Skip to main content

Seguro de casa pré-fabricada – Entenda como ele funciona

Por 5 de abril de 2021Residencial e Lazer
seguro de casa pré-fabricada

Fazer um seguro residencial significa ter mais tranquilidade caso algum imprevisto ocorra. Além disso, é uma alternativa que contribui até mesmo para o bolso do segurado. Mas como será que funciona o seguro residencial para casa pré-fabricada? É diferente do seguro para imóveis tradicionais? E o valor desse seguro? É mais caro?

Para sanar essas e outras dúvidas, a Bidu preparou este conteúdo. Então, acompanhe as principais informações!

Cotação online de Seguro Residencial

O que são casas pré-fabricadas?

As dúvidas quanto às possíveis diferenças na aquisição de um seguro residencial para uma casa pré-fabricada não são em vão. Afinal, estamos falando de casas que têm processo de construção totalmente diferente quando comparado ao empregado nas casas de alvenaria.

As casas pré-fabricadas são “montadas” a partir de módulos. Eles são produzidos em escala industrial, daí a rapidez impressa em suas construções. Portanto, isso também tem relação direta com os custos mais baixos de mão de obra e materiais.

Feitas com madeira, concreto ou mesmo aço, as casas pré-fabricadas não estão livres dos processos burocráticos que as casas de alvenaria comum precisam enfrentar.

Mesmo tendo características tão distintas, devem contar com a presença de um responsável técnico. Assim, também é preciso fazer estudos topográficos e de todos os documentos exigidos pela prefeitura local.                                    

É importante saber de tudo isso – e de muitos outros aspectos relacionados a esse tipo de imóvel. Assim, dá para entender como funciona a aquisição de um seguro residencial para uma casa com essas características.

O Seguro de casa pré-fabricada é ou não é mais caro?

Mas, antes mesmo de prosseguir com mais informações sobre o tema, a grande pergunta é: o seguro de casas pré-fabricadas é mais caro?

Sim, o seguro residencial para casas pré-fabricadas pode custar mais. Esse tipo de imóvel tem maior risco de sinistro se comparado com as casas de alvenaria. 

Portanto, quem já consultou os tipos de coberturas apresentadas por um seguro residencial sabe que o imóvel pode ter a cobertura contra incêndio, queda de raios e explosão. 

Pois bem, uma casa pré-fabricada será uma casa com maior risco de sofrer com incêndio. Isso porque esse tipo de material é de fácil combustão. 

Esse fato, por si só, já explica a diferença no preço do seguro residencial. Porém, é importante saber que há outras questões para levarmos em conta no momento de calcular o valor. 

Assim como ocorre com os imóveis de alvenaria, a seguradora define o preço do seguro depois de ter informações sobre:

  • Valor do imóvel e da indenização;
  • Quantidade de coberturas contratadas (o seguro residencial permite a “personalização” do produto mediante a necessidade de cada consumidor);
  • Tipo do imóvel;
  • Franquia;
  • Equipamentos de segurança, entre outros aspectos.

Seguro acessível

Entretanto, a boa notícia é que mesmo sendo mais caro do que um seguro residencial para casa de alvenaria, o preço do seguro para casa pré-fabricadas continua sendo acessível. Portanto, isso confirma a “fama” que os seguros residenciais têm no mercado de serem bem mais baratos do que os demais tipos de seguros como, por exemplo, os de veículo.

Os seguros residenciais, em geral, não passam de 1% do valor de reconstrução do imóvel. Dessa forma, é possível contar com essa segurança que ainda traz outros benefícios que contribuem para a economia.

Você sabia, por exemplo, que ao contratar um seguro residencial é possível contar com as assistências 24 horas?

Sim, a maioria dos planos oferecidos no mercado conta com esse benefício. Ele inclui vários serviços emergenciais que o segurado tem direito gratuitamente como: 

  • Serviços elétricos;
  • Hidráulicos;
  • Chaveiro;
  • Desentupimento, entre muitos outros.

Eles ficam à disposição dos clientes e trazem o conforto que todo mundo espera ter quando imprevistos assim acontecem. Além disso, contribuem para o bolso do segurado, já que não precisam pagar pela contratação desses tipos de atendimentos isoladamente. Aliás, dependendo do tipo de serviço contratado, o valor gasto pode chegar ao que o consumidor vai pagar para adquirir o seguro residencial. Pois é! Então, vale a pena saber mais sobre o preço de um seguro residencial! 

Seguro Residencial

O seguro residencial é uma proteção que você contrata quando se pensa na estrutura do imóvel e também em todos os bens que estão dentro dele. 

Portanto, são várias as coberturas disponíveis no mercado, contra diversos tipos de riscos. O segurado tem a paz e a tranquilidade de saber que se algo acontecer ele vai receber a indenização, conforme consta na apólice do seguro. 

Assim, além da cobertura básica, que é a proteção contra danos causados por incêndio, queda de raio ou explosão, é possível escolher diversas outras coberturas. Dá para personalizar o seguro residencial de acordo com as necessidades de cada pessoa (e do seu imóvel, claro!). 

Principais coberturas

Agora que já vimos que seguro para casa pré-fabricada pode ser mais caro, vamos relembrar as principais coberturas do seguro residencial.  

Danos elétricos

Cobre o valor de aparelhos que tiveram curto circuito ou sofreram danos por outra ocorrência de natureza elétrica.

Roubo e furto

Indeniza o segurado em casos de roubo ou furto qualificado (são aqueles em que ocorreu rompimento de barreira, como janelas ou portas) de eletroeletrônicos e eletroportáteis.

Vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo

Caso algum desses fenômenos naturais ocorram, o segurado é indenizado.

Queda de aeronaves e impacto de veículos

Sim, há cobertura até mesmo para o caso de queda de avião ou impacto de veículo.

Desmoronamento

O seguro faz a indenização no caso de desmoronamento total ou parcial que aconteça de forma imprevista.

Responsabilidade civil familiar 

A indenização de responsabilidade civil familiar ocorre quando há danos causados a terceiros por membro da família, animal de estimação ou outros. 

Caso você ainda não tenha feito uma cotação de seguro residencial, a Bidu pode ajudar de um jeito muito simples, na verdade, descomplicado! 

Então, aproveite esta oportunidade e conheça as vantagens oferecidas pelo seguro residencial, uma aquisição que vai trazer mais tranquilidade para o seu dia a dia. 

 

 Última atualização em 05/04/2021

 

 

 

Deixe uma resposta