Skip to main content

Como comparar Seguro de Vida?

Por 30 de agosto de 2021Vida e Saúde
comparar seguro de vida

Está procurando um seguro de vida? Então, saiba que existe uma porção de detalhes para tomar cuidado ao fazer uma simulação. Por isso, ao comparar seguro de vida, você aumenta a chance de encontrar aquele que seja mais adequado à sua realidade. Nada como garantir o produto certo, não é mesmo?

Portanto, neste post, vamos dar algumas dicas que auxiliam você a como comparar diferentes seguros de vida. Acompanhe! 

Cotação online de Seguro de Vida

O que é Seguro de Vida?

O seguro de vida visa proteger o segurado e sua família de algum momento inesperado. É um produto que garante uma segurança financeira em certas eventualidades. Sobretudo naquelas situações difíceis de se enfrentar, como acidente ou morte. 

Assim, o seguro de vida fornece uma indenização para evitar que você e seus beneficiários passem por apertos financeiros. Em suma, o objetivo do seguro é não deixar o segurado e demais parentes desamparados quando surgir algum imprevisto. 

Pensou que o seguro não oferece muitas coberturas? Pois não é bem assim. Na verdade, o seguro de vida é muito além do que cobrir morte ou invalidez do segurado. 

Então, o seguro de vida oferece várias coberturas, como:

Pode parecer que o seguro de vida é caro. Porém, o valor a ser pago depende de algumas condições. No entanto, ele não costuma ter um valor salgado como parece, se levarmos em conta todos os seus benefícios. 

Agora vamos entender como comparar seguro de vida para encontrar aquele que seja o melhor dentro do seu perfil. 

Afinal, como comparar Seguro de Vida?

Quer saber como comparar seguro de vida? Listamos algumas dicas para te ajudar a conseguir achar o seguro que deseja, de acordo com as suas preferências. Confira: 

Coberturas escolhidas

Quando estiver fazendo uma cotação de um seguro de vida, note que existe a opção de cobertura básica e coberturas adicionais. 

Portanto, há a possibilidade de rechear o seguro com as coberturas que entender serem úteis às suas necessidades. Deixando livre para escolher desde um seguro de vida mais simples até um com pacote completo. 

Para comparar seguro de vida, um dos primeiros passos é escolher coberturas adicionais e fazer simulações em diferentes seguradoras. Inclusive, nem toda seguradora possui o mesmo cardápio de coberturas adicionais. Portanto, vale ficar atento. 

Quando escolher as coberturas, evite ficar inflando muito o seu seguro de vida. O motivo? Isso acaba encarecendo o valor do seguro. Por isso, recomenda-se escolher as coberturas personalizadas à sua realidade, na busca pelo custo-benefício desejado. 

Além disso, é importante o interessado se informar sobre as coberturas que for contratar. Procure saber a respeito das condições (indenização, carência, etc), das franquias e, em especial, o valor de cada cobertura. Dessa forma, consegue ter uma análise melhor do que cada seguradora oferece ao consumidor, facilitando na hora da tomada de decisão. 

Valor do seguro

Quando for comparar seguro de vida, saiba que o valor depende de alguns fatores, como idade, profissão e predisposição a doenças.  Assim, é imprescindível fornecer informações corretas para descobrir o preço do seguro corretamente. Inclusive, constará os custos das coberturas adicionais, levando o valor a variar entre as seguradoras. 

É comum enxergar o seguro de vida como mais um gasto dentro do seu orçamento familiar. Porém, o seguro deve ser entendido como um investimento. Por quê? Pois o seguro serve também como um planejamento financeiro a longo prazo. Caso venha acontecer algum problema, conseguirá usar a indenização do seguro para não passar apuros. 

Por exemplo, se trabalhar como autônomo e vir a quebrar um braço, pode ficar impedido de exercer a sua função e manter a sua renda. Entretanto, as contas não dão um refresco e vão continuar chegando. Como se trata de um acidente, é possível resolver isso se tiver contratado a cobertura de incapacidade temporária do seguro de vida. 

Isso que não levamos em consideração os custos com o médico. Essa é outra circunstância que poderia estar assegurada pela cobertura de despesas médicas-hospitalares. 

Por isso, vale identificar quais coberturas se encaixam com o seu cotidiano. Assim, consegue se precaver de algum incidente no futuro. 

Não escolha o seguro de vida levando em conta somente o preço mais barato. Na realidade, priorize se a seguradora oferece uma boa confiança e garanta todas as vantagens que estiver procurando no seguro. 

Dica: busque estar ciente dos valores sobre a franquia, a participação do segurado em alguma cobertura. Ao saber os custos que pode precisar pagar, evita surpresas e transtornos numa ocasião difícil. 

+ Como funciona o Seguro de Vida resgatável?

Dependentes

Caso tenha dependentes financeiros, ter um seguro de vida é essencial pensando no futuro de sua família. Na hipótese do falecimento do segurado, como fica a situação dos beneficiários? Isso deve ser analisado ao contratar um seguro de vida. 

Neste cenário, existiria a necessidade de uma reorganização financeira dos custos mensais dos dependentes. Isto é, alimentação, moradia, educação, transporte e demais gastos básicos. Portanto, com o seguro, haveria uma indenização para a família conseguir recomeçar. 

Portanto, o consumidor deve dar uma atenção ao limite máximo oferecido pelo seguro. O limite seria o valor de indenização que o seguro paga aos dependentes. Porém, o segurado tem o poder de escolha de quanto o seguro cobre numa cobertura, desde que respeite as condições da operadora. 

Ou seja, ao comparar seguro de vida, verifique os limites máximos de diferentes seguradoras. 

Escolha um limite que corresponda entre dois a três anos de sua renda mensal, o que aconteceria numa ausência. Pense no número de dependentes, certo? Embora, vale saber: se preferir um valor mais baixo, deixa o prêmio (valor do seguro) mais em conta. 

Perfil

Aqui, o interessado deve informar a sua profissão, a sua idade e seu estilo de vida ao fazer uma simulação de seguro de vida. Pode parecer chover no molhado, mas quanto mais próximo saber do que realmente precisa, mais útil o seguro de vida vai ser. 

Como exemplo, se trabalhar em um local que ofereça riscos, como a linha de produção de uma indústria, vale pensar na cobertura de invalidez permanente. 

Ainda não tem um plano de saúde? Adquirir a cobertura de despesas médicas pode ser interessante. No caso de sua família ter um histórico de doenças, como câncer, cabe contratar a cobertura de doenças graves. 

+ Seguro de vida ou plano de saúde: qual escolher?

Aliás, uma pessoa fumante teria um seguro de vida mais caro do que uma não fumante. Então, não existe um seguro de vida padrão a um público, cada pessoa consegue personalizar o plano conforme às suas necessidades e seu perfil. 

Reputação da seguradora

Você conhece a empresa que está cotando o seguro? Se tiver dúvidas, há formas de descobrir a reputação dela e confirmar a confidencialidade que ela apresenta. 

Não apenas isso, ao comparar seguro de vida, fique de olho no atendimento e avaliação dos clientes para conhecer a empresa. Para saber como fazer isso, separamos algumas dicas: 

  • Faça uma boa análise do site da empresa, veja se há canais de contato; 
  • Saiba a nota que ela recebeu no site Reclame Aqui; 
  • Confira a avaliação dos clientes, seja na internet ou com conhecidos; 
  • Verifique o índice de soluções dos problemas; 
  • Perceba a qualidade e agilidade do atendimento ao simular o seguro; 
  • Confirme se ela é uma seguradora habilitada na Susep

Seguro de Vida

Agora você já sabe como comparar seguro de vida, quer saber como encontrar um seguro de vida para você? Faça já uma simulação com a Bidu Corretora e descubra o melhor seguro de vida para você e toda a sua família estarem protegidos! 

+ Por que é importante ter um Seguro de Vida?

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 30/08/2021

Deixe uma resposta