Skip to main content

O poder da aromaterapia para casa e para você

Por 5 de novembro de 2021Residencial e Lazer
aromaterapia para casa

Você sabe o que é aromaterapia? É um tratamento holístico que ajuda as pessoas, levando mais bem-estar em virtude de tratar enfermidades físicas e emocionais. Além disso, a aromaterapia para caca pode tornar seu lar mais agradável ao imprimir uma atmosfera relaxante nos espaços.

Isso tudo ocorre com a ajuda dos óleos essenciais usados na aromaterapia. Eles liberam nos ambientes perfumes capazes de provocar vários sentimentos, além de reações neurais para prevenir, amenizar e até mesmo curar uma dor ou doença.

Preparado para conhecer a aplicação da aromaterapia para casa e também para situações de enfermidades?

Cotação online de Seguro Residencial

A aromaterapia para casa

Cuidar da casa é essencial e o poder da aromaterapia para casa vem conquistando adeptos. Isso porque é um procedimento bem acessível e muito simples: só é preciso utilizar os óleos essenciais em um infusor, por exemplo. 

E de acordo com os óleos que são escolhidos, o clima da casa pode se tornar ainda mais equilibrado, positivo e harmonioso. Sem contar que com a ajuda da aromaterapia para casa é possível obter resultados específicos para atingir determinados objetivos como, por exemplo, estimular a concentração no ambiente de home office.

Mas para conquistar todos os efeitos esperados, é preciso contar com os aromas certos para cada cômodo da casa ou para cada intenção.

Ah, mais um detalhe: com a aromaterapia para casa é possível criar uma atmosfera personalizada. Sim, cada pessoa pode escolher uma fragrância própria, com a qual se identifica, e usá-la diariamente para que o lar tenha uma identidade, a marca do seu dono.

Aromas pela casa

Há algumas formas de imprimir aromas pela casa. É possível pingar o óleo puro em roupas de cama, utilizar difusores, borrifadores ou então usar velas aromáticas. Essas técnicas deixam o lar mais feliz e podem ser combinadas com aquelas dicas especiais para deixar a casa arrumada!

Os especialistas também indicam fazer pot-pourris, que são potes com várias ervas, flores, ervas, entre outras especiarias, para espalhar pelos espaços.

Mas, como já sabemos, uma etapa primordial é escolher a fragrância certa, sob medida para o objetivo da pessoa. Ela também deve ser adequada para o ambiente em que será usada. Por exemplo, nos quartos, que são lugares para relaxar, o aroma de rosas brancas é uma ótima opção.

Confira algumas dicas de aromas de acordo com os ambientes:

Sala de estar

Esta é uma área em que a alegria deve ser o fio condutor para maior integração e convivência da família e das visitas. Assim, os aromas mais indicados são os cítricos, como limão e tangerina. Mas se a proposta é tornar o espaço mais relaxante, camomila e lavanda são as mais indicadas opções.

Quarto

Além da rosa branca já mencionada, os quartos podem contar com o aroma de lavanda ou aloe vera para se transformarem em espaços relaxantes.  Para aquele clima romântico, a dica é rosa e sândalo.

Cozinha

Em um espaço como a cozinha que apresenta aromas diversos de comida, a dica é usar fragrâncias relacionadas a temperos ou alimentos como, por exemplo, laranja ou manjericão. Mas se a intenção é despertar o apetite da turma, canela e cardamomo caem bem.

Banheiro

Os aromas herbais, como menta e pinho, destacam-se nessas áreas, principalmente por contribuírem para deixá-las sempre perfumadas.  

Home office ou espaço de estudo

Nesses locais de home office, em que a criatividade e concentração são importantes, uma boa dica é o uso do aroma de limão e alecrim.

A aromaterapia para cura de enfermidades

Com a casa em ordem, é hora de usar a aromaterapia para cuidar da saúde! 

Para obter os benefícios desejados com foco em enfermidades, é importante saber aplicar a técnica da aromaterapia. Aliás, é um tratamento que também vem ganhando muitos adeptos e não é para menos. Estamos falando de um procedimento com poder de cura e que simplesmente utiliza o olfato como principal fonte para o bem-estar das pessoas. 

O tratamento mais indicado é sempre o personalizado. Ele conta com a atuação de um aromaterapeuta, profissional especializado na área, para criar as essências para as pessoas.

Mediante uma entrevista com o cliente, o especialista faz uma avaliação para detectar as necessidades de cada um.

Um procedimento rotineiro para identificar o órgão que precisa de alinhamento é fazer pressão nos pés do cliente. Assim é possível captar o nível de estresse e a área da vida da pessoa que vem acumulando negatividade.

A partir disso, o aromaterapeuta cria sinergias para que a pessoa faça a aplicação nos locais que desejar, inalando o aroma. Há também a possibilidade do cliente usar inalador pessoal caso não queira incomodar outras pessoas que estão no mesmo ambiente.

Quando o problema é de ordem emocional, o inalador é amplamente indicado. Ele permite que o aroma vá direto para o sistema límbico, a região do cérebro responsável pelas emoções e comportamentos sociais.

Óleos essenciais

O óleo essencial utilizado na aromaterapia é a chave principal do tratamento. Já o órgão da pessoa é a fechadura que abrirá a linha de tratamento do problema apresentado.

Dito isso, os óleos podem ser aplicados via inalação e também pela pele, com a realização de massagem e automassagem, em áreas eficientes como coluna e pés.

A quantidade de óleo essencial varia de acordo com o grau de infecção apresentado pelo órgão. Daí a importância de um profissional realizar o atendimento para que seja possível fazer a combinação na medida certa.

Diversidade de óleos essenciais

Como vimos, os óleos essenciais são a base para a aromaterapia para casa e também com foco em problemas físicos e emocionais.

Para a nossa alegria, há uma vasta diversidade de óleos no mercado e, claro, na natureza. 

Vamos conhecer alguns dos mais procurados:  

  • Capim limão: tem como alvo a hipertensão, mas pessoas com problema no fígado podem sentir náusea.
  • Lavanda: indicada para ambientes compartilhados e equilibra o sistema nervoso central, reduzindo o estresse.
  • Óleo de cipreste: os profissionais sugerem esse óleo para quem está passando por um período de perda relacionado ao luto, à perda de trabalho, de renda, separação etc.
  • Tea tree: usado no combate às bactérias. 

Principais benefícios da aromaterapia

Os profissionais da área são unânimes ao dizer que os benefícios da aromaterapia para casa e para a saúde física e mental são muitos e gigantes. Eles trazem as pessoas para perto das coisas que o dia a dia afasta, ajudando no controle da ansiedade e insônia, assim como combatendo a depressão e uma série de enfermidades físicas também.

Já pensou em experimentar a aromaterapia para casa e com foco na sua saúde?

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 05/11/2021

 

 

 

Deixe uma resposta