Skip to main content

O meu seguro residencial tem cobertura para vendaval?

Por 25 de novembro de 2022Residencial e Lazer
comprar casa sem entrada

O seguro residencial é uma ferramenta comprovada para quem quer proteger o seu patrimônio, e evitar dores de cabeça e prejuízos.

Com essa apólice você pode acionar a seguradora a partir de imprevistos que possam acontecer, solicitando reparo do que foi danificado ou indenização para cobrir as despesas.

São muitas as coberturas disponíveis para que você possa personalizar o seu seguro residencial de acordo com as suas necessidades.

Neste artigo vamos entender melhor como funciona a cobertura para vendaval do seguro residencial, acompanhe.

Cotação online de Seguro Residencial

O que é a cobertura para vendaval do seguro residencial?

A cobertura para vendaval é uma modalidade adicional, ou seja, você contrata a parte da cobertura básica, que é referente a danos por incêndios, explosões e quedas de raio. 

Toda apólice possui essa cobertura básica e você seleciona outras proteções, como a de vendavais, assistência 24 horas, roubo e furto, por exemplo.

As seguradoras costumam cobrir prejuízos causados por ventanias com velocidade acima de 54 km/h, pois assim se configura um vendaval. É necessário que um órgão competente divulgue o acontecimento de forma pública, como o Instituto Nacional Meteorologia (INMET).

Isso significa que não é apenas a partir do relato do segurado a respeito da intensidade dos ventos que irá garantir a liberação da indenização da cobertura para vendaval. Você precisa ter o laudo registrado por esses órgãos que comentamos.

Além disso, os danos ao imóvel precisam estar diretamente ligados ao vendaval. Qualquer outro dano precisará ser relacionado a outra cobertura contratada.

Nessa cobertura também está contemplado prejuízos com tornados e outros fenômenos da natureza similares, como ciclone e furacão, que são incomuns aqui no Brasil.

Inclusive, em geral, essa cobertura adicional recebe o nome de “cobertura contra vendaval e tornado”. 

Por que ter a cobertura para vendaval no Brasil?

Em diversas regiões do país, como a Sul e a Sudeste, é comum ter épocas do ano com muita chuva e vendavais intensos. Isso acontece, em especial, em regiões serranas e é comum vermos notícias tristes a respeito do resultado desses acontecimentos.

O seguro residencial pode ser o apoio ideal para que você tenha minimamente a segurança de que o seu patrimônio estará protegido, nessas situações com a cobertura para vendaval.

Como acionar o seguro residencial contra os danos do vendaval?

Da mesma forma que você aciona a seguradora por outros sinistros, por isso é tão importante você ter em mãos os contatos, como telefone, e-mail, site e chat, para registrar o quanto antes a sua queixa e pedir o reembolso ou ação necessária.

No caso de ocorrências por vendaval, em resumo, você precisará:

  • Comprovação da apólice e da propriedade do imóvel, juntamente com o inventário registrado no contrato;
  • Relato sobre a ocorrência do sinistro, com data, hora e as circunstância do ocorrido;
  • Laudo Meteorológico, como já destacamos acima;
  • Relação de todos os danos sofridos pelo imóvel e os seus bens, por motivos do vendaval;
  • Orçamento prévio dos prejuízos e custo total para reparo e reposição do que foi danificado.

Parece muita coisa, mas não se preocupe, na dúvida, a sua seguradora vai ajudá-lo a entender o que você precisa reunir para tornar esse processo mais ágil.

Como contratar um seguro residencial com cobertura para vendaval?

Na Bidu oferecemos uma cotação on-line e gratuita com as principais seguradoras do mercado, que disponibilizam em seu portfólio a opção de cobertura para vendaval.

Não apenas com essa cobertura adicional, mas com muitas outras que podem ser muito necessárias para o seu perfil como consumidor.

Em poucos cliques, o seu imóvel e os seus bens estarão protegidos, e você e a sua família com um problema a menos para se preocupar.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 25/11/2022

 

Deixe uma resposta