Skip to main content

Viagens internacionais: destinos para brasileiros em tempos de coronavírus

Por 7 de abril de 2021Viagem
países liberados para brasileiros

Quando poderemos viajar novamente? Essa é uma das perguntas que nos fazemos, agora, depois de tanto tempo vivendo as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Estamos buscando alguma esperança de que nossas atividades poderão voltar ao normal, com segurança e saúde para todos. Mas quais são os países liberados para brasileiros?

A boa notícia é que aprendemos algumas alternativas. Porém, elas ainda exigem certo esforço e algumas limitações. E viajar é uma delas! 

E para você que já se sente mais seguro em retomar os seus planos, preparamos este artigo. Assim, você pode planejar uma viagem internacional, em países liberados para brasileiros em tempos de coronavírus. 

Cotação online de Seguro Viagem

É possível fazer viagens internacionais em tempos de coronavírus?

A resposta para essa pergunta não é tão simples. Porém, isso não quer dizer que você não possa se planejar. A verdade é que devido às incertezas e as oscilações em relação ao processo do vírus em cada país, as orientações não são únicas ou imutáveis. 

Ou seja, hoje um país que esteja com as suas fronteiras abertas para turismo e com um excelente controle de contaminação entre os seus habitantes. Porém, ele pode não estar do mesmo jeito nas próximas semanas, e acabar por restringir as atividades.   

Apesar disso, países de diferentes continentes conseguiram agir de uma forma mais eficaz e afastaram um pouco essa preocupação, como vamos ver mais para frente. Isso quer dizer que apenas quando a pandemia tiver um fim, o mundo estará mais preparado para transitar com liberdade. 

Vale ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos específicos, não recomendam essa exposição antes que se declare o fim da pandemia. Mesmo que não haja uma restrição mais dura ou punição. 

Destinos internacionais para viajar durante a pandemia

Para quem quer saber quais são os países liberados para brasileiros, essa pergunta não tem uma resposta simples.

Como mencionamos, não é possível afirmar que a sua entrada em um país que hoje se comporta bem diante da pandemia, vai aceitá-lo no momento da sua viagem. Mas trouxemos aqui algumas informações que podem ajudá-lo a compreender melhor como agir:

  • Praticamente todos os países exigem a apresentação de um teste com resultado negativo para a COVID-19. Ele tem que ser feito com até 72 horas de antecedência, para a sua entrada no país. Inclusive, a exigência para esse teste é uma prática dentro dos aeroportos, pelas companhias aéreas, para efetivar o embarque e desembarque. Esse processo pode ser exigido também para o seu trânsito pelo local, como em pontos turísticos, dependendo do empenho no isolamento naquele momento;
  • Países da Europa como Reino Unido e Irlanda exigem que você faça uma quarentena de até 10 dias ao chegar no local. Ou seja, não é possível transitar pelo país após a liberação da entrada;
  • Países como Itália, França, Austrália e Canadá só permitem a entrada de estrangeiros que comprovem a residência no país;
  • Portugal tem realizado severas restrições e prazos específicos para o recebimento de turistas de qualquer localidade.;
  • Nos Estados Unidos, destino comum entre os brasileiros, as restrições são ainda mais severas. Hoje, não é possível entrar se você transitou em solo brasileiro nos últimos 14 dias, além do teste negativo para o novo coronavírus;
  • Colômbia, Argentina, Chile e outros vizinhos, estão oscilando em suas restrições em relação a turistas, em especial brasileiros.

Confira países liberados para brasileiros

Uma ferramenta muito interessante para quem pensa em viajar é o site da Skyscanner. Ele mapeia em tempo real, essas informações de entrada e saída de turistas brasileiros ou de qualquer outra localidade. Lá você também pode ver quais restrições estão sendo impostas. 

Ou seja, você consegue entender se hoje determinado país está com restrições leves, moderadas ou fortes, e tomar uma decisão com mais segurança.

Viagens internacionais: quais cuidados tomar? 

Há outras regras que precisam ser respeitadas por qualquer pessoa que deseja viajar em tempos de coronavírus, seja para um destino internacional ou nacional

Veja as dicas para você ter uma viagem sem estresse:

Use máscara

Em todos os momentos você precisará respeitar a condição do uso de máscara obrigatório. Seja dentro do voo ou no seu local de destino. Para isso ser ainda mais seguro para você, prefira as máscaras do tipo N95, aquelas usadas por profissionais de saúde, com filtragem padrão hospitalar. O Face Shield, aquela espécie de escudo de plástico, também é uma boa opção, além da máscara.

Álcool em gel

Tenha sempre em sua bagagem de mão e na mala de viagem o seu álcool em gel. Muitos lugares já disponibilizam o produto gratuitamente. Porém, você precisará usar com frequência, então não deixe de levar esse item essencial.

Teste

Não deixe de agendar o seu teste para detectar a COVID-19 com antecedência. Lembre-se que você precisará desse comprovante para viagens internacionais e nacionais.

Leve o seu lanche e água

Outra dica valiosa é você ter sempre o seu próprio lanche à mão também. Assim você evita precisar interagir com outras pessoas ou se expor desnecessariamente. Aqui a dica é especial para o momento do voo, pois as companhias aéreas estão restringindo o modelo de serviço de bordo convencional.

Não se atrase

Por conta dos novos tempos de coronavírus a recomendação é que você chegue ao aeroporto com até quatro horas de antecedência para voos internacionais e duas horas para voos nacionais. E não deixe de respeitar as regras de distanciamento impostas tanto no aeroporto quanto dentro da aeronave. Evite as filas e espere a sua vez correta de embarcar e desembarcar, por exemplo.

Seguro Viagem

Faça o seu seguro viagem e tenha mais tranquilidade durante o seu trajeto. Como é de conhecimento, há países que sempre só permitiram a entrada de turistas com a posse de um seguro viagem. Hoje esse item é fundamental. Só assim você tem acesso a serviços de saúde no seu local de destino e conta com outros apoios, como reembolso por mala extraviada e indenização contra cancelamentos e atrasos.

Para contratar o melhor seguro viagem para o seu perfil e de acordo com as suas necessidades, faça uma cotação on-line aqui no site da Bidu, e tenha as melhores opções do mercado. 

 

 Última atualização em 07/04/2021

 

 

 

              

 

Deixe uma resposta