Skip to main content

Vale a pena investir na manutenção do imóvel?

Por 3 de fevereiro de 2022Residencial e Lazer
manutenção do imóvel

Fim do dia, chega cansado do trabalho em casa e uma surpresinha o aguarda: um cano estourou e inundou boa parte do ambiente. Um descuido gerou uma situação caótica que afetou outros locais da residência. Pensou no bolso? Então, daria para resolver isso com a manutenção do imóvel feita de maneira periódica.

Para entender mais sobre o tema, vamos explicar por que vale a pena sempre investir na manutenção do imóvel. Acompanhe!

Cotação online de Seguro Residencial

Manutenção do imóvel: quais são os tipos?

Na verdade, não existe somente um modelo de manutenção do imóvel. Hã, como assim? O reparo na residência pode ser realizado em momentos diferentes. Pode ser desde algo mais programado até uma situação emergencial, que necessita de conserto o quanto antes. Para ficar mais claro, vamos esclarecer os três tipos de manutenção. Confira:

Manutenção preventiva

Para evitar que haja problemas futuros, recomenda-se estar precavido, ainda que não esteja visível algum dano ou avaria no lar que necessite de reparo. Assim, com antecedência, é possível preservar a integridade do imóvel, tanto na parte interna quanto na externa, como a limpeza de calhas e observar instalações elétricas.

Manutenção preditiva

Neste caso, ocorre uma forma de mapeamento e monitoramento de possíveis falhas na casa ou apartamento. Esta alternativa é mais comum para quem conta com o sistema de automação residencial. Isso permite detectar erros nos equipamentos e acionamentos automáticos com o auxílio de um profissional especializado.

Manutenção corretiva

Está passando apuros? A corretiva serve para quando o problema já aconteceu, agindo diretamente sob a área comprometida. Ou seja, necessita de conserto o mais breve possível, com o intuito de proteger outras partes da residência ou impedir que mais aparelhos sejam danificados. Usuais para casos de rachadura, mofo ou, até mesmo, de descarga elétrica oriunda de raios.

6 razões para investir na manutenção do imóvel

A manutenção do imóvel não deve ser menosprezada. Pelo contrário, ela deve ser feita periodicamente para manter a infraestrutura preservada, em boas condições, proporcionando uma maior sensação de segurança e qualidade de vida aos moradores.

Além disso, gera uma valorização no preço da residência, se for utilizada para venda ou aluguel. Listamos seis motivos para explicar por que vale a pena abrir o bolso pensando nos reparos essenciais da residência. Acompanhe:

Mais segurança

Sabe aquelas fiações antigas que nunca damos atenção? Pois é, ela é uma situação que pode provocar um acidente doméstico pela falta de manutenção. Ainda mais, para quem tem crianças e idosos residindo no mesmo ambiente, o que, por um descuido, podem estar mais sujeitos a não notar uma ameaça em casa.

Por isso, não ignore um problema elétrico ou aqueles que possam deixar as pessoas em perigo na residência. Com a manutenção, dá para reduzir os os riscos e garantir mais segurança a todos os moradores.

Valorização da propriedade

Se não for bem cuidado, o imóvel pode ter um valor bem abaixo do que realmente vale. Por exemplo, a falta de pintura, infiltrações e desgaste da rede hidráulica são fatores que impactam na estética e arquitetura do lar. Deste modo, o proprietário que deseja vender ou alugar o local pode ver o custo do imóvel cair drasticamente.

Ao conservá-lo em bom estado, o lugar consegue manter o seu valor de mercado ou, se for possível, ganhar uma valorização numa eventual transação financeira.

Diminuição de gastos futuros

Com a manutenção do imóvel em dia, ocorre outro benefício: a economia. Já imaginou precisar fazer um conserto de emergência numa tubulação? Ou do sistema elétrico? O estrago, que pode acarretar em mais ambientes ou aparelhos, pode ficar bastante salgado.

Sem esquecer que, nessa hora do aperto, é necessário encontrar uma pessoa de confiança para o serviço, que cobre um preço justo. Assim, a prevenção é o melhor caminho. Minimiza os riscos e, também, estende a vida útil de equipamentos e da própria estrutura. O seu bolso agradece.

Menos trabalho, mais tempo livre

Outro aspecto valioso, porém não menos importante, que a manutenção serve é: maior tempo livre. Isso mesmo, nada de ficar resolvendo pepinos ou momentos desagradáveis de sua residência. Ao garantir os consertos periodicamente, possibilita estar mais sossegado para focar no que realmente deseja, como aproveitar o lazer com a sua família.

Inquilinos insatisfeitos

No caso do imóvel ser alugado, podem surgir problemas com os inquilinos se não houver um tratamento adequado ao local. Fora que os locatários não vão querer permanecer além do tempo previsto em contrato, afetando um ganho mensal do proprietário. Portanto, todo mundo sai perdendo neste caso.

Conforto

Por conta da manutenção, assegura-se o bom funcionamento da residência e uma sensação de bem-estar aos moradores. E impede ter que conviver com obras em casa, o que ninguém merece, certo? Dessa forma, o seu lar consegue ser um cantinho de descanso e de prazer que tanto busca, sobretudo ao lado de familiares e amigos.

Como o Seguro Residencial pode ajudar na manutenção?

Se não estiver muito familiarizado com o seguro residencial, saiba que ele visa proteger a residência de uma série de imprevistos. Assim, ele é uma garantia do lar, fornecendo um suporte ao proprietário para ele não arcar com tantos custos, se existir algum prejuízo no imóvel.

A cobertura básica do seguro garante proteção em situações de incêndio, queda de raio e explosão. Aqui, ao contratar o plano, automaticamente o segurado vai estar coberto nessas três eventualidades. Como são problemas de grande impacto, a indenização é garantida ao proprietário, aliviando os gastos numa provável reforma.

Como destaques, há as coberturas adicionais, aquelas que podem ser escolhidas à parte pelo interessado. Nesta hora, é possível personalizar o seguro de acordo com o seu perfil, a sua região e, claro, as necessidades. Há um grande leque de coberturas, como a de desmoronamento, a de danos elétricos e de vazamento de tubulações.

+ O Seguro Residencial cobre enchentes e alagamentos?

Benefícios do seguro

Além disso, um dos principais benefícios do seguro está nas assistências de emergência disponíveis 24 horas por dia. Destinada para resolver problemas pontuais, estão inclusas no pacote básico serviços de chaveiro, encanador, consertos elétricos e hidráulicos. São reparos gratuitos, embora com certa limitação de uso. Nada de recorrer a terceiros que cobrem caro, ok?

Por isso, vale contratar o seguro residencial para impedir que tenha tantos custos numa hora de maior aperto. É possível prever um dano ao adquirir uma cobertura adequada à sua realidade até contar com os serviços emergenciais quando a avaria ocorreu no imóvel.

Certo, agora que já sabe se vale a pena a manutenção do imóvel, que tal fazer uma cotação de seguro residencial? Pode encontrar a proteção que tanto deseja, com um custo que esteja dentro do seu orçamento. Faça uma simulação com a Bidu!

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 03/02/2022

 

Deixe uma resposta