Skip to main content

Você já ouviu falar em Seguro de Moto para empresas?

Por 22 de junho de 2021Mobilidade
seguro de moto para empresa

Sua empresa possui uma frota de motos? Então sabia que é possível fazer seguro de moto para empresa por um custo mais baixo do que se fizesse individualmente? Quase todas as seguradoras dispõem de seguros para frotas, seja de motos, carros, ônibus ou caminhões. Entretanto, o único requisito é que seja acima de cinco veículos.

Cotação online de Seguro Moto

Tipos de Seguro de Moto para empresa

Existem dois tipos de seguro de moto para empresa. Na realidade, o que muda é a forma do pagamento do prêmio do seguro:

Grupos de afinidade

O empregador ou um grupo de empregado ou associados contratam o seguro.  Assim, a apólice é única. Porém, a seguradora emite certificados de seguro individuais e distribui para todos os integrantes do grupo. Os pagamentos podem ser feitos individualmente por cada segurado do grupo. Outra opção é integralmente pelo administrador ou empregador, além de poder dividir entre as partes.

Apólices coletivas

A apólice é emitida para uma única pessoa, seja ela jurídica ou física, a proprietária da frota. Portanto, nos casos de apólices coletivas para pessoas jurídicas, é possível incluir também os veículos dos diretores e das empresas subsidiárias ou coligadas. O pagamento é feito apenas pela pessoa ou empresa contratante.

Cobertura semelhante à de um seguro normal

Em ambos os casos, o seguro é exatamente igual ao convencional. Possui a cobertura compreensiva que engloba indenizações para:

  • Roubo;
  • Furto;
  • Incêndios;
  • Alagamentos;
  • Perdas total ou parcial;
  • Além de coberturas para danos materiais e corporais de terceiros, indenização para passageiros.

Também estão disponíveis:

  • Carro reserva;
  • Coberturas para danos morais e lucros cessantes;
  • Assistência 24 horas;
  • Cobertura para vidros, faróis, lanternas e retrovisores, equipamentos e acessórios contidos nos veículos da frota, entre outros.

Análise do perfil do grupo

Apesar de contar com vários condutores diferentes, o perfil de uso de uma frota é parecido para todos. Por isso, ao fazer seguro de moto para empresa, as seguradoras avaliam o risco geral, e não individual, para compor o preço final do prêmio.  Assim, as principais perguntas para isso são:

  • A empresa utiliza a moto para entregas ou visitar clientes?
  • Qual tipo de entrega?
  • Quais são os modelos das motos utilizadas?
  • Qual o CEP de circulação?
  • Idade média dos condutores?
  • A empresa tem histórico de sinistros?

Uma frota de motocicletas usadas para visitas a clientes em cidades pequenas vai pegar bem menos do que outra usada para entregas em uma grande metrópole. Outro fator que influencia o custo do seguro é o tamanho da frota: quanto maior for, maior será o desconto no preço final.

A importância de um Seguro de Moto para empresa

O seguro para motos é de grande importância para uma empresa em razão de as motocicletas estarem mais sujeitas a acidentes. Além de dependerem muito mais da habilidade do condutor, as motos estão expostas no trânsito e trafegando de maneira mais arriscada.

Assim, mesmo que os condutores da empresa sejam prudentes, o risco de sofrer um acidente é maior. Prova disso são as indenizações pagas pelo DPVAT, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Segundo a administradora responsável, 75% das indenizações pagas são decorrentes de acidentes com motociclistas.

+ 8 dicas para escolher o melhor seguro de moto

Roubo de Motos

Como se não bastasse, o roubo e o furto de motos acontecem mais do que com os automóveis. Portanto, esse é mais um ponto negativo na conta do preço do seguro. Em grandes centros, é praticamente impossível circular com alguns tipos de motos sem seguro, tamanho o risco. 

Outras coberturas são importantes

O maior risco de sofrer acidentes e ser roubado ainda não são suficientes para fazer seguro de moto? Então temos outros argumentos para você se convencer. A cobertura para terceiros, por exemplo. Esbarrou e danificou o carro de outra pessoa? O seguro de moto indeniza. Atropelou e feriu um pedestre desatento que atravessou fora da faixa? O seguro também lhe dará cobertura.

E se um colaborador da empresa sofre uma queda com a moto da frota? O seguro lhe dará indenização em casos de invalidez temporária e permanente. Sem falar na Assistência 24 horas, que dará suporte ao funcionário em caso de panes em qualquer lugar do Brasil.

Faça sua cotação com a Bidu

Então, pra saber se é viável fazer o seguro de moto para a empresa é importante começar sabendo o preço. A Bidu trabalha com as principais seguradoras do mercado e tem uma plataforma descomplicada para você fazer a sua cotação.

Cotação online de Seguro Moto

Última atualização em 22/06/2021 

Deixe uma resposta