Skip to main content

Mexer no celular carregando é seguro? Entenda de uma vez!

Por 31 de maio de 2022Residencial e Lazer
mexer no celular carregando

O aparelho de telefone celular se tornou um item indispensável nas nossas vidas. Fazemos tudo, ou quase tudo, com alguns toques na tela, como pedir comida, supermercado ou um carro de transporte, e até mesmo contratar serviços, como o de seguro para o próprio celular.

E todo esse dinamismo e necessidade de estar sempre conectado ao aparelho pode acontecer inclusive quando ele precisa recarregar a bateria, depois de um dia de muito uso.

Mas essa questão levanta uma dúvida muito comum, cheia de mitos e verdades populares envolvidas: mexer no celular carregando é seguro?

Neste artigo vamos apresentar as principais informações que você precisa para usar o seu smartphone com segurança e sem risco para você e o seu aparelho.

Cotação online de Seguro para Celular

Posso mexer no celular carregando?

Aparelhos de telefone celular não são tão frágeis a ponto de explodir ou de dar choque por qualquer motivo. A tecnologia e o avanço no desenvolvimento desses dispositivos, também consideram as formas como necessitamos e usamos esse item.

Porém, claro, como tudo, há sim regras e indicações de bom uso, sem causar danos precoces ou até prejuízos. Afinal, hoje um smartphone também é um investimento financeiro, e você quer ter cuidado e zelo por esse bem.

O que se sabe que muito do que dizem sobre boas práticas de uso da bateria ainda é mito, mas há também algumas verdades, acompanhe:

Mexer no celular carregando

Não há um risco iminente em mexer no celular enquanto ele carrega. Principalmente, se estiver fazendo uso de um cabo e um carregador original, ou seja, o que veio junto do aparelho, da fábrica, ou de uma marca que seja não só compatível com o seu smartphone, como também de boa qualidade.

O que pode acontecer com o celular, se você mexer durante a recarga, é que esse processo será mais lento. Isso porque o dispositivo vai estar sendo utilizado e não em repouso, e o equipamento poderá esquentar.

Esse aquecimento não é exclusivo dos telefones celulares. Os videogames, por exemplo, também ficam mais aquecidos após um longo período de uso, já percebeu?

Há determinados aparelhos que travam o uso em caso de aquecimento excessivo do equipamento, como medida de segurança, e só desbloqueiam após o resfriamento. Mas, esse processo, não acontece somente quando o celular está carregando, pode acontecer também em uma exposição excessiva ao sol.

Ou seja, não é tão indicado você ficar mexendo intensamente no aparelho enquanto ele carrega, por conta do risco que listamos. Porém, se for imprescindível e necessário, e o carregamento for feito de forma adequada, com os itens corretos, não há com que se preocupar.

A bateria vicia se carregar muito

Como comentamos aqui, os aparelhos de celular estão cada dia melhores em relação a tecnologia e uso de materiais em sua composição. Dispositivos mais recentes tem a bateria feita de íons de lítio, antes eram de níquel-cádmio, o que significa que o aparelho não ficará viciado se você carregar muito.

Porém, se você associar o que falamos sobre mexer no celular carregando e a segurança a respeito disso, provavelmente você não poderá ou deverá carregá-lo o tempo todo, somente com moderação.

Vale lembrar que se o desempenho do seu celular está reduzindo e é inferior do que quando você comprou. Porém, isso não significa que a bateria está viciada. É apenas uma questão da capacidade do aparelho ao longo do tempo.

Preciso descarregar o celular completamente para fazer a recarga

Mito! Você pode carregar o seu celular com segurança em qualquer momento de tempo de duração da bateria, seja ela 90% ou 0%.

Inclusive, a grande maioria dos fabricantes de smartphones indicam que o aparelho deve ter sempre entre 80% e até 20% da bateria, o que quer dizer que não é recomendado deixar chegar a 0%.

Aplicativo em segundo plano gastam bateria

Verdade! Os aplicativos que não estão em uso, mas ficam abertos no dispositivo, fazem consumo tanto da bateria quanto dos dados móveis e wi-fi.

Ao carregar e até quando não estiver mexendo no celular, tente deixar os aplicativos fechados e você terá um rendimento ainda melhor do seu aparelho.

Deixar o celular carregando a noite toda é seguro

Mais uma vez a tecnologia está favorecendo e não tem problema deixar o celular carregando enquanto você dorme. Afinal, é muito mais prático acordar com ele com 100% da bateria, não é mesmo?

Porém, vale uma recomendação de que não é interessante você ter um dispositivo conectado na tomada muitas horas, e sem necessidade. Isso porque há também o consumo da energia elétrica nesse processo.

Na prática, há smartphones que, a partir de inteligência artificial, identificam os seus hábitos e até programam a recarga para finalizar próximo ao horário que você costuma começar a utilizar o aparelho.

O que é ainda mais seguro para o meu celular?

Agora você entendeu as principais boas práticas de uso e de que mexer no celular carregando é seguro. Porém, há também uma outra forma de proteger o seu aparelho de celular contra danos físicos, como tela quebrada, e elétricos, e roubo e furto, que é o seguro para celular.

Se você nunca ouviu falar, acredite, o seu dispositivo poderá ganhar vários benefícios e uma vida útil ainda maior com essa proteção.

Para contratar, aqui na Bidu oferecemos uma cotação on-line, confiável e gratuita, para que você possa avaliar as diferentes opções do mercado, e escolher aquela que melhor atenda às suas necessidades e a sua realidade financeira. Tudo isso pode ser feito no seu próprio celular.

Lembre-se que hoje em dia o nosso celular abriga as nossas principais informações, fotos pessoais e muitos outros recursos pessoais, e é muito importante manter tudo isso em segurança. Considere esse investimento e tenha mais tranquilidade.

Cotação online de Seguro para Celular

Última atualização em 31/05/2022

 

Deixe uma resposta