Skip to main content

Motivos para ter um Seguro de Moto

Por 18 de junho de 2021Mobilidade
por que fazer seguro de moto

Por que fazer seguro de moto? Se você é motociclista, já deve ter feito este questionamento. Tradicionalmente, ele é mais caro do que o seguro de carros devido ao risco maior. Porém, o seguro de motos vai muito além da cobertura em caso de acidentes, roubos ou furtos. Com ele, você estará amparado em muitas outras situações. Inclusive quando estiver em casa com a moto parada.

Cotação online de Seguro Moto

Por que o Seguro de Moto é mais caro?

Vamos entender porque ele custa mais caro do que o de outros veículos? A principal razão é que as motocicletas estão mais sujeitas a acidentes. Além de dependerem muito mais da habilidade do condutor, as motos estão expostas no trânsito, trafegando de maneira mais arriscada. Então, mesmo que você seja um motociclista prudente, o risco de sofrer um acidente é maior.

Prova disso são as indenizações pagas pelo DPVAT, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Segundo a administradora responsável, 75% das indenizações pagas são decorrentes de acidentes com motociclistas.

Roubos de motos acontecem mais

Como se não bastasse, as motos são mais roubadas e furtadas do que os automóveis. Portanto, este é mais um ponto negativo na conta do preço do seguro. Em grandes centros, é praticamente impossível circular com alguns tipos de motos sem seguro. É o caso das big trails da BMW, muito visadas na Grande São Paulo, por exemplo.

Muito além da cobertura para roubos e acidentes

O maior risco de sofrer acidentes e ser roubado ainda não foram suficientes para responder “por que fazer seguro de moto?”. Então temos outros argumentos para você se convencer. 

A cobertura para terceiros, por exemplo. Esbarrou e danificou o carro de outra pessoa? O seguro de moto indeniza. Atropelou e feriu um pedestre desatento que atravessou fora da faixa? O seguro também lhe dará cobertura.

E não é só! Para aqueles que adoram pegar a motoca e cair na estrada aos fins de semana, as apólices para motos oferecem assistência 24 horas gratuita com:

  • Socorro mecânico e elétrico;
  • Chaveiro;
  • Pane seca;
  • Carga para bateria.

Não deu para resolver? É só rebocar a moto para casa ou oficina mais próxima. Vai fazer uma viagem em grupo pela América do Sul? Fique tranquilo, pois é possível estender a cobertura para todo o Mercosul.

Capacete, jaqueta e botas protegidos

Outra vantagem importante do seguro moto é a opção de adicionar a cobertura para os acessórios e equipamentos que normalmente não custam pouco: 

  • Bagageiros;
  • Botas;
  • Macacões;
  • Luvas;
  • Capacetes;
  • Jaquetas;
  • Intercomunicadores. 

Além disso, se a sua moto for nova, tem a garantia de indenização do valor de outra zero quilômetro pelo período de seis meses em caso de perda total.

Por fim, companhias como a Porto Seguro oferecem cobertura até para a residência do segurado. Ela ofecere serviços emergenciais e de manutenção para:

  • Eletrodomésticos;
  • Encanador;
  • Chaveiro;
  • Reparos elétricos e hidráulicos;
  • Helpdesk;
  • E até limpeza de calhas.

Como baratear o Seguro de Motos?

Então, agora que você já entendeu por que fazer seguro de moto, vamos falar de valores.

Caso as primeiras cotações tenham ficado caras, você pode começar excluindo coberturas e serviços que podem ser desnecessários para o seu perfil de uso. Assim, é possível reduzir algumas coberturas obrigatórias ao valor mínimo permitido. Outra medida importante é a instalação de um rastreador em modelos que são muito roubados.

Cobertura não compreensiva é uma opção

Você tem um perfil de condução mais tranquilo e evita transitar em alta velocidade nos corredores? Então, talvez seja o caso de optar apenas pela cobertura para roubos e furtos. Para motociclistas que dificilmente viajam, excluir a assistência 24 horas ajuda a economizar. Entretanto, para quem vai longe o serviço é quase obrigatório.

Escolha a moto certa

Finalmente, o mais importante, é a escolha da motocicleta. Hoje, os modelos custom são os menos visados para furtos e tendem a pagar um seguro mais baixo. Porém, motos esportivas, Naked e Big Trail são ímã de ladrão nas grandes metrópoles. Porém, não atraem tantos criminosos em cidades menores.

Avalie o custo benefício

Mas então por que fazer seguro de moto se ele é caro?

No final das contas, é o custo benefício que vai determinar a viabilidade de se fazer um seguro para a sua motocicleta. Seguro de moto é caro? Depende. Para motos de alto valor ou para as pequenas em financiamento, muitas vezes vale a pena o investimento. Entretanto, em outros casos, quando o valor fica muito próximo do preço da moto, realmente não é um bom negócio.

Faça sua cotação com a Bidu

Para saber se é viável fazer o seguro da sua motocicleta é importante começar sabendo o preço. A Bidu trabalha com as principais seguradoras do mercado e tem uma plataforma descomplicada para você fazer a sua cotação. 

Cotação online de Seguro Moto

Última atualização em 18/06/202

 

Deixe uma resposta