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Como vai o seu sono? A importância do sono para a qualidade de vida

Por 27 de janeiro de 2022Vida e Saúde
sono para a qualidade de vida

Quem busca qualidade de vida, foca em atitudes das mais simples às complexas, para trazer melhorias para o seu dia a dia. Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos já são velhos conhecidos. Mas você sabia que o sono também é um importante fator?

Poucas pessoas dão tanto valor a essas horas de descanso. Muito por conta do ritmo, diria que frenético e louco, no “bom português”, que vivemos, em que cada vez precisamos de mais e mais minutos e horas para dar conta de tudo.

Porém, saiba que para dar conta de tudo você também precisa ter atenção à sua qualidade de vida. Por isso, vamos entender neste artigo a importância do sono para a qualidade de vida, seja lá qual ritmo a sua vida for.

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O sono para a qualidade de vida

Você não sente sono por acaso e vamos provar isso. Dormir não é apenas o ato de deitar e respeitar o cansaço do corpo. Envolve outras funções que o nosso organismo exerce durante todo o processo, em diferentes fases, que vamos inclusive ver mais a frente.

Durante o sono, além de repor as suas energias, o seu corpo regula o seu metabolismo, promove a síntese de proteínas, a reparação dos tecidos e o crescimento muscular. Ações que são muito importantes para manter a sua mente e o seu corpo em equilíbrio e saudável.

Emocionalmente a falta de horas dormidas e o excesso de sono podem provocar variações no seu humor, estresse e irritabilidade. A sua disposição vai reduzir e a capacidade de raciocínio também.

Ou seja, você está evitando dormir as horas necessárias para essa recuperação essencial, para dar conta de mais atividades que você precisa estar acordado para exercer? Pois saiba que a sua troca não está sendo muito inteligente, pois a sua própria qualidade estará inferior do que você é capaz.

Sem contar que conviver socialmente com pessoas que estão sempre irritadas e desanimadas, não é muito interessante, não é mesmo? O sono para a qualidade de vida é essencial, tanto que é um hábito humano e precisamos exercer todos os dias. 

Quantas horas de sono preciso para ter qualidade de vida?

Você quer cronometrar no relógio e acompanhar melhor se está realizando as horas de sono necessárias para a qualidade de vida, de acordo com o seu perfil? Então aqui vão algumas indicações que os especialistas recomendam.

Em média, como é natural saber, nós, humanos, precisamos de oito horas de sono por dia, sem interrupções. De preferência em local tranquilo, escuro e fresco. Assim, você também mergulha nesse processo em um ambiente que promova ainda mais o seu bem-estar.

Porém, também precisamos considerar algumas variações de acordo com a sua idade, por exemplo, acompanhe:

Faixa etária Horas de sono necessárias diariamente
Bebês 12 a 16 horas
Crianças 9 a 13 horas
Adolescentes 8 a 10 horas
Adultos 7 a 8 horas

Bom, agora ficou um pouco mais claro essa evolução das necessidades de tempo de pausa do corpo com os benefícios que o sono traz para a qualidade de vida, que comentamos anteriormente, certo?

Vale destacar que esta não é uma tabela que precisa ser rígida a todos. Por isso, não temos como garantir que os efeitos serão sentidos em um determinado período de tempo. Isso porque cada um reage e evolui de uma forma.

Não temos também a pretensão neste artigo de ditar uma regra. A ideia é passar o conhecimento suficiente para que você comece a colocar em prática e experimentar de forma simples. Ou que você pelo menos se nutra de informações para buscar um especialista, para entender de forma personalizada o que faz sentido você aplicar na sua rotina.

Fases do sono para a qualidade de vida

Outro momento importante nesta busca pelo conhecimento do sono como parte da sua qualidade de vida, é observar que ao dormir você vai atravessar fases distintas. Cada uma delas contribui neste processo como um todo.

Aqui vamos entender mais no detalhe que não basta apenas você bater a meta de total de horas dormidas, mas sim a qualidade disso tudo também.

Antes, vale destacar que dicas preciosas como:

  • Ter um horário certo para ir deitar e para acordar;
  • Não utilizar aparelhos eletrônicos antes de dormir, pois isso agita a sua mente;
  • Sempre buscar um ambiente calmo e harmonioso para dormir.

Bom, vamos as fases:

  1. Primeira fase: você está adormecendo, ainda meio acordado ou meio dormindo. O seu cérebro ainda trabalha de maneira irregular, o seu corpo começa a relaxar e a respiração vai ficando mais lenta.
  2. Segunda fase: é quando o sono leve se inicia e o seu batimento cardíaco e a temperatura do seu corpo diminuem;
  3. Terceira fase: você entra em sono profundo e as ondas cerebrais reduzem;
  4. Quarta fase: aqui você está plenamente desacordado. Os benefícios que comentamos, como reparação dos tecidos e regeneração da sua energia, acontecem;
  5. Quinta fase: você começa a sonhar e o seu cérebro acelera novamente o funcionamento. Faz também um trabalho na sua memória, mantendo informações importantes que foram adquiridas no seu dia, bem armazenadas.

Depois de observar cada fase dessa, fica difícil não querer aplicar isso na prática e ter o sono como fator importante na qualidade da sua vida.

Vai aqui uma dica para quem já olha para essas fases e vê dificuldade para esse ato de relaxamento e de adormecimento. Procure técnicas de meditação e de respiração que podem auxiliá-lo a pegar no sono mais facilmente.

Qualidade de vida no sono: ter menos preocupações

A gente sabe que quando temos muitas coisas para resolver e problemas que fazem da nossa vida instável, fica difícil pensar em dormir e aproveitar todos esses benefícios. E, para resolver um pouco mais essa parte, a recomendação é que você se permita desfrutar de ferramentas que podem trazer essa contribuição para o seu dia a dia.

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Última atualização em 27/01/2022

 

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