Basta incluir as informações, como fotos, vídeos e documentos, nesse sistema de armazenamento, que a sincronização será feita.

É um formato inovador e muito seguro de você guardar materiais pessoais e também as suas memórias, pois fica tudo protegido por seu e-mail de cadastro e senha.

Além da grande vantagem de não ter risco de tudo se perder se alguém roubar o seu celular ou ele quebrar, por exemplo, já que você consegue entrar na sua conta por outro local e ver tudo lá, armazenado na sua nuvem.

Em resumo, a nuvem do celular tem como finalidade ser o seu ambiente virtual de armazenamento de arquivos, que podem ser acessados de qualquer dispositivo, a partir da sincronização dos mesmos.

Onde está a nuvem do celular?

Se o seu celular for do sistema operacional Android, como os aparelhos da Samsung e Motorola, o aplicativo de nuvem já instalado como base no seu dispositivo, ou seja, vem de fábrica assim, será o Google Fotos.

Porém, para o armazenamento na nuvem acontecer, você precisa ativar o modo de backup, nas configurações do seu celular, e o acesso, nesse e em outros locais, se dará a partir da sua conta no Google.

O Google Fotos é uma forma interessante de você ter sempre as suas fotos guardadas, sem se preocupar com espaço na memória ou com a possibilidade de perda, como já exemplificamos aqui.

Agora, se o seu aparelho é um da marca iPhone (iOS), da Apple, o aplicativo responsável pela nuvem é o iCloud. Para acessar, você utilizará a mesma conta que você tem cadastrada na Apple e a sincronização é feita automaticamente com todos os dispositivos que você tiver da mesma marca, como macOS e iPad.

O iCloud pode guardar fotos, contatos, arquivos e até aplicativos que possuem login com a conta cadastrada na Apple, ID Apple.

O interessante aqui é que se, por exemplo, você troca de modelo de celular, mantendo a marca da Apple, basta ativar a sincronização no aparelho novo. Assim, automaticamente, tudo que você tem instalado no aparelho antigo, e até mesmo a forma como você organiza os aplicativos na tela de trabalho, serão replicados para esse novo celular. Tudo por conta da tecnologia.

Outras formas de nuvem para celular

Não é só de Google Fotos e iCloud que as nuvens existem. Existem outros aplicativos no mercado, com serviço gratuito ou pago, que podem te ajudar a garantir toda essa tecnologia, veja alguns deles:

  • Google One, que é o aplicativo completo da Google, incluindo o Google Fotos;
  • Dropbox;
  • OneDrive;
  • Amazon Cloud Drive.

Protegendo o seu celular: com nuvem ou sem nuvem

A nuvem do celular é uma forma segura de você manter as suas informações sem preocupações, mas uma outra dica de você manter a proteção do seu aparelho é com o seguro celular.

O seguro celular é uma forma também moderna de garantir tranquilidade e cuidado com o seu aparelho. Veja as principais vantagens:

Para contratar o seu seguro celular basta você solicitar uma cotação on-line e gratuita aqui na Bidu, que em poucos cliques o seu aparelho estará seguro, nas nuvens ou não.

Cotação online de Seguro para Celular

Última atualização em 23/11/2022

 

Deixe uma resposta