Skip to main content

O papel do veterinário e o apoio do seguro pet

Por 8 de setembro de 2022Residencial e Lazer
seguro pet

Desde 1933, a medicina veterinária é celebrada em uma data oficial: 9 de setembro.

Um tempo depois, em 1940, o diploma passou a ser obrigatório para o exercício da profissão, de acordo com a regulamentação da Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura.

O Dia do Médico Veterinário é comemorado, portanto, há quase 90 anos. O merecimento da homenagem se dá para além da importância do papel do veterinário como um profissional que zela pela saúde dos pets.

Mais do que fazer o acompanhamento da rotina médica dos nossos animais de estimação, o veterinário tem também relevância social pelo trabalho ligado às questões de saúde pública e de preservação ecológica.

É inegável que a prevenção e o tratamento de doenças que atingem os animais domésticos e silvestres são duas das mais importantes funções da Medicina Veterinária. Porém, não há como deixar de lado a atuação dos profissionais que escolhem trabalhar em outras áreas da veterinária. Entre elas estão as espécies silvestres, em frentes relacionadas ao setor público, na preservação ambiental e ecológica, para garantir a qualidade de vida das espécies na natureza.

Sem contar também os veterinários que atuam na vigilância sanitária, na produção e inspeção de insumos alimentícios para animais e em laboratórios de pesquisa científica.

Em resumo, trata-se de uma profissão de grande responsabilidade social, pois envolve a sobrevivência de muitas espécies – dos animais que temos em casa até aqueles que estão livres na natureza – e promove a saúde pública.

Seguro pet como adicional do seguro residencial

Aproveitando a carona do Dia do Veterinário, vale tratar de um assunto que desperta curiosidade: o seguro pet.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a saúde dos pets é a principal preocupação de cerca de 80% dos seus tutores.

Estamos falando de um tema que também representa um dos maiores gastos com os animais. Por isso, pode comprometer, e muito, o orçamento da pessoa responsável pelo pet.

É nesse momento que o seguro pet entra em cena. Ele é um meio de proteger a saúde dos bichinhos, assim como ocorre com as pessoas que têm um seguro saúde.

Mas a boa notícia é que é possível também encontrar o seguro pet vinculado ao seguro residencial, por exemplo. Para isso, só é preciso contratar a cobertura adicional para pet.

Nesse formato, não há limite de número de animais incluídos no mesmo seguro. Somente é preciso constar todos os pets no contrato e não perder de vista o total das despesas que poderão ser indenizadas para não ultrapassar o valor da importância segurada.

Ter a assistência pet dentro como cobertura adicional no seguro residencial significa ter acesso a diversos serviços que variam conforme a seguradora escolhida.

Mas, em geral, os principais benefícios oferecidos são os seguintes.

Consultas veterinárias

Com atendimentos na rede credenciada indicada pela seguradora. As autorizações ocorrem mediante o contato do segurado com a central de atendimento da empresa. A maioria não impõe limite para o número de consultas durante a vigência do contrato.

Orientações sobre vacinas

O seguro residencial com assistência pet pode ser acionado sem limite durante a vigência da apólice. Assim, é possível receber orientações sobre, por exemplo:

  • Vacinas necessárias;
  • Datas de aplicação;
  • Locais disponíveis e datas de vacinação pública.

Há seguradoras que até autorizam a ida de profissional de uma clínica credenciada à casa do segurado para ministrar as vacinas mediante um valor à parte.

Agendamento e/ou acionamento do transporte do animal

Com despesa por conta do segurado, é possível utilizar o serviço de leva e traz dos animais para transportá-los para banhos, tosas, clínicas etc.

Benefícios de um seguro pet

A opção de contratar um seguro pet deve ser avaliada, afinal a saúde dos bichos de estimação, como já dito, é um foco de grande atenção dos donos de pets.

De forma geral, as opções do mercado abrangem dois aspectos:

  • Plano de saúde pet – Com coberturas que cobrem os gastos que os animais têm ainda em vida (consultas, exames e procedimentos).
  • Seguro pet – Assim como no seguro de vida para as pessoas, o seguro pet oferece indenizações em caso de doenças e acidentes.

Entre as vantagens de se contratar um produto com foco no pet, as principais são:

Prevenção a doenças

A maior parte dos planos oferecidos no mercado tem coberturas para consultas veterinárias, vacinas e exames. Dessa forma, é possível levar o pet mais vezes ao veterinário para avaliação completa da saúde e checkups regulares.

Assim, como ocorre com as pessoas, detectar um problema de saúde em fase inicial é a principal maneira de garantir que os tratamentos sejam mais eficientes. Em muitos casos, é o caminho para dar mais tempo e qualidade de vida aos pets.

Levar o pet ao veterinário somente uma vez por ano pode ser arriscado. Se um problema for detectado em fase avançada o tratamento pode não surtir efeito, sem contar os gastos envolvidos.

Além disso, ter um acompanhamento com mais frequência significa que o pet terá todas as vacinas necessárias em dia.

Segurança para emergências

Quando se fala em cachorros e gatos, uma coisa é certa: eles entram frequentemente em brigas e, muitas vezes, as consequências requerem procedimentos como cirurgias inesperadas. Ter um seguro traz a tranquilidade que deve imperar em momentos assim.

Aqueles que têm pets idosos também sabem que doenças graves podem surgir subitamente. Uma cirurgia de emergência ou mesmo um tratamento para uma doença séria pode custar muito caro, considerando os gastos que podem incluir, até mesmo, internações.

Seguro residencial: proteção para a sua casa e seu pet

Para quem deseja contratar um seguro residencial e vive com um pet, é possível saber no ato da simulação online se o produto oferece a cobertura adicional para pet.

Vale cotar e garantir a tranquilidade para o seu bichinho de estimação e para a sua casa em um só produto!

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização em 08/09/2022

 

Deixe uma resposta