Skip to main content

6 maneiras de refrescar a casa no verão

Por 23 de dezembro de 2021Residencial e Lazer
refrescar a casa

A estação do ano favorita da maioria dos brasileiros é, sem dúvidas, o verão. Esse clima traz muita alegria e vontade de curtir a vida. Porém, também traz muito calor, e em algumas regiões essa temperatura é ainda mais intensa. 

Nessa época é comum buscarmos alternativas para refrescar a casa no verão. Afinal, viver apenas com o ar-condicionado ligado o dia todo, vai impactar bastante o seu planejamento financeiro, com um aumento na conta de luz.

Então, se você é uma dessas pessoas que precisa de dicas para sobreviver a essas altas temperaturas, sem sair de casa, acompanhe este artigo.

Cotação online de Seguro Residencial

Refresque a casa no verão

Não é só com ar-condicionado que é possível refrescar a casa no verão. Há outras alternativas e vamos provar isso, acompanhe as dicas:   

Apague as luzes

Além de ajudar a economizar energia, aproveite a claridade dos dias de verão para apagar as luzes de casa, e também esquentar menos o ambiente. Lembre-se que as lâmpadas liberam ainda mais calor. Se possível, aproveite para trocá-las por lâmpadas tipo LED que vai ajudar ainda mais no processo de refrescar a casa. 

Espalhe bacias com água pela casa

As bacias com água vão ajudar bastante a você a refrescar a casa no verão. Isso se deve ao processo de evaporação da água que umidifica o ar e deixa os ambientes mais arejados.

Essa técnica também é muito boa em regiões onde o clima é extremamente seco, ou seja, pouco úmido, seja em qualquer estação. Para quem tem problemas alérgicos respiratórios, isso funciona quase como um complemento da medicação e do tratamento. 

Se você achar feio espalhar um monte de bacias pela casa, não tem problema. Basta comprar aquelas fontes decorativas, que são vendidas de diferentes tamanhos e proporções e cumprem bem esse papel da bacia.  

Um cuidado que você deve ter aqui, e que as fontes ajudam a resolver, é a questão da água parada. Deve haver um cuidado pois ela ajuda na proliferação de mosquitos, até mesmo daqueles que trazem doenças graves aos humanos, como o mosquito da dengue e chikungunya. Se você ainda optar pela bacia, não deixe de movimentar esse líquido e trocar frequentemente a água desse recipiente.   

Ventiladores e ar-condicionado 

Ar-condicionado é um clássico e todo mundo adora aquele ar geladinho que ele traz. Porém, entenda que os ventiladores também podem ser grandes aliados na hora de refrescar a casa. Eles promovem uma circulação do ar mais natural, apesar de manter a temperatura do ambiente a mesma, ao contrário do ar-condicionado.

A dica aqui é tentar equilibrar, até mesmo para você não deixar a sua conta de luz tão cara. Isso porque o ar-condicionado consome muito mais do que os ventiladores tradicionais. 

Além disso, você pode juntar a técnica da bacia com água com o ventilador, adicionando gelo nessa água, e movendo o vento para a sua direção. A temperatura do ambiente não vai mudar muito, mas, pelo menos, um ar mais refrescante vai direto para você. 

Bom, por fim, não podemos deixar de comentar sobre o ar-condicionado, um equipamento que é fundamental, em especial em regiões quentes como no Nordeste e no Sudeste do país. Há opções que oferecem mais economia e menos consumo de energia. Se for possível, opte por versões mais novas de aparelhos de ar-condicionado, e ajude também o meio ambiente.

Reforme a sua casa

Claro que essa não é uma opção possível para todas as pessoas. Porém, precisamos colocar aqui que uma boa reforma que valorize melhor os cômodos em iluminação natural e na circulação do ar, é uma excelente solução para refrescar a casa.

Para quem tem espaços ao ar livre, como quintal ou ambientes para churrasqueiras, medidas mais simples, como trocar a cobertura ou as telhas do telhado, por opções mais frescas, vai ajudar muito. 

Formar jardins que tragam sombra e muita natureza vai alegrar a casa e facilitar também. Por fim, uma dica simples é apenas pintar as paredes com cores claras, que absorvem menos calor, assim como acontece com as nossas roupas.

Jardins, plantas e muita natureza

Falamos agora sobre construir jardins. Porém, você, que mora em apartamento ou em uma casa mais simples, sem quintal, optar por construir jardins urbanos ou só colocar muitas plantas na casa, já vai ajudar a refrescar a casa no verão e em todas as estações.    

Climatizador

Por fim, um equipamento que não costuma ter muito nas nossas casas é o climatizador. Ele funciona como um ventilador que já tem um reservatório de água, que você deve reabastecer com uma determinada frequência. Ele joga tanto o ar quanto as gotículas de água no ambiente, refrescando o local. 

O consumo deste aparelho pode até nos fazer imaginar que é algo mais caro e fora de um padrão comum. Porém, é o contrário, ou seja, tem baixo consumo elétrico.

Isso não quer dizer que ele vá resolver e substituir um ventilador ou um ar-condicionado. Sua capacidade costuma ser recomendada para ambientes menores e para locais secos, com umidade igual ou inferior a 70%. . 

Outra maneira de cuidar e proteger a sua casa

Uma outra forma de você cuidar da sua casa é com um bom seguro residencial. Esse produto cresceu muito em buscas e contratações durante a pandemia, quando fomos obrigados a nos recolher por mais tempo nos nossos lares. 

Ele traz recursos e coberturas diferentes para você fazer reparos do dia a dia, como consertar o seu ar-condicionado com um técnico de confiança, ou para apoiar em determinados aspectos da reforma da sua casa. Além disso,  você estará protegido para fins mais comuns como roubo e furto, e até incêndios

Um bom seguro residencial você encontra e contrata facilmente aqui na Bidu. Com uma cotação on-line gratuita, em poucos cliques o seu seguro residencial estará disponível para utilização.

E, não se preocupe, você pode deixar a sua apólice personalizada com exatamente aquilo que você entende que é significativo para você e para a sua família. 

Mais do que buscar alternativas para refrescar a sua casa no verão, você precisa investir em qualidade de vida, e isso passa por um lar protegido e tranquilo. 

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 23/12/2021

 

 

Deixe uma resposta