Como fazer meditação para melhorar a qualidade de vida?

Por 12 de janeiro de 2021Vida e Saúde
meditação para qualidade de vida

A nossa rotina está cada vez mais exigente. Nos cobramos diariamente por sermos excelentes no trabalho, na vida pessoal e nas nossas relações. Diante de tudo isso buscamos ferramentas de escape que nos auxiliem.  Mas você já pensou em usar a meditação para qualidade de vida.

Ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos fazem a diferença. Mas muitas pessoas recorrem também a atividades para fortalecer a saúde mental, como a meditação.

Porém, entrar em contato com a meditação pode parecer algo distante. Por isso, resolvemos mostrar neste artigo como a meditação pode melhorar a sua qualidade de vida. Independente de quem ou como você é. 

O que é a meditação?

Antes de tudo, vale você entender na essência o que consiste a meditação. A meditação é uma técnica que atinge um estado de consciência de maior atenção e concentração ao momento presente. Portanto, algo totalmente diferente do seu estado para outras atividades do dia a dia. 

Com ela você trabalha, fundamentalmente, a sua respiração e a sua concentração. Organiza o seu pensamento para um profundo estado de autoconhecimento, em uma relação processual e contínua.

Nesta terapia é possível aliviar tensões, estresse e influências de diferentes níveis do seu sistema nervoso.

Em resumo, você desenvolve um estado de clareza e organização emocional e também mental. Ela é capaz de trazer diversos benefícios para a continuidade do seu dia, como vamos ver melhor a seguir.

Quais os benefícios da meditação?

Entre os benefícios da meditação para qualidade de vida, podemos destacar:

  • Redução do estresse;
  • Aprimoramento da sua consciência corporal e mental;
  • Desenvolvimento do autoconhecimento;
  • Melhora a respiração;
  • Ganhos significativos para a qualidade do seu sono;
  • Combate a sintomas de depressão e ansiedade;
  • Estímulos cognitivos;
  • Sensação de harmonia e tranquilidade;
  • Melhorias na produtividade diária;
  • Reforça os seus ganhos imunológicos; 
  • Estabiliza emoções, além de promover a empatia. 

Lembrando que esses e outros benefícios vão se mostrando aos poucos. Portanto, exigem dedicação e empenho de quem busca a meditação como ferramenta para a qualidade de vida

Não é como um remédio que você toma para aliviar algo de maneira imediata. Assim, é preciso ter paciência. Lentamente, cada um desses itens, e até mesmo outros, começam a fazer a diferença no seu corpo e na sua rotina. 

Quais são os tipos de meditação?

Há diferentes tipos de meditação para você seguir. Isso é interessante pois você pode testar esses formatos. Aí então pode encontrar algo que encaixe melhor na sua expectativa e na sua maneira de praticar.

O mais importante é manter uma rotina com essa técnica. Assim, os benefícios podem se apresentar e gerar os resultados buscados. 

Entre as principais formas de meditar para melhorar a qualidade de vida, temos:

Meditação Plena Atenção ou Mindfulness

Nesta técnica, você fica atento apenas ao momento presente. Exclui qualquer pensamento referente ao passado ou ao futuro, que possa interferir ou gerar interpretações e angústias. 

Com ela, você alivia o estresse rapidamente. Reduz a agitação provocada pela sua mente e pelos seus pensamentos.

Meditação concentrada

Consiste em manter o seu foco em apenas um único objeto. Assim, desenvolve a sua concentração e o controle da sua mente.

Meditação reflexiva

Aqui você vai desenvolver o seu autoconhecimento e a sua relação, de corpo e mente, para determinado acontecimento.

Ou seja, você se concentra em algo específico que tenha vivenciado. Assim, passa a agir com os seus pensamentos apenas nesse tema, trabalhando a sua atenção, concentração e capacidade resolutiva.

Meditação Criativa

Para controlar o estresse e desenvolver a sua criatividade. Como o próprio nome sugere, essa meditação propõe alimentar a sua mente com a imaginação e a visualização de ideias, soluções e recursos. Isso auxilia a trabalhar os seus estímulos.

Yoga

Não poderíamos deixar de lado a prática do Yoga. Além de trazer inúmeros benefícios para o seu corpo, melhora a qualidade de vida com a meditação durante a atividade.

Como começar a meditar?

Assim como qualquer prática nova na nossa rotina, a meditação requer disciplina e dedicação. Mas, primeiro de tudo, focar no objetivo pelo qual você está escolhendo ser acolhido por essa atividade. 

A meditação é um propulsor para a sua qualidade de vida receber ganhos significativos a curto, médio e longo prazo. Então, quando perceber, já estará entendendo não só os benefícios como a importância de recorrer à prática quase que diariamente. 

De qualquer forma, temos algumas dicas que podem ajudá-lo a começar:

  • Escolha um local tranquilo e sem interrupções externas que tirem a sua atenção;
  • Silêncio também é muito importante;
  • Entenda qual a sua posição mais confortável. Não ache que a tradicional postura meditativa será a sua também. Você pode meditar sentado no chão, em uma cadeira ou até deitado. Respeite o que o seu corpo está orientando nesse momento;
  • Respire. A respiração é o centro da atividade. Ela pode ser elaborada de diferentes formas. Encontre a que mais conecta você e o seu corpo com o estado meditativo.

Meditação para qualidade de vida

Agora você entendeu que a meditação, além de melhorar a qualidade de vida com diversos benefícios, é também uma prática para todo mundo. Lembre-se que essa ferramenta irá movimentar a sua vida positivamente. Mas é preciso ter em mente que não é só isso que mostrará os resultados.

Ou seja, você precisa também fazer um movimento otimista dentro de todos os campos da sua vida. Assim, consegue recolher com mais propriedade essa construção. Evita estresses desnecessários em outras correntes que a vida traz.

Por isso, entenda quais outros campos da sua vida merecem atenção para que você desprenda menos energia em relação a elas. 

Nos últimos tempos, por exemplo, vivemos uma situação de pandemia que deixou o mundo preocupado com o futuro e com a saúde das pessoas. Se esse é um gatilho que aumenta o seu nível de estresse e preocupação, tente recorrer a recursos que o auxiliam a trazer mais tranquilidade

Como exemplo está dedicar um tempo para olhar para a sua saúde, com um check-up médico, um bom plano de saúde. Ou quem sabe investir em um seguro de vida, que poderá amparar os seus entes queridos em decorrência de um acontecimento inesperado, e por aí vai.

O mais importante é ter consciência do que significa ter e trazer mais qualidade de vida a você. Olhar para si e proporcionar momentos de quietude, autoconhecimento, proteção e satisfação.

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Última atualização em 12/01/2021






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