Skip to main content

Conheça 12 dicas para aumentar a segurança do seu smartphone

Por 9 de maio de 2022Residencial e Lazer
dicas de segurança para celular

Hoje em dia é natural pensarmos além da nossa proteção física, precisamos ficar atentos também com a  nossa segurança digital. Por isso, é necessário estar atento aos nossos dados e informações que compartilhamos ou deixamos salvo em nossos aparelhos de celular. É preciso tomar medidas para que incidentes não aconteçam. Neste artigo vamos trazer as principais dicas de segurança para celular. Vamos mostrar a importância dessas iniciativas e também ajudá-lo a colocar em prática.

Cotação online de Seguro para Celular

Como dar mais segurança ao seu celular?

Você pode tomar medidas de segurança simples para aumentar a segurança do seu celular smartphone. Apesar de muitas vezes parecer óbvio, diversas pessoas desconhecem essas informações ou as ignoram, acreditando que não vai adiantar.

Pois, a boa notícia é que adiantam sim. Muitas vezes não custa nada você tentar fazer essas melhorias e se proteger contra golpes on-line, ou até mesmo contra possíveis furtos ou roubos físicos, que acabam tornando as suas informações vulneráveis na mão de outra pessoa.

Acompanhe as dicas de segurança para celular

Use senhas diferentes

Cuidado com o uso da mesma senha para todos os seus canais de comunicação e aplicativos, seja de banco ou de uma loja, ou até mesmo de uma rede social. Isso pode deixar o seu smartphone desprotegido.

Isso acontece pois, se em uma oportunidade alguém descobre a sua senha e ela pode ser aplicada em todos os seus canais, provavelmente tudo estará vulnerável. Aí então sua dor de cabeça para resolver será multiplicada.

Ainda sobre senhas

Outra entre as dicas de segurança para celular é usar senhas consideradas fortes, que usem diferentes caracteres, entre letras, números e símbolos. Além disso, principalmente, elas não devem ser de fácil dedução, como por exemplo, a data do seu aniversário ou o nome do seu cachorro. Ou seja, use senhas com informações aleatórias.

Além disso, evite deixar as suas senhas salvas nesses aplicativos. Uma vez que ele pode ser aberto automaticamente, sem necessidade da aplicação da senha, você terá mais chance de não proteger aqueles dados.

Gerador de senhas

Uma das funções existentes hoje em dia, são aplicativos, ou sites, que, como o próprio nome já diz, geram opções de senhas mais seguras. Assim, você pode aplicar nas suas contas na internet.

Autenticação biométrica ou facial

Outra função que pode ser amplamente encontrada é o reconhecimento por biometria, ou seja, pelo uso da sua digital, ou pelo reconhecimento fácil. Essa é uma das dicas de segurança para celular que está entre as mais rápidas e eficientes. Com um simples posicionamento da tela do celular com o seu rosto, ou ao toque da sua digital no aparelho, você consegue acessar aquele aplicativo ou tomar uma ação de simplesmente ligar o seu smartphone.

Para ativar essa funcionalidade, muitos aplicativos já sugerem se você deseja cadastrar essa modalidade como senha, a partir da informação que você cadastrou nas configurações do seu celular.

“Autenticação de dois fatores”

Essa sugestão de segurança para o seu celular com certeza será muito eficiente. Com a confirmação em duas etapas, você garante que determinados aplicativos, como os de mensagem instantânea, como o WhatsApp e o Telegram, exijam duas senhas para serem acessados. Pode ser uma primeira verificação por biometria e em seguida por números, por exemplo.

Para ativar esse tipo de proteção, você precisa acessar as configurações do próprio aplicativo ou site. Ou seja, não necessariamente você irá configurar isso para todos os apps no seu seu celular.

Exigir código SMS ou outro

Há também, para alguns aplicativos e sites, a dica em que você exige um código de verificação, durante a etapa de login, ou seja, de entrada na sua conta. Pode ser um número de quatro ou mais dígitos, que serão enviados pelo próprio aplicativo por mensagem de texto (SMS) ou e-mail.

Assim, mesmo que alguém tente entrar na sua conta, com a sua senha, ela vai precisar ainda acessar esse código. Caso não seja você, você irá ver essa notificação e perceber que alguém pode estar tentando usar as suas contas.

Diminua o tempo de bloqueio automático da tela

Um fator de segurança para o seu celular é a tela estar bloqueada, exigindo senha para ser acessado os seus dados. Se o tempo de bloqueio de tela é longo, como, por exemplo, de um minuto, você pode correr mais riscos de alguém pegar o seu celular e conseguir navegar tranquilamente.

Agora, se você colocar nas configurações esse bloqueio com 15 ou alguns outros segundos, a sua segurança aumenta.

Uso do wi-fi público

Evite usar o wi-fi em estabelecimentos que não sejam da sua confiança, como cafés, restaurantes e salão de beleza. Principalmente, evite usar esse acesso para enviar dados e informações importantes.

Não salve fotos de cartão de crédito

Uma dica simples de segurança para o seu celular é jamais deixar salvo na sua galeria de fotos, imagens de documentos e, principalmente, cartões de crédito. As suas informações nesse sentido são muito sensíveis e poderiam ser facilmente clonadas e utilizadas para outros fins, que não os seus.

Aplicativos antivírus

Há no mercado muitas opções de aplicativos antivírus que protegem o seu celular e ajudam a fazer uma verdadeira limpeza, quando o assunto é segurança.

Eles ficam disponíveis, gratuitamente ou não, nas lojas de aplicativos do seu celular, e são de fácil instalação e uso.

Softwares de rastreamento

Tanto aparelhos de celular com dispositivos Android ou IOS, permitem que você deixe ativo a função de rastrear o seu aparelho celular.

Isso mesmo, imagine que você foi furtado. Agora, imagine poder rastrear onde está o seu aparelho, a partir de outro celular ou computador. Muito bom, não é mesmo? Vá nas configurações do seu smartphone e habilite agora mesmo.

Seguro de Celular

Por fim, e não menos importante, você pode ainda fazer um seguro para o seu celular. Esse aparelho que hoje transforma a nossa rotina e nos conecta a qualquer hora, ganhou a sua relevância no mercado de seguros e agora apresenta uma apólice especial para esse bem.

Com o seguro para celular você protege o seu aparelho contra roubos e furtos, danos elétricos e até mesmo a tradicional tela quebrada e outros danos físicos, que aos poucos costumam custar bem mais caro do que você gostaria de investir.

O seguro para celular é fácil de contratar e você pode fazer uma cotação on-line e gratuita agora mesmo, aqui no site da Bidu. Em poucos cliques a segurança do seu celular estará em nível máximo de atividade.

Cotação online de Seguro para Celular

Última atualização em 09/05/2022

 

Deixe uma resposta