Skip to main content

Como resolver goteiras?

Por 6 de fevereiro de 2023Residencial e Lazer
foto de chuva no telhado para texto sobre cuidados com a casa na chuva

Com as chuvas que caem o ano inteiro, mas que ganham força no verão brasileiro, muitas casas sofrem consequências como, por exemplo, o surgimento de goteiras nos mais diversos ambientes. Como é possível resolver esse problema? Será que o seguro residencial pode ajudar na missão de eliminar os casos de goteiras no teto e mesmo os problemas no telhado? Vamos ver aqui como resolver goteira com agilidade.

Cotação online de Seguro Residencial

Seguro residencial X goteiras

Para quem não sabe, a boa notícia é que o seguro residencial contribui, sim, para os danos sofridos pelo imóvel em virtude de vendavais.

Aliás, trata-se de uma das formas mais econômicas para se proteger contra esses possíveis danos, já que entre as várias coberturas oferecidas pelo produto há uma dedicada a esta questão.

Estamos falando da cobertura de vendaval no seguro residencial. Além de cobrir os danos causados aos imóveis em virtude de ventos fortes, também indeniza o segurado em casos de temporais e chuva de granizo, com especial atenção aos danos que podem ser causados nos telhados.

Esta cobertura está entre as chamadas “coberturas adicionais”, ou seja, aquelas que podem ser incluídas na contratação do seguro residencial junto com a cobertura básica do produto.

O valor máximo da indenização para esse fim é de acordo com a necessidade de cada tipo de imóvel. Por isso, é sempre indicado analisar os riscos da propriedade para contar com uma cobertura que atenda à necessidade – e que, portanto, não seja insuficiente para cobrir os possíveis danos.

Como resolver goteira no telhado

Não há como negar: as goteiras causam um transtorno danado dentro de casa, oferecendo perigo até mesmo para a estrutura do imóvel.

Por isso, é importante agir rapidamente quando perceber que o telhado está com infiltrações, mesmo diante de situações que não aparentam ser graves.

Mas se a sua pergunta é: como resolver goteiras? A gente reúne aqui algumas informações para auxiliar nos cuidados com esse assunto e assim zerar o problema.

Para início de papo, é bom lembrar que o telhado é a primeira barreira para a água da chuva. Por isso, é comum que ocorram falhas que acabam facilitando e permitindo a infiltração da água.

Mas há algumas causas principais que levam aos vazamentos e goteiras no telhado. É sobre elas que vamos tratar a seguir para que seja possível estar atento a certos tipos de situações e/ou problemas que têm sim solução.

Telhado com pouca inclinação

Se você quer saber como resolver goteira, fique atento à inclinação do telhado. Todo tipo de telhado tem uma inclinação que, em princípio, deve ser adequada para que o escoamento da água da chuva aconteça da forma mais adequada e correta. Mas, muitas vezes, essa inclinação ideal não é contemplada no momento da construção do imóvel, deixando o telhado com pouca inclinação ou, como também é comum dizer, com pouca caída.

Por isso, a água das chuvas não tem um caminho fácil para escorrer e assim acaba retornando por entre as telhas, resultando nas indesejáveis goteiras.

Em casos assim, é preciso mexer na estrutura do telhado, garantindo que a inclinação fique correta e coloque fim às goteiras.

Tipos de telhados (materiais)

Outra situação enfrentada por muitas casas que apresentam goteiras diz respeito ao tipo de telhado. Sim, há telhados com resistência menor à água por causa do material das telhas que, assim, ficam encharcadas após vários dias de chuva e não retém a água do lado de fora.

Para evitar tal situação, vale escolher telhas adequadas às condições do ambiente, levando em conta, por exemplo, a quantidade de chuvas, vento, entre outras intempéries que possam ocorrer na região.

Telhas mal posicionadas e quebradas

Trata-se de uma situação comum, já que com a ação dos ventos ou então com as chuvas muito fortes certos danos podem ser causados no telhado como, por exemplo, quebras de telhas ou deslocamentos das mesmas.

Fazer uma inspeção no telhado de tempos em tempos – e com o “auxílio” do seguro residencial –, pode resolver essa situação e, consequentemente, solucionar as goteiras da casa.

Curiosidade: vendaval e granizo pelo Brasil

Você sabia que há regiões no Brasil em que os vendavais e quedas de granizo são relativamente comuns? Sim, no sul do país, por exemplo, é uma situação que ocorre com mais frequência, deixando os moradores sempre em estado de alerta.

Mas, como todos que vivem por aqui sabem, as chuvas e temporais que acontecem em toda parte do Brasil ganham força durante os primeiros meses do ano, na época do verão.

Por isso, vale analisar a contratação da cobertura adicional (vendaval) que o seguro residencial oferece para que os transtornos causados pelas chuvas e vendavais não pesem no bolso. E, mais importante, que essa cobertura cuide do imóvel e de seus moradores.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 06/02/2023

 

Deixe uma resposta