Skip to main content

Quem inventou a motocicleta?

Por 7 de outubro de 2022Mobilidade
quem inventou a moto

É fato que as motocicletas fazem parte do dia a dia das cidades e não é de hoje.

Mas, acredite: saber com precisão quem inventou a moto não é nada simples, pois há duas teorias sobre o assunto e para cada uma delas há nomes relacionados à autoria.

A primeira teoria aponta que duas pessoas inventaram a motocicleta – e elas eram de diferentes países. Ou seja, não trabalharam lado a lado na criação desse meio de locomoção mas, sim, de forma independente.

Já a segunda teoria, que tem como base o surgimento da motocicleta com motor a combustão, apresenta outros dois nomes como os verdadeiros inventores.

Vamos conhecer as histórias sobre as duas teorias para saber sobre a história da motocicleta e quem inventou a moto de fato.

Cotação online de Seguro Moto

Teoria 1 sobre quem inventou a moto

Há historiadores que relatam que Sylvester Roper, nos Estados Unidos, e Louis Perreaux, na França, fabricaram, ao mesmo tempo, em 1869, um tipo de bicicleta equipada com motor a vapor. Um tipo de propulsão muito comum à época, principalmente em locomotivas e navios.

Mas, segundo informações, a invenção de ambos não obteve êxito. Isso principalmente em virtude de a motocicleta criada ser extremamente barulhenta e emitir cheiro desagradável, qualidades que incomodavam as pessoas e também assustavam os animais – os cavalos, por exemplo, que eram utilizados pelas pessoas para locomoção pelas cidades.

Diante disso, surgiram outras experiências na tentativa de adaptar um motor a vapor que fosse eficiente, que fizesse menos barulho e emitisse gases menos desagradáveis em veículos leves. Mas somente após duas décadas isso aconteceu.

Teoria 2 sobre quem inventou a moto

Os engenheiros Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach são quem inventou a moto nesta segunda teoria. Para os apaixonados por carros, tais nomes são familiares, afinal estamos falando da dupla que fundou a luxuosa marca Mercedes-Benz.

De acordo com as informações, eles construíram, na Alemanha, a primeira motocicleta em 1885. Era um veículo com quadro e rodas de madeira e com um motor de combustão interna desenvolvido pelo engenheiro Nikolaus August Otto.

É verdade dizer que esta teoria é a mais defendida, ou seja, Daimler e Maybach são efetivamente considerados os inventores da motocicleta.

A primeira motocicleta

Considerando a teoria 2, que credita a invenção da moto a Daimler e Maybach, a primeira motocicleta criada utilizava motor de quatro tempos (lembrando que o motor foi desenvolvido pelo engenheiro Nikolaus August Otto), desenvolvia 18 km/h de velocidade máxima e tinha potência de 0,5 cavalos – característica que permaneceu  até 1894.

A partir daí, o cenário mudou em virtude da chegada da fábrica de motores Hildebrand & Wolfmüller. Foi essa montadora que patenteou um modelo para comercialização na Alemanha, mais precisamente em Munique, fazendo aparecer a primeira motocicleta de produção em série do mundo.

Chegou, depois, a motoneta, ou scooter, famosa até hoje e também chamada de Vespa, inventada em 1902 por um francês – Georges Gauthier.

A história também reserva espaço para o sidecar, moto com uma roda lateral unida ao chassi por meio de um eixo. E, claro, para as motos produzidas pela Harley-Davidson que eram customizadas, em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, pelos soldados estadunidenses.

Foi aí que o mundo sobre duas rodas foi reinventado de uma vez por todas fazendo surgir no mercado empresas conhecidas até hoje como, por exemplo, Honda e Yamaha.

No Brasil

As motocicletas estão em nosso País há pouco mais de 70 anos, já que passaram a ser fabricadas pela empresa Monark no início dos anos 1950.

Nessa mesma década as motonetas Lambreta, Saci e Moskito surgiram em São Paulo, enquanto a Iso, a Vespa e o Gulliver, um ciclomotor,  começaram a ser fabricados no Rio de Janeiro.

Na década seguinte, a indústria de motos ficou praticamente parada no Brasil em virtude do crescimento da indústria automobilística. Por isso, somente no final da década de 70 e começo da de 80 montadoras como Yamaha e Honda surgiram no País.

+ Por que fazer seguro de moto?  

Cotação online de Seguro Moto

Última atualização em 07/10/2022

Deixe uma resposta