Skip to main content

Seguro residencial pode ajudar na poda de árvore?

Por 13 de junho de 2024julho 5th, 2024Residencial e Lazer
poda de árvore no seguro residencial

Ter um belo jardim, principalmente quando há mais espaço, é um recurso que agrada pelo visual e pelas energias que só a natureza é capaz de transmitir.

Mas, cá entre nós, cuidar de jardins requer sim atenção e tempo. Será que existe cobertura para poda de árvore no seguro residencial?

Cotação online de Seguro Residencial

A poda de árvore no seguro residencial

O seguro residencial cobre danos ao jardim. Mas para ter acesso a tal cobertura em específico, que inclui proteção de árvores, floreiras e arbustos, é preciso fazer a contratação da denominada cobertura adicional.

Assim, no momento em que ocorre a negociação do seguro residencial, é preciso incluir essa proteção que, aliás, apresenta diferenças de acordo com a seguradora contratada. 

A cobertura mais adequada para cada jardim

Apesar de grande parte das seguradoras ter no portfólio a cobertura adicional comumente chamada de danos ao jardim, é importante estar atento pois há diferenças entre elas. Ou seja, a mesma cobertura pode apresentar possibilidades diferentes já que as seguradoras podem aplicar diferentes regras.

Portanto, a poda de árvore no seguro residencial, assim como outras necessidades que ocorrem no jardim, deve ser questionada para que seja possível saber se o seguro poderá ser acionado.

Há empresas, por exemplo, em que essa cobertura fica mesmo reservada às árvores, arbustos e gramados. Mas, caso a necessidade se estenda a vasos e estátuas de jardim, que em geral têm valores mais altos, é indicado perguntar para a seguradora se há coberturas que vão além das plantas.

Cobertura de danos a jardins

A cobertura de danos ao jardim é, portanto, uma proteção adicional oferecida pelo seguro residencial que pode ser de grande utilidade, já que garante uma indenização em casos de eventos que causem danos ao jardim – e isto vale até para quem mora em casa alugada!

Estamos falando de prejuízos causados por diversos eventos como, por exemplo:

  • Granizo;
  • Tempestades;
  • Vandalismo;
  • Incêndio e impacto de veículos que possam danificar o jardim da casa, o que inclui árvores, arbustos, flores, plantas, gramados, cercas, entre outras estruturas de jardinagem.

Dessa forma, torna-se possível – e com muita economia – fazer reparos no jardim, assim como substituir árvores, plantas em geral, estruturas etc. Trata-se de uma cobertura de grande valia para proteger a beleza e também a funcionalidade da área externa da casa.

Para acionar o seguro residencial em favor do jardim

Quando há necessidade de acionar o seguro residencial diante da ajuda com o jardim, é importante saber que os itens danificados devem permanecer no local, ou seja, você não pode descartá-los antes que a seguradora avalie as condições do espaço.

Dependendo do valor dos danos cobertos, a empresa poderá solicitar uma inspeção de risco. Portanto, caso o descarte seja feito antes disso, pode atrapalhar a condução do processo, atrasando ou mesmo dificultando o recebimento da indenização estabelecida.

Há seguradoras que também podem exigir nota fiscal (ou outros tipos de comprovantes de pré-existência). Já outras dispensarão essa formalidade, mas vão exigir a inclusão dos bens em uma lista submetida previamente, na ocasião da contratação do seguro.

Também é importante saber quais são alguns dos principais riscos excluídos na cobertura de danos ao jardim. Pois é, há situações que não são comumente contempladas como, por exemplo, pragas, doenças e similares, danos a viveiros e estufas e inundação ou alagamento.

Cotação online do seguro residencial na Bidu

Caso queira saber mais sobre os benefícios que um seguro residencial pode oferecer e mesmo fazer uma cotação online, basta acessar o link abaixo.

A Bidu traz todas as informações sobre esse produto, além de levar até você um jeito simples e rápido de descobrir quanto custa o produto mais adequado para o seu perfil.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em: 13/06/2024

 

Deixe uma resposta