Skip to main content

A importância do seguro família: proteção para quem amamos

Por 8 de dezembro de 2021Vida e Saúde
seguro família

Família, no dicionário, significa um grupo de pessoas com ancestralidade comum e que vive sob o mesmo teto.

Para além dessa definição, família ganha dimensão por se tratar da base de crescimento, amadurecimento e aprendizado de todo ser humano.

Pela relevância, foi instituído no Brasil, em 1963, o Dia da Família, comemorado em 8 de dezembro. A data que homenageia a família e ressalta a importância dos laços familiares na vida das pessoas.

Diante desse contexto, o seguro família é um tema que deve ser considerado. Estamos falando da proteção que pode envolver as pessoas do grupo familiar, nas mais diversas situações, beneficiando a cada uma sem distinção. Afinal, quem não deseja garantir uma vida mais estável e tranquila para aqueles que amamos, não é?

Os diversos tipos de seguros que existem no mercado são, então, ótimas estratégias de proteção familiar. E, verdade seja dita, quando se escolhe um seguro família do jeito certo, em sintonia com as necessidades de cada componente da família, os diferentes tipos de seguros podem sim ser a salvação em vários momentos.

Cotação online de Seguro de Vida

Seguro de Vida familiar

É mais do que certo que ninguém quer passar por acidentes, fatalidades, entre tantas situações difíceis, porém é fato que imprevistos podem acontecer.

Em momentos assim, é importante estar preparado e tranquilo. E esse tipo de equilíbrio essencial quando se vivencia essas experiências pode melhorar quando se tem uma apólice de seguro. Sim, um seguro família garante pelo menos que os prejuízos e os danos resultantes de um acidente, por exemplo, não tirem a estabilidade financeira e emocional de toda a família.

Dentre os seguros que permitem mais proteção – e que levam mais tranquilidade para uma família – está o seguro de vida.

Trata-se de um produto que garante estabilidade e, por todas as suas características, é considerado como um dos mais importantes. Isso principalmente por aqueles que dedicam atenção à estabilidade financeira de suas famílias.

Isso porque o seguro de vida familiar garante indenização financeira para o segurado, em casos de invalidez, e também para a família caso o segurado venha a falecer.

É um seguro recomendado para todo perfil de consumidor. Porém, principalmente, para as famílias em que há um ou mais membros financeiramente dependentes de algum outro integrante da família, já que o seguro de vida garante o sustento de todos caso algo ocorra com o provedor.

Como cotar o Seguro de Vida

Como ocorre com outros tipos de seguros do mercado, há diferentes tipos de apólices e coberturas de seguros de vida.

Mas, de forma geral, é um seguro que cobre morte e invalidez permanente em virtude de causas naturais ou acidentais.

Na hora de fazer uma cotação, um dos principais fatores que devem ser considerados – e que tem mais influência no preço do produto – se refere ao valor de indenização contratado. Quanto maior o valor da indenização, mais caro será o seguro de vida.

Quer ter a certeza de que se está fazendo a melhor contratação? Então a dica é calcular o orçamento mensal da família. Assim, dá para assegurar o pagamento de uma indenização que garanta o sustento de todos os dependentes pelo tempo que achar adequado.

Outros aspectos que também influenciam no preço de um seguro de vida são a idade e a presença de doenças previamente existentes. Isso porque toda e qualquer apólice de seguro é sempre calculada tendo como base o risco, ou seja, a possibilidade de determinado evento acontecer. 

Diante disso, quanto mais idoso for o segurado ou caso ele tenha alguma doença crônica ou considerada grave, com potencial incapacitante, mais caro será o preço do seguro de vida.

Vantagens do Seguro de Vida familiar

Para facilitar o acesso às informações, confira aqui as principais vantagens oferecidas pelo seguro de vida.

Proteção financeira para toda a família

Como já mencionado, não há como prever os acontecimentos. Mas o seguro de vida familiar ajuda a lidar com o inesperado de um jeito mais tranquilo caso alguém da família sofra algum tipo de dano.

Tranquilidade para quem contrata o seguro

Sem dúvidas, um seguro de vida permite que o segurado tenha mais tranquilidade, minimizando apreensões e, consequentemente, tornando a sua vida mais leve.

Aproveitamento em vida

Diferente do que muita gente pensa, um seguro de vida pode garantir apoio financeiro para o próprio titular. Sim, não se trata de um produto que dá suporte apenas aos dependentes quando o segurado venha a falecer. O seguro de vida pode amparar o segurado em vida caso, por exemplo, ele sofra algum tipo de acidente que o torne inválido para trabalhar e garantir o seu sustento. 

Fora de inventário

O seguro de vida não entra em inventário. Por isso, os benefícios do seguro são concedidos imediatamente aos favorecidos caso o titular faleça.

O seguro família como investimento

Mais do que proteção familiar, os seguros também podem ser considerados investimentos. Mesmo tendo como essência cobrir prejuízos ocasionados por determinados sinistros, essa dinâmica pode sim ser encarada como um investimento de médio ou longo prazo.

Vamos a um exemplo:

Quando alguém contrata um seguro de vida, pode escolher entre variados tipos de apólice. Uma dessas possibilidades pode ser contratar o seguro por morte ou invalidez permanente por um determinado período de tempo.

Imagine que essa pessoa queira contratar o seguro contemplando o tempo de 20 anos. Caso o segurado não tenha acionado o seguro após esse período, é possível receber todo o valor pago durante os 20 anos. E, melhor, com o valor corrigido, que pode ser pago de uma só vez ou em forma de renda mensal.

Isso significa que mesmo sem usar o seguro (felizmente!), o segurado não perdeu o que pagou durante todo o tempo de vigência da apólice.

Neste 8 de dezembro, Dia da Família, vale ficar ainda mais por dentro das possibilidades que um seguro família oferece. Aqui, na Bidu, é possível conhecer as características dos mais diversos tipos de seguros, incluindo o seguro de vida familiar e fazer a cotação. É descomplicado e rápido!

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 08/12/2021

 

Deixe uma resposta