Skip to main content

Otimização e beleza em casas simples e pequenas

Por 12 de setembro de 2022Residencial e Lazer
casas simples e pequenas

Viver em casas simples e pequenas traz benefícios para quem deseja economizar recursos e até ter mais segurança. Porém, também pode se transformar em um prazeroso desafio para aqueles que querem otimizar os espaços, tornando-os funcionais, agradáveis e com personalidade própria.

É possível sim otimizar o espaço de casas pequenas ao lançar mão de algumas dicas que transformam os ambientes de imóveis com metragens reduzidas, sejam casas ou apartamentos, para viver melhor, aproveitando cada cantinho.

Confira as dicas e sinta-se em casa para usar e abusar de cada uma delas!

Cotação online de Seguro Residencial

Móveis pequenos ou sob medida para casas simples e pequenas

Muitas vezes, a gente gosta tanto de um móvel que cai na tentação da compra sem se preocupar com o tamanho. Mas esse tipo de impulso pode se transformar em um grave problema para quem acaba de comprar ou já mora em casas simples e pequenas.

É essencial ter em mente que escolher os móveis é tarefa para lá de importante, já que estamos falando de espaços pequenos.

Portanto, antes de sair comprando livremente, a dica é fazer isso pessoalmente e não online. A compra pela internet só é aconselhável quando a pessoa tem a chance de ver o modelo na loja antes de sair teclando.

Dito isso, a principal dica para comprar móveis para casas simples e pequenas é buscar por móveis com tamanho que acompanha os espaços físicos da casa ou apartamento. Também é sempre importante pensar no número de pessoas que vivem no imóvel.

Sim, a quantidade de pessoas deve ser considerada, pois será determinante para, por exemplo, definir o tamanho da mesa de jantar. Uma pessoa que mora sozinha não precisará de uma mesa de jantar grande, que comporte seis lugares, certo?

Mais do que seguir essa linha de raciocínio, escolher móveis sob medida, de marcenaria, é outra importante dica para quem busca otimizar os espaços. Essa opção apresenta a melhor saída para usar cada canto da residência, aproveitando espaços que poderão ser desperdiçados em virtude de móveis não adaptados ao local. Portanto, planejamento de móveis é o comando para deixar os ambientes mais eficientes e, claro, repletos de conforto.

Móvel multiuso

Outra eficiente estratégia para otimizar os espaços de casas simples e pequenas é contar com móveis multiúso como, por exemplo, sofás que viram camas, beliches, cama baú etc.

Pense sempre em móveis práticos, úteis e que possam oferecer ganho de espaço, mas sem abrir mão do conforto desejado.

O “truque” do espelho

É comum ouvir que o uso de espelhos amplia os espaços. É comum e verdadeiro! Os espelhos trazem mais profundidade aos espaços e, por isto, fazem com que as pessoas tenham a sensação de mais amplitude.

Mas tem dica também para que o uso de espelhos seja feito da melhor maneira: colocá-los em ambientes com pouca circulação de pessoas e limitar o número de peças, adequando-as aos espaços.

Vale dizer que os espelhos podem compor uma parede inteira (a sala de jantar é um bom exemplo de ambiente para o uso de espelhos). Ou então podem até mesmo serem apoiados no chão – quando são menores.

Uso de cores claras e neutras ajudam casas simples e pequenas

Assim como o “truque” do espelho, o uso de cores claras e neutras nas paredes trazem mais profundidade aos ambientes, iluminando-os com mais intensidade – a chamada paleta de cores que dá sensação de amplitude.

Mas os adeptos aos tons mais escuros podem comemorar. Mesmo com a indicação de cores claras e neutras, é possível contar com os tons mais escuros em uma das paredes do cômodo, por exemplo, para a criação de um contraste.

Mais: o uso de móveis coloridos também pode trazer charme aos espaços, fazendo contraponto às paredes mais claras.

Iluminação

Não só as cores claras são eficientes e têm influência na noção de dimensionamento dos espaços. Uma iluminação abrangente também tem participação.

Abajures e luminárias são apostas para as áreas que o morador pretende destacar. Assim como o uso de lâmpadas embutidas no forro, que distribuem a iluminação de forma equilibrada, pode fazer a diferença.

Integração dos ambientes

Integrar ambientes é um dos métodos mais eficientes para otimizar espaços de casas simples e pequenas. E apesar de ser um recurso muito presente em projetos mais modernos e atuais, pode ser transportado para imóveis antigos.

Diferente do que se pensa, nem sempre é preciso ampla reforma para integrar os ambientes em uma casa antiga. O simples ato de abrir uma espécie de janela entre a sala e a cozinha pode ser uma alternativa, por exemplo. Assim, sem derrubar uma parede completa, cria-se a integração que pode vir acompanhada de uma bancada usada como mesa nos dois lados – sala e cozinha.

Prateleiras e nichos

As paredes das casas pequenas podem ser aliadas fundamentais e com dupla função: dar aquele toque na decoração e potencializar o uso do espaço. Como as paredes podem fazer isto? Integrando a elas prateleiras e nichos!

Na sala, nos quartos, entre outros cômodos, as prateleiras e nichos são aquela mãozinha que faltava para deixar os espaços mais organizados, principalmente quando se fala em espaços pequenos.

Portas de correr

Portas tradicionais em espaços internos pequenos nem sempre são recomendadas. Para ganhar mais espaço, as portas de correr ou camarão são alternativas. Elas podem ser adaptadas a vários lugares e ainda trazem uma característica importante: apresentam aberturas diferenciadas. Ou seja, tem sempre um modelo para aquele cantinho mais difícil de adaptar.

Em resumo: ampliar ambientes sem derrubar paredes é possível sim!

É comum pensar que ampliar ambientes de casas simples e pequenas é uma missão que envolve, necessariamente, estratégias de arquitetura com, basicamente, quebras de paredes.

É verdade que a derrubada de partes estruturais dos imóveis é uma alternativa, desde que seja permitida pelo projeto da construtora ou mediante análise de um engenheiro estrutural. Do contrário, não é possível acontecer.

A boa notícia é que as dicas relacionadas a tamanho de móveis, iluminação, cores de paredes etc. trazem resultados surpreendentes e ainda transformam a decoração. Isso permite que o morador imprima a sua personalidade na decoração de todo canto.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 12/09/2022

 

 

Deixe uma resposta