Skip to main content

Como as consultas online funcionam na prática?

Por 13 de dezembro de 2021Vida e Saúde
saúde online

A pandemia do novo coronavírus trouxe para um lugar comum as interações online de todos os tipos. Passamos a trabalhar de casa, no famoso home office, as crianças a assistir às aulas, comemoramos aniversários e outras datas de maneira virtual, e, principalmente, cuidamos da nossa saúde desta forma.

Pois é, até para nos proteger deste vírus, foi preciso antes chamar um atendimento médico por chamada de vídeo ou voz, antes de sair de casa para buscar apoio. E isso tudo deu muito certo. 

Mas, obviamente, isto não é tão frequente para todo mundo, seja por conhecimento ou oportunidade. E, para ajudar a entender melhor sobre esse formato que objetiva a saúde online, vamos trazer neste artigo como essas consultas funcionam na prática e como você pode utilizá-las.

Cotação online de Planos de Saúde

Saúde online: iniciando a chamada 

“Tele” é uma palavra que tem a sua formação no grego, que significa distância, que junto com “medicina” traz para nós o conceito do atendimento e da prática médica à distância. E isso só é possível a partir da tecnologia. Ela viabiliza o encontro entre profissionais da medicina e pacientes, com um único objetivo: cuidar da saúde de maneira online. 

A telemedicina surgiu em 1950 e, claro, evoluiu muito para o que conhecemos hoje. No Brasil começamos a ver esse método de atendimento de saúde on-line surgir junto com os avanços da internet, em meados da década de 90.

Atualmente, uma consulta de saúde online pode ser feita por diferentes dispositivos, como computadores, tablets e até telefones celulares. Este último é o mais comum atualmente, com a videochamada. Porém, também é possível por apenas ligação de voz, dependendo da exigência e do cuidado solicitado.

Ou seja, a telemedicina permite, com segurança, qualidade e conforto, que um atendimento necessário chegue aos mais diversos lares e pacientes. Inclusive, vale também destacar que, neste sentido, imagina as diferentes conexões entre especialidades médicas e pacientes que é possível gerar? Muitas vezes não temos acesso a todo tipo de profissional da saúde, e com a telemedicina isso fica mais fácil.

Em resumo, as principais atividades que podem ser cumpridas em saúde on-line com a telemedicina são: 

  • Triagem médica e consulta;
  • Solicitação de pedidos de exames e laudos, como vamos avaliar mais para frente;
  • Troca de informações entre as próprias instituições de saúde, como discussão de casos clínicos entre profissionais;
  • Assistência a pacientes idosos, com doenças crônicas e gestantes de diferentes níveis de risco. 

COVID-19 contribuiu com a saúde online

Como já adiantamos por aqui, foi na pandemia que esse lugar da telemedicina ganhou confiança e mais espaço. Fomos obrigados a viver em confinamento, o máximo distante de interações desnecessárias ou não prioritárias. Porém, não pudemos deixar de lado o nosso contato com profissionais médicos e enfermeiros. 

Foram eles que do outro lado da tela nos acalmaram e ouviram os nossos sintomas, para enfim diagnosticar se era necessário ir até um posto de saúde, clínica ou hospital, ou não. Na dúvida, muitos foram até o ponto de apoio e de equilíbrio emocional, nos fazendo acreditar que aqueles sintomas ruins iam passar, e que tudo ficaria bem.

Desde a triagem por uma enfermeira, até a consulta com um médico, tudo foi feito de forma muito cuidadosa e carinhosa, em um momento que exigia isso. Foi um excelente exercício de fala e de escuta, dos dois lados. 

Saúde online com laudos à distância

Talvez a pandemia tenha antecipado algo que já estava disponível para todos nós há algum tempo, só não era tão interessante até aqui. Afinal, a gente sabe que o toque faz parte de um atendimento médico, e o modelo de saúde online não pode oferecer esse contato. Porém, pode adiantar muito a vida de quem não tem como esperar diversas idas ao consultório ou emergência.

Isso mesmo. Pensa em quantas vezes você precisa se deslocar para ser analisada em um primeiro momento pelo médico e depois sair para fazer diferentes exames, para no fim levar o resultado e receber um diagnóstico ou conduta para seguir?  

Pois então, na consulta online você já pode receber esses pedidos de exame ou até receitas médicas. Assim, volta para este atendimento de maneira mais rápida e eficaz para o próprio médico, que muitas vezes precisa desses recursos e análises clínicas para tomar a sua decisão clínica. 

Seguro Saúde no atendimento online

Quem tem um seguro saúde consegue praticamente garantir o seu acesso à saúde online e a telemedicina. Isso porque, a grande parte das principais operadoras de saúde do mercado brasileiro têm a sua ferramenta própria, dentro do seu sistema de atendimento. Com isso, ofertam esse serviço para os beneficiários.

A maioria disponibiliza atendimento de emergência. Ou seja, que você pode fazer a qualquer dia e horário, a partir de uma fila de espera. Mas também existe o atendimento agendado, em que você escolhe o que precisa de atendimento e faz uma marcação. 

Tudo isso sem custo adicional em relação ao prêmio do seu seguro saúde. Ou seja, a sua mensalidade e dos seus dependentes continua a mesma com ou sem o uso da telemedicina. Isso só irá variar caso haja algum destaque sobre o tema, como coparticipação, em que você paga um valor pelo uso do plano de saúde, no seu contrato.

Como agendar uma consulta online? 

Se você não tem seguro saúde, muito provavelmente precisará recorrer a uma lista de profissionais e contactá-los para entender a sua disponibilidade para este tipo de serviço. Isso ocorre da mesma forma como você entra em contato para agendar a consulta ou saber o preço dela. 

Agora, com o plano de saúde em dia você vai até o site da sua operadora e busca por saúde online ou telemedicina. Siga o passo a passo para começar a sua consulta de maneira imediata, em lista de espera, ou faça um agendamento com um especialista. 

Tenha um Seguro Saúde com atendimento online

Saúde online é uma realidade e está cada vez mais acessível para todos. Porém, para ter acesso, é preciso ter um plano de saúde. Se você ainda não tem, faça uma cotação aqui no site da Bidu, com as principais opções de plano de saúde do mercado. 

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 13/12/2021

 

Deixe uma resposta