Skip to main content

Dicas para dormir: 6 melhores chás para combater a insônia

Por 16 de fevereiro de 2022Vida e Saúde
dicas para dormir

Todo mundo quer ter noites de sono revigorantes para encarar os desafios da correria do dia a dia. Porém, para isso, muito se busca dicas para dormir. Podem ser terapias, remédios, músicas e todas as ferramentas possíveis para atingir esse nível de relaxamento e aproveitamento das noites.

Há muitas pessoas que preferem a intervenção de medicamentos. Isso porque acreditam que o efeito pode ser mais eficaz e rápido, mas não é bem por aí. Há diversas alternativas, como até já listamos, e sugestões naturais que podem te ajudar nesse processo.

Portanto, para o bem da sua saúde vamos trazer neste artigo dicas para dormir melhor com os seis chás que naturalmente vão te ajudar a combater a insônia.

Cotação online de Seguro de Vida

Dicas para dormir para quem tem insônia

Em 2021, segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Isso quer dizer que se você está se sentindo sofrendo por esse mal, você não está sozinho.

Ainda nessa pesquisa, percebe-se também que esse índice é ainda mais alto quando falamos de grandes cidades brasileiras, como São Paulo. Lá, em que mais de 40% da população se queixam de insônia.

Mas, afinal, o que é a insônia? Esse problema é classificado como um distúrbio que pode atrapalhar todos os momentos do sono, ou seja, antes, durante e depois. Então, ele afeta quem tem dificuldade para pegar no sono e adormecer, e quem não consegue ter uma noite de qualidade. 

O estresse, a ansiedade e outros fatores emocionais podem estar conectados a essa questão. Então é preciso também observar esses sinais para que você avalie o seu estado como um todo.

Com os efeitos da pandemia do novo coronavírus, que assolou o mundo, um dos pontos negativos que mais aumentaram foi em relação aos problemas emocionais. E isso, consequentemente, piora a qualidade do sono de todos.

Procurar uma ajuda médica pode facilitar o processo de recuperação de um estado complicado para dormir, independente da aplicação ou não de uso de medicamentos. Muitas vezes as recomendações de um especialista podem girar em torno de uma alimentação mais leve próximo a hora de dormir, atividades calmantes e recursos naturais, como os chás.

Chás para combater a insônia

A dica para dormir que vamos tratar aqui são as opções de chás que podem contribuir para a sua noite de sono ser melhor. Veja os principais tipos de ervas e composições que vão contribuir para essa melhoria.

Chá de camomila

A primeira opção é, sem dúvida, o chá mais conhecido nesse sentido e que até o seu nome traz esse estado de calma. Você pode consumir o chá de camomila em momentos mais estressantes e para ajudar a dormir.

Os seus efeitos devem-se ao componente antioxidante chamado de apigenina. Ele se liga aos receptores do seu cérebro que tem como função diminuir a ansiedade e favorecer o início do sono.

Estudos mostraram também, em idosos e mulheres em pós-parto, que passam por noites mais agitadas por conta dos bebês, que a camomila é comprovadamente um remédio eficiente.

Chá de erva-cidreira

Outro nome bem comum é o chá de erva-cidreira. Ela reduz a ansiedade e facilita as noites para dormir, desde a Idade Média.

Em pesquisas, foi possível observar que este tipo de chá é uma excelente dica para dormir inclusive para pacientes com distúrbios crônicos de sono.

Chá de passiflora

A planta passiflora, assim como as anteriores, também diminuem a ansiedade e acalmam para o sono.

O chá da planta Passiflora é feito a partir das suas flores, folhas secas e do seu caule. Diz-se que se combinado a raiz de valeriana, pode ser um eficiente remédio contra a insônia.

Chá de raiz valeriana

Também muito usada como remédio natural contra dores de cabeça, nervosismo e insônia. Essa raiz é considerada um dos medicamentos fitoterápicos mais usados nos Estados Unidos e na Europa.

Historicamente, ela é usada desde a época da Segunda Guerra, em que reduziam os danos emocionais causados pelo estresse e medo dos ataques.

A raiz valeriana é uma dica para dormir que você pode tomar como um chá, mas também é vendida em cápsulas ou em remédio líquido.

Chá de lavanda

Além de ser uma erva aromática que acalma e ajuda em tratamentos a partir da aromaterapia, a lavanda também é eficiente contra a fadiga e alterações cardíacas.

Em pesquisas, comprovou-se que o uso da lavanda, em suas diferentes formas, seja para consumo por chá ou por infusão aromática, facilita e transforma as noites de sono para quem tem dificuldade de dormir.

Chá de magnólia

Ela é comumente usado na medicina chinesa. A magnólia, além dos benefícios sedativos para o relaxamento do corpo e contra a ansiedade, ela alivia desconfortos abdominais, estresse e até congestão nasal. Esse efeito é resultado do composto honokiol.

Dica para dormir: como fazer chá?

Você pode de maneira simples comprar essas ervas já prontas para o consumo em supermercados e lojas de produtos naturais. Ou então pode fazer em casa, a partir das folhas, flores e caules das ervas, e, assim como a forma pronta adicionar, água fervendo.

A temperatura do chá, mais quente, também traz mais uma sensação de conforto e de alívio, mas você também pode consumir ao esfriar o líquido.

Outras dicas para dormir melhor

Há outros fatores que vão te ajudar a atingir a paz e tranquilidade necessária para viver melhor, como a prática de exercícios físicos, cuidados com a saúde emocional e uma boa alimentação.

Porém, sabemos que a rotina muitas vezes atropela esse caminho e precisamos ir além. Precisamos de ferramentas que nos ajudem a tirar os problemas como a preocupação da frente, em especial, situações referentes a questões financeiras.

Aqui na Bidu indicamos que você considere ter um seguro de vida para trazer esse tipo de benefício. É com ele que você garante que financeiramente a sua família esteja amparada caso algum imprevisto mais sério aconteça.

O seguro de vida é a forma ideal para que você garanta que nenhuma motivação nesse sentido atrapalhe o seu sono. Além disso, ele pode ser utilizado para diferentes fins, e não só para casos de morte, como muitas pessoas generalizam esse produto.

São diferentes opções de cobertura que você poderá escolher, de acordo com o seu perfil e as suas necessidades. Faça uma cotação gratuita e conheça as principais opções de seguradora do mercado.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 16/02/2022

Deixe uma resposta