Skip to main content

Você sabe qual é o melhor Seguro de Vida para você?

Por 19 de agosto de 2021Vida e Saúde
melhor seguro de vida

Inúmeras mudanças ocorreram no dia a dia das pessoas em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Porém, uma delas teve impacto direto no mercado de seguros, sobretudo, no de seguro de vida.

Diante das incertezas impostas pelo novo momento, esse produto ganhou ainda mais importância. O seguro de vida teve crescimento de 11,3% no ano, de acordo com informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep). 

Mas o que o consumidor precisa avaliar para escolher o seguro de vida mais adequado? Ou seja, como é possível encontrar o melhor seguro de vida nos dias de hoje?

De acordo com os especialistas no assunto, é importante listar custos, sim. Porém, é preciso dar a mesma atenção aos benefícios oferecidos pelo seguro de vida. Afinal, além da cobertura base, esse produto permite a contratação de coberturas complementares. Elas, obviamente, elevam o preço do seguro. Porém, muitas vezes, são indispensáveis e essenciais para determinados perfis de clientes.

A Bidu preparou dicas valiosas para que todo consumidor saiba escolher o melhor seguro de vida e não seja surpreendido daquele jeito que ninguém quer! Vamos a elas!

Cotação online de Seguro de Vida

O que se deve saber antes de contratar o melhor Seguro de Vida?

Pensar em fazer um bom seguro de vida significa ter mais tranquilidade diante de acontecimentos que não podem ser previstos. Trata-se de um recurso que garante a segurança de projetos atuais e futuros, além da proteção financeira da família do segurado.

Não tem um ainda? Para escolher o melhor seguro de vida, alguns aspectos devem ser conhecidos. Confira.

Informe-se sobre os principais termos

Conhecer o universo do seguro de vida é a base para os passos seguintes – avaliar os melhores seguros para cada pessoa, cotar etc. Para facilitar o entendimento sobre as características dos produtos, seguem alguns importantes conteúdos que devem estar na ponta da língua.

  • Prêmio: mensalidade ou valor que o consumidor paga para a seguradora, empresa que será responsável pelo risco. O valor do prêmio é calculado tendo como base a chance de um sinistro acontecer no prazo de vigência do contrato. Portanto, o valor do prêmio será maior quando o risco também for maior.
  • Sinistro: trata-se do evento ou dano previsto no contrato.
  • Carência: período em que a seguradora não se responsabiliza em pagar nenhuma indenização.
  • Cobertura: tipo de risco ao qual as seguradoras se comprometem a dar suporte como, por exemplo, morte, acidentes etc.
  • Apólice: contrato emitido pela seguradora que apresenta todas as informações sobre o produto como as coberturas e demais condições do seguro.
  • Vigência: período de validade das garantias que constam no contrato.
  • Doença crônica: enfermidade progressiva e considerada irreversível.
  • Invalidez absoluta e definitiva: situação permanente em que a pessoa depende de outras para fazer as ações do dia a dia (comer, tomar banho etc.).
  • Invalidez permanente: perda total ou então parcial, de caráter contínuo, da capacidade funcional de algum membro ou parte do corpo.

Busque respostas para as dúvidas mais recorrentes

 Algumas dúvidas são corriqueiras entres os consumidores interessados em saber mais sobre o seguro de vida. Dentre elas:

  • Só vale a pena ter um seguro de vida pensando em caso extremo de morte?

A cobertura por morte é mesmo a básica do seguro de vida. Porém, muitas outras garantias também fazem parte do universo desse produto. Elas beneficiam o segurado e as pessoas que ele quer dar suporte. Tratamento para doenças graves e indenizações por invalidez são duas delas.

  • Tem idade limite para contratar um seguro de vida?

As seguradoras costumam impor limite de idade para contratar o seguro de vida: até 65 anos. Há também empresas que não vendem seguros de vida para menores de 14 anos. Enquanto outras impõem certas restrições previstas por lei como, por exemplo, a permissão para contratação apenas de coberturas por sobrevivência (pagamento de renda) e reembolso de despesas (de ordem médico-hospitalar, funeral etc.).

  • Todas as profissões são aceitas?

Não! Profissões que apresentam maior risco de vida como, por exemplo, motoristas e policiais, em geral são recusadas ou então têm valor da apólice menor. 

  • Praticante de esporte de risco pode ter seguro de vida?

Sim, pode ter. Porém, em virtude de o risco de acidente ser maior, o valor do prêmio também é mais caro. Mas há seguradoras que se recusam a fechar negócio.

  • Uma mesma pessoa pode ter mais de um seguro de vida?

Pode sim, pois não há limite. Quando ocorre um sinistro, o segurado recebe o valor correspondente a cada apólice.

Avalie os tipos de coberturas

São várias as coberturas oferecidas pelos seguros de vida do mercado. É essencial saber quais são as mais eficientes para cada perfil de consumidor. São elas que atenderão às necessidades do segurado e também de seus beneficiários.

As coberturas mais praticadas são:

Há várias outras coberturas que o segurado poderá contratar, personalizando o seu contrato para ter o melhor seguro de vida.

Pesquisando preços

Saiba que o preço do seguro de vida varia de acordo com a seguradora escolhida, o tipo de seguro (coberturas) e mesmo a idade do contratante.

Pesquisar seguro de vida, avaliando o que é importante, está ainda mais fácil com o auxílio da internet. Afinal, as seguradoras e/ou corretoras têm sites que permitem fazer simulações.

 Seguro de vida resgatável

Além do seguro de vida tradicional, é válido também conhecer o seguro de vida resgatável. Ele dá ao segurado a chance de resgatar parte ou mesmo o total do prêmio pago à seguradora mesmo quando não ocorre nenhum sinistro.

Por que contratar um Seguro de Vida?

 Após conhecer um pouco mais sobre o mundo do seguro de vida, é possível entender as principais razões para contar com esse produto que oferece mais tranquilidade. Afinal, a família do segurado estará segura, podendo se restabelecer em quaisquer circunstâncias mediante a segurança financeira estabelecida em contrato. Pois, como a gente já sabe, imprevistos acontecem.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 19/08/2021

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta