Skip to main content

Como proteger a casa das chuvas de verão?

Por 17 de janeiro de 2023Residencial e Lazer
foto de chuva no telhado para texto sobre cuidados com a casa na chuva

É verdade que a temperatura em várias regiões do Brasil vem surpreendendo com mudança de rota mas, oficialmente, estamos no verão, época de férias e também das chuvas. É importante sim estar preparado para proteger a casa das chuvas desta temporada para que os prejuízos sejam evitados – e podem ser inúmeros!

Afinal, o verão é marcado pelo maior volume de chuvas e temporais que muitas vezes resultam em alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e consequente danos aos imóveis.

Para que você possa passar por esta estação aproveitando o melhor dela – e não correndo atrás de prejuízos – reunimos algumas ações que podem ser colocadas em prática para assegurar a integridade da sua casa e, claro, de todos que fazem parte dela.

Cotação online de Seguro Residencial

Dicas para proteger a casa das chuvas

1 – Sempre fechar as janelas ao sair de casa – mesmo em dias de sol

Manter as janelas de casa fechadas quando não há ninguém no imóvel é regra básica para evitar surpresas desagradáveis – e a dica vale para todos os dias, incluindo aqueles que não têm “cara de chuva”. Pelo sim, pelo não, vale fechar todas as janelas, mesmo que a saída seja rápida. Isso porque basta uma chuvinha rápida para molhar os espaços e objetos, danificando várias coisas, principalmente pisos de madeira ou carpete.

2 – Aparelhos na tomada durante tempestades? Nunca!

De acordo com o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o nosso País é o de maior incidência de raios no mundo. Sabendo disto, nem há o que pensar: sempre tire os aparelhos eletrônicos das tomadas durante as tempestades com raios. Diante de descargas elétricas os aparelhos se tornam alvos fáceis e podem acabar queimados.

3 – Já programou a limpeza de ralos e calhas?

Quem mora em apartamento está livre desta, já quem mora em casa…Para não ter problema com o escoamento das água das chuvas, é importante limpar a sujeira de folhas e outros detritos que podem entupir calhas e ralos – o que pode provocar o desvio da água e ela ir parar, por exemplo, dentro da sua cozinha.

4 – Telhas quebradas, goteiras à vista

Outra dica válida só para quem mora em casa – e não em apartamento: verificar pelo menos duas vezes ao ano se há telhas quebradas ou pontos de vazamento no telhado. Aliás, faça uma inspeção antes da época de temporais, assim é possível trocar as telhas quebradas para proteger a casa das chuvas.

5 – Impermeabilizar as paredes? Sim!

Uma boa impermeabilização de paredes é a garantia de proteção contra a passagem de umidade, evitando assim a realização de obras para a remoção de uma contaminação por mofo, por exemplo.

6 – Distanciamento mobiliário X paredes

Pois é, trata-se de um cuidado que pode passar despercebido por muitas pessoas, mas para ajudar a proteger a casa da umidade em época de chuva vale distanciar os móveis das paredes, mantendo apenas 5 cm. É uma distância pequena, mas assim há menos chances de os móveis serem danificados pela umidade.

Seguro residencial: aliado em toda estação

É verdade que o seguro residencial é uma “mão na roda” em toda e qualquer estação do ano. Mas já que o papo é sobre os problemas que a temporada de chuvas pode trazer para a sua casa, é válido conhecer os benefícios que esse produto oferece, principalmente quando a prevenção não é feita e os estragos chegam.

São várias coberturas à disposição como, por exemplo, contra danos por desmoronamento, vendaval e granizo, danos elétricos decorrentes de queda de raio, quebra de vidros, espelhos, mármores e granitos etc.

O seguro residencial ainda oferece assistências que incluem os mais diversos serviços – aqueles que fazem toda a diferença na manutenção periódica da casa como serviços de hidráulica e eletricista, inspeção domiciliar com limpeza de calhas, ralos e sifões etc.

Aproveita esta oportunidade para saber quanto custa um seguro residencial. Aqui, na Bidu, é possível fazer a cotação e obter mais detalhes de um jeito simples e descomplicado.

 

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 17/01/2022

Deixe uma resposta