Skip to main content

Como utilizar Seguro de Vida ainda em vida?

Por 1 de abril de 2021Vida e Saúde
utilizar seguro de vida

Quando se fala sobre o seguro de vida, ele costuma estar associado àquelas horas difíceis, como a perda de um parente próximo. Mas ele não se resume somente a isso. Você sabe que é possível utilizar seguro de vida ainda em vida e aproveitar uma série de vantagens?

Isso mesmo! O seguro de vida pode servir como um apoio em diversos momentos complicados. Sobretudo para dar um respiro ao seu bolso. Então, chega de passar apertos, certo?

Neste artigo, nós vamos explicar os benefícios de se utilizar seguro de vida ainda em vida, acompanhe! 

Cotação online de Seguro de Vida

O que é um Seguro de Vida?

O seguro de vida é uma proteção para você e todas as pessoas que te amam. É um produto que visa fornecer um conforto financeiro em momentos que somos surpreendidos, como acidentes ou morte. 

Por isso, o seguro de vida garante uma segurança ao segurado e demais familiares. Ele disponibiliza uma indenização nessas situações delicadas.

Em resumo, é um companheiro para não deixar nem você e nem os seus beneficiários desamparados quando houver algum imprevisto.

Diferente do que pensam, o seguro de vida não é caro. Entretanto, o custo do seguro depende de alguns fatores. Entre eles está a idade e estilo de vida. Na realidade, o seguro de vida deve ser entendido não como um gasto extra, mas sim como um investimento

Afinal, como é possível utilizar Seguro de Vida ainda em vida?

Como percebeu, utilizar seguro de vida é muito além dos casos de morte natural ou acidental. Esta cobertura, aliás, faz parte do plano básico. Ou seja, é obrigatória quando se contrata um seguro de vida.

Ok, chega de mistério. Mas como utilizar seguro de vida ainda em vida? Listamos alguns exemplos para esclarecer como é possível desfrutar dos benefícios do seguro de vida. Confira: 

Invalidez

A cobertura de invalidez total ou parcial por acidente é uma das coberturas adicionais do seguro de vida. Nela, o segurado recebe uma indenização se não conseguir retornar às funções anteriores que exercia. 

Então saiba que é considerado invalidez uma lesão física, redução ou impotência funcional definitiva total ou parcial de membro ou órgão, caso o acidente em questão for coberto.

O afastamento do trabalho pode, inclusive, dificultar não somente a vida financeira, mas à procura de um novo trabalho. Neste sentido, o seguro de vida serve como um grande auxílio para enfrentar esse momento. 

Reembolso de doenças graves

Doenças graves é o nome de outra cobertura adicional. Achou estranho? É simples: o seguro de vida garante o ressarcimento se o segurado atestar para uma doença grave. 

Então vamos citar algumas doenças graves que o seguro de vida cobre: 

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Câncer
  • Doença de Alzheimer; 
  • Esclerose múltipla; 
  • Infarto agudo do miocárdio; 
  • Insuficiência renal;
  • Paralisia de membros;
  • Parkinson; 
  • Transplante.

Essas situações requerem um cuidado mais do que especial com a saúde. Entretanto, ninguém gostaria de ficar pensando em despesas e custos a pagar nessas horas. Para isso, o seguro de vida está presente. 

Diária por Incapacidade Temporária

Como o próprio nome diz, é uma cobertura para assegurar os ganhos diários que o segurado teria direito, na impossibilidade dele não poder trabalhar. 

Muito indicado a profissionais liberais e autônomos, que trabalham sozinhos. Isso porque eles ficariam desfalcados financeiramente ao não estarem aptos às profissões que exercem. 

Isso serve tanto para o caso de doenças (diferente das doenças graves, ok?) quanto para o de acidentes. Vale para alguma cirurgia de rotina, tratamento ou emergência que o afaste provisoriamente. 

Inclusive, quem for registrado como CLT pode ter a cobertura ao utilizar seguro de vida. 

Mas tenha atenção na apólice (contrato) para saber quantas diárias, além do valor exato que o seguro de vida cobre. Esta ajuda pode ser o respiro enquanto se recupera em casa e evita que as contas se acumulem. 

Auxílio nos custos de saúde

Parece que é plano de saúde, não é? Na verdade, estamos falando de seguro de vida mesmo. Os dois têm diferentes produtos, porém, o seguro de vida também fornece assistência médica ao segurado. 

+ Seguro de vida ou plano de saúde: qual escolher?

Como exemplos, há duas coberturas para o segurado estar protegido em alguma eventualidade: a cobertura de despesas médicas e a cobertura de internação hospitalar

A primeira é conhecida como despesas médicas-hospitalares e odontológicas. O segurado receberia uma indenização se sofrer um acidente, desde que este esteja descrito na apólice. Porém, em vez de abrir o bolso, o seguro de vida entra em ação para cobrir os custos referentes ao médico ou dentista. 

Importante: confirme no contrato o valor limite que cada cobertura o indeniza. Evite surpresas, uma vez que você assinará o contrato para fechar o seguro de vida. 

Já a cobertura de internação hospitalar é para suprir os gastos quando estiver internado. 

Porém, há uma grande diferença do plano de saúde. O segurado e sua família podem fazer o que bem entenderem com a grana, não é necessariamente para o uso no hospital. Mas sim uma forma de substituir a renda, seja para o tratamento, medicamentos e, até mesmo, pagar contas de casa

Serviços para casa e animais

Ao utilizar seguro de vida, procure saber a respeito das assistências oferecidas pela seguradora. Por quê? Um cardápio de serviços pode ser contratado à parte. 

Conheça algumas assistências: 

  • Chaveiro;
  • Consulta veterinária;
  • Eletricista; 
  • Encanador;
  • Hospedagem pet;
  • Reboque e socorro de carro; 
  • Vidraceiro;
  • Vigilância. 

É possível contratar também uma ajuda para os filhos, na hipótese da mãe ter sido hospitalizada. Estes auxílios seriam contar com uma babá e o transporte escolar. 

Descontos e concorrer a prêmios

Sim, o seguro de vida oferece mais vantagens que muitos não sabem. Como descontos em farmácias, eventos culturais, clínicas de estética e outros pagamentos à vista. 

Além disso, há a possibilidade de concorrer a um sorteio mensal da Loteria Federal. Assim, o prêmio seria um título de capitalização com um valor pré-determinado. 

Portanto, informe-se com a seguradora para descobrir todos os benefícios que ela apresenta ao segurado. 

Resgate

Já ouviu falar sobre o seguro de vida resgatável? É um seguro de vida tradicional, mas com uma característica diferente. Na hora da contratação, o segurado pode escolher um prazo para pagar o seguro. Quando terminar esse período, é possível resgatar o dinheiro investido de todos os anos. 

Se o titular vai conseguir recolher o valor integral ou parcial, dependerá do que estiver estabelecido na apólice. 

Ou melhor, utilizar seguro de vida, neste caso, seria uma reserva financeira para ser usada em caso de emergência. 

Seguro de Vida

Agora você já sabe como utilizar seguro de vida ainda em vida, quer saber como encontrar um seguro de vida para você? Faça já uma simulação com a Bidu Corretora e descubra o melhor seguro de vida para você e toda a sua família estarem protegidos! 

+ É possível transferir Seguro de Vida?

 

Última atualização em 01/04/2021

 

Deixe uma resposta