Sempre estamos buscando as melhores formas de nos proteger e resguardar nossos bens e pessoas que nos rodeiam. E, em relação a imóveis, o seguro residencial é, sem dúvidas, a sua melhor opção no quesito proteção.
Mas, uma das principais dúvidas de quem tem uma apólice dessas é: como receber a indenização do seguro residencial?
Pensando em esclarecer para você essa questão e trazer informações relevantes para que você possa utilizar da melhor maneira possível o seu seguro residencial, preparamos este artigo. Você vai encontrar esclarecimentos, dicas e até uma forma simples e rápida para você contratar o seu seguro, caso ainda não tenha.
Cotação online de Seguro Residencial
Seguro Residencial: o que é a indenização?
Primeiro, vale lembrar que o conceito do seguro residencial é que ele é um produto que visa proteger o seu lar contra incidentes que possam acontecer.
A indenização do seu seguro residencial é o valor que você receberá da seguradora em caso de algum sinistro. Ou seja, em caso de algum acontecimento que esteja coberto na contratação da sua apólice.
O valor restituído é destinado para que você possa repor os prejuízos e reconstruir os danos ao estado que estava antes do ocorrido.
E, por isso, é tão importante que você tenha atenção na hora de contratar o seu seguro residencial. Você só receberá a indenização pelas suas perdas que estão registradas como cobertura contratada.
Quais são as coberturas para receber a indenização do Seguro Residencial?
Estamos falando em como receber do seu seguro residencial a relevância de você fazer uma apólice completa, que atenda as suas possíveis necessidades. Portanto, vale reforçarmos as principais coberturas disponíveis para você customizar o seu seguro residencial:
Cobertura contra incêndio, quedas de raio e explosão
Essa é a cobertura básica de todo seguro contratado e protege a sua residência contra esses ocorridos.
Roubo e furto
Talvez uma das mais procuradas, em virtude da nossa insegurança constante. A cobertura contra roubo e furto irá proteger os seus bens.
Acidentes pessoais
A indenização prevê o ressarcimento em caso de acidentes domésticos com um membro da família ou profissionais que prestem serviços domésticos.
Assistência doméstica
Você pode ter um profissional capacitado e de confiança usando o seu seguro residencial para realizar algumas atividades, como:
- Chaveiro;
- Desentupidor de tubulações;
- Pias e vasos;
- Reparos hidráulicos;
- Segurança e vigilância;
- Conserto de equipamentos elétricos e eletrônicos.
Problemas elétricos
A seguradora poderá ser acionada para casos de pane no sistema elétrico que cause estragos em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, além de reparos no sistema danificado.
Vendaval, granizo, tornado ou furacão
Reparação e indenização no caso de acontecimentos de fenômenos naturais que causem prejuízos e danos à residência.
Outros itens
Você também pode proteger os seus bens do escritório, ideal para quem hoje pratica o famoso home office, conserto de vidros e espelhos, e check-up de toda rede elétrica, hidráulica, entre outros.
Qual valor receber a indenização do seguro residencial?
Cada uma das suas coberturas contratadas terão um valor de indenização especificado no contrato. E isso não segue uma regra definida. Vai depender das condições do seu imóvel e dos seus bens, e também daquilo que está protegido.
Para que nada fique de fora é importante que você avalie junto a seguradora sobre esta questão. Invista um tempo para organizar o seu inventário, que é uma lista dos seus bens que serão contemplados na cobertura em questão.
Agora, na prática, o seguro residencial funciona da seguinte forma. Se você contratar um seguro com proteção de bens de até 15 mil reais, e você sofrer um prejuízo de 20 mil reais, você vai receber da seguradora o valor de R$ 15.000, e não o total.
E, vale lembrar, que ao ocorrer um sinistro, você deverá acionar a seguradora, que fará uma avaliação da situação . Caso constate que os danos estão dentro do modelo de cobertura contratada, você vai receber a indenização do seguro residencial.
Dicas importantes para receber a indenização do Seguro Residencial
Agora que você já entendeu tudo que você precisa saber para receber a indenização do seguro residencial, vamos para algumas dicas para que você aproveite ao máximo essa ferramenta e os seus direitos:
- Estude o seu contrato: saiba como acionar o seu seguro, os prazos de vigência das coberturas e todos os valores que poderá receber;
- Tenha sempre em mãos o contato da seguradora para que você possa acioná-la em cada necessidade, sem perder tempo;
- Um seguro residencial completo não é sempre aquele que tem todas as coberturas contratadas. Talvez não seja relevante para você um ou outro item disponível de cobertura. Entenda as suas necessidades e faça uma apólice que realmente atenda o que você precisa proteger, dentro das suas possibilidades financeiras;
- Mantenha as suas informações atualizadas. Isso facilita na hora de receber do seguro residencial a sua indenização e também evita contestações no momento em que mais precisa;
- Não atrase ou deixe de pagar o valor do prêmio do seu seguro residencial. Só com essas importâncias em dia com a seguradora, que você garante o funcionamento da sua apólice.
Dica de ouro: faça uma cotação on-line, rápida e segura, com as principais opções de empresas do mercado antes de contratar o seu seguro residencial. Aqui na Bidu nós oferecemos esse serviço e em poucos cliques você tem acesso a essas informações.
Em breve, toda a sua casa e as pessoas que convivem com você, poderão estar protegidas.
Cotação online de Seguro Residencial
Última atualização em 27/05/2022