Skip to main content

DIY: você é adepto a fazer reparos em casa? Veja as nossas dicas

Por 10 de julho de 2023Residencial e Lazer
depósito em casa

Criatividade e economia, essas são as palavras de ordem para quem gosta de fazer reparos em casa, ou como é popularmente chamado na internet: DIY, sigla em inglês que significa Do It Yourself, em português, podemos traduzir como “faça você mesmo”.

Esse movimento vem ganhando cada vez mais adeptos, muito estimulado pelo período da pandemia, em que foi necessária a nossa permanência em casa por mais tempo, por questões de segurança na saúde. 

E você, já começou a fazer as suas ideias e reparos em casa por conta própria? Seja sim ou não a sua resposta, nesse artigo vamos dar dicas de como colocar em prática o seu DIY com ainda mais sucesso, acompanhe. 

Cotação online de Seguro Residencial

DIY: a origem

DIY surgiu nos Estados Unidos, antes da década de 1920, porém só se popularizou nos anos de 1950. A ideia era buscar novas formas de reformar e fazer reparos em casa com custos reduzidos. 

Era uma espécie de movimento anticapitalista baseada na perspectiva de que todos seriam capazes de produzir o que consumiam. Ou seja, você, de maneira autônoma, seria capaz de construir e reparar itens sem ajuda profissional ou sem comprar recursos novos. 

É de fato um estilo de vida que hoje também se traduz, além de economia, em sustentabilidade, já que você reaproveita e ressignifica coisas que às vezes poderiam até mesmo ser jogadas fora. 

O DIY pode ser visto em diferentes iniciativas, como para decoração e reparos, até ações mais complexas como para eletrônica, marcenaria e robótica.   

Como fazer reparos em casa? 

Agora que você já entendeu melhor sobre a origem e os significados desse movimento, vamos às dicas para quem quer colocar a mão na massa e começar a fazer reparos em casa: 

Lista de materiais – parte 1

Pregos e martelos, chaves de fenda, parafusadeira e furadeira, e alicates. O faça você mesmo começa por essa lista de materiais básicos que vão ajudá-lo a fazer pequenos reparos ou grandes mudanças. 

Com pregos e martelos você pode ajustar móveis, e colocar quadros e outros itens de decoração na parede, por exemplo. Há alguns itens que não precisam de prego e martelo, por isso, tenha sempre um jogo de chaves de fenda, de diferentes tamanhos e formatos. 

Parafusadeiras e furadeiras vão fazer você economizar tempo e reduzir o seu esforço em certas atividades. Já o alicate é essencial para te ajudar a cortar ou tirar algo que esteja muito difícil de fazer na mão, por exemplo. 

Lista de materiais – parte 2

Tintas, lixas, rolo, pincel, bandeja para tinta, plástico para forrar o chão e fitas adesivas, é a lista de materiais essenciais parte 2, que já é para quem quer incluir nas suas atividades de faça você mesmo, pintar uma parede, um cômodo ou até pequenos itens e objetos de decoração. 

Lista de materiais – parte 3

Não podemos deixar de falar do EPI! Não sabe o que é isso? EPI significa Equipamento de Proteção Individual e vai ser muito importante para você evitar acidentes. Claro que você não precisa investir em itens para entrar numa verdadeira obra, mas ter óculos de proteção, máscara e luvas já vai deixar a sua prática de DIY mais segura. 

Busque por tutoriais e ideias

Uma das grandes dificuldades de fazer reparos em casa e colocar em prática o DIY é saber por onde começar e o que fazer? Nesse sentido, a tecnologia pode te ajudar! Há vários canais na internet e nas redes sociais que estimulam a criatividade e ensinam como fazer coisas sensacionais. 

Tem muito conteúdo com ideias de decoração, atividades de marcenaria, pintura, renovação de objetos, entre outros. 

Reparos em casa: conte com o seguro residencial 

Agora, se você já tentou fazer os reparos em casa de maneira autônoma e não deu muito certo, ou se agora o tempo está mais escasso, afinal a pandemia não é mais um fator complicador e obrigatório para ficarmos mais tempo em casa, mas ainda assim você quer contar com ajuda e cuidado profissional, a dica é: contrate um seguro residencial. 

O seguro residencial vai te proteger contra incêndios, queda de raios e explosões, mas também oferece coberturas adicionais, como as mais conhecidas de roubo e furto, porém há também opções como assistência 24 horas, que disponibiliza prestadores de serviços para ajudá-lo em tarefas pequenas ou grandes, como consertar a fechadura, dedetizar a casa ou até montar móveis. 

Faça uma cotação on-line e gratuita aqui na Bidu, e acesse as melhores oportunidades para você ter uma mãozinha a mais para fazer reparos em casa ou o seu DIY. 

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 10/07/2023

Deixe uma resposta