Skip to main content

Posso acionar o seguro residencial em caso de equipamentos eletrônicos queimados?

Por 9 de março de 2023Residencial e Lazer
cobertura de equipamentos eletrônicos no seguro residencial

O seguro residencial é uma maneira completa de proteger o seu lar e os seus bens por imprevistos que possam vir a acontecer.

São muitas as opções de cobertura, desde a proteção por roubos e furtos até a contratação de um chaveiro para te ajudar com aquela chave emperrada na fechadura. Porém, muitas dessas coberturas ainda geram dúvidas, afinal, o que pode e o que não pode, o que está dentro do seguro e o que não está? Neste artigo, vamos explicar como você pode utilizar o seu seguro residencial no caso de equipamentos eletrônicos queimados.

Cotação online de Seguro Residencial

O que o seguro residencial vai cobrir?

Antes de tudo é importante que você saiba que ao contratar um seguro residencial, nem tudo estará protegido pela apólice. A não ser que você opte e contrate pelo tipo de cobertura específica.

A cobertura básica e obrigatória para se ter um seguro, ou seja, aquela que inicia um contrato, é a cobertura por queda de raios, explosões e incêndios. Nela, a estrutura do imóvel e o que está dentro da casa ficará protegido no caso de um desses acontecimentos.

As demais proteções são consideradas adicionais e devem ser incluídas pelo segurado no momento da contratação da apólice, ou posteriormente a partir de um endosso de seguro, um documento que vai redefinir o seu acordo inicial.

São muitas as opções de cobertura e é importante que você as conheça para não contratar itens que não são necessários, o que irá encarecer o valor do prêmio do seguro, ou deixar de contratar algo importante para você.

Entre as principais coberturas temos:

Seguro residencial: equipamentos eletrônicos queimados

Especificamente neste artigo, vamos debruçar melhor sobre o seguro residencial para equipamentos eletrônicos queimados.

E, para proteger os seus equipamentos eletrônicos, como, por exemplo, se eles virem a queimar por conta de uma queda de energia durante um temporal, você precisará contratar a cobertura para danos elétricos, além da cobertura básica que explicamos anteriormente.

Isso pode até parecer improvável de acontecer, mas é justamente ao contrário. As estatísticas divulgadas pelas empresas de seguro, afirmam que é um problema muito comum e um dos motivos em que os clientes mais as procuram.

Esse dado se reforça com a informação divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que diz que o Brasil é o país que mais registra quedas de raio no mundo. Ou seja, se você mora no país, um dos 100 milhões de raios que caem aqui por ano, infelizmente, pode afetar a sua casa e os seus equipamentos eletrônicos.

Como é um sinistro com probabilidade alta, a cobertura de danos elétricos é bem popular. Em resumo, de maneira simples, ela significa que equipamentos eletrônicos e instalações elétricas estão contempladas no quesito indenização, caso haja uma variação de energia, seja por motivos de raio ou não.

Então, se um raio cair no transformador da rua e queimar os meus equipamentos eletrônicos, eu posso acionar o seguro residencial? Sim.

Para acionar o seguro residencial e solicitar o uso da cobertura para danos elétricos, você deverá:

  • Entrar em contato com a seguradora;
  • Abrir o processo de sinistro;
  • Entregar a documentação necessária;
  • Aguardar a confirmação da proteção e a restituição do prejuízo referente a situação registrada.

Diferença de cobertura de queda de raio e danos elétricos

Agora, a sua dúvida talvez esteja em: mas se eu tiver equipamentos eletrônicos queimados por conta de um raio, a cobertura básica já não serviria?

Não, pois a cobertura de queda de raio trata de danos estruturais, nas telhas, paredes, ou outros danos na edificação em si. A questão de descargas elétricas e as suas consequências e prejuízos em equipamentos eletrônicos, por exemplo, está contemplada na cobertura para danos elétricos.

Como contratar um seguro residencial para equipamentos eletrônicos?

Aqui na Bidu você encontra as principais opções das seguradoras do mercado, que oferecem inclusive a cobertura para equipamentos eletrônicos queimados, e você pode escolher a partir de uma cotação on-line, rápida e segura. Não perca tempo.

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 09/03/2023

 

Deixe uma resposta