Skip to main content

Pressão alta: dicas para saber quando se deve ir ao pronto socorro

Por 15 de junho de 2022Vida e Saúde
pressão alta

Infarto e acidente vascular cerebral (AVC) são algumas das complicações de um problema que acomete muitas pessoas diariamente: a pressão alta.

Mas quando é indicado ir ao pronto socorro em busca de ajuda especializada? Outro detalhe: como a manifestação dos sintomas de pressão alta não é comum, o que é mais importante saber – e estar atento – para ir, no momento certo, ao pronto socorro?

Cotação online de Planos de Saúde

Pressão alta X consulta médica

A procura por um tratamento adequado por quem tem pressão alta (também comumente conhecida como hipertensão) pode ser dificultada. Isso porque trata-se de um problema que, muitas vezes, não é percebido pela pessoa.

Mas também é uma realidade os casos em que a pressão sobe muito, fazendo com que ocorra uma sobrecarga no sistema cardiovascular. Isso leva a pessoa a perceber que algo está errado mediante certos sintomas como, por exemplo, zumbido no ouvido e dor na nuca.

Diante de uma situação como essa, com a presença de sintomas, a procura por ajuda médica é mais do que indicada. Segundo os especialistas, a ajuda deve ocorrer o mais rápido possível para que as complicações sejam evitadas.

Sim, esses sintomas (dor na nuca e zumbido) e outros sinais (abaixo você encontra mais conteúdo sobre os sintomas de pressão alta!) podem determinar a ida ao pronto socorro. Estamos falando de uma doença que quando não é tratada pode levar a graves consequências.

Mas esta primeira dica dos especialistas para saber quando é o momento mais adequado para ir ao pronto socorro quando o quadro é de pressão alta não é a única.

Na verdade, o que os profissionais mais indicam a todas as pessoas é que levem uma vida saudável e façam um acompanhamento médico para a prevenção ou diagnóstico precoce da pressão alta.

Para isso, é sugerida a realização de visitas a um cardiologista. Ele poderá pedir exame, identificar fatores de risco e então orientar o paciente que pode até mesmo, preventivamente, iniciar um tratamento. 

Quais são os sintomas ou sinais de pressão alta?

Infelizmente, a pressão alta é silenciosa na maioria dos casos. Por isto, muitas vezes, os sintomas são evidentes apenas em casos graves. Daí a dica de manter os cuidados rotineiros com a saúde para diminuir as chances de ter esse problema que pode levar a situações graves como infarto, AVC e insuficiência renal.

O que dificulta mais é que, além de raros, a maioria dos sintomas de pressão alta é comum a várias outras condições. Isso faz com que as pessoas ignorem os sinais, sem dar a devida atenção aos cuidados ou mesmo à prevenção necessária.

Mas, segundo os especialistas, é importante estar atento aos seguintes sinais ou sintomas:

Dor no peito

A pressão alta é um fator de risco para o infarto, que tem como principal sintoma a dor no peito. Mas vale saber que nem todo desconforto torácico significa um problema cardiovascular.

De acordo com os cardiologistas, o desconforto se torna preocupante quando parece com um aperto no peito ou peso e quando dura mais de 10 minutos. Além disso,  não melhora com o uso de analgésicos, por exemplo. Outros sinais costumam acompanhar a dor no peito ligada a problemas de pressão e circulação: palidez, suor frio e sensação de desmaio.

Dor de cabeça

A dor de cabeça constante também pode ser um indicador de que a pressão sanguínea está se mantendo elevada por tempo demais. Mesmo sendo um sinal que pode ser motivado por problemas passageiros, como uma noite mal dormida, por exemplo, deve ser investigado.

Dor na nuca

Trata-se de um dos sintomas mais sugestivos para a hipertensão, pois poucas condições causam incômodo nessa área.

Zumbido no ouvido

Caso ocorra bloqueio para a circulação do sangue no ouvido interno, isso pode desencadear o zumbido no ouvido.

Fraqueza

Sensação que pode surgir quando há maior exigência e esforço por parte do coração.

Palpitações

As chamadas arritmias (coração acelerado) podem sinalizar esforço do músculo do coração, exercendo maior pressão para bombear o sangue. 

Sangramento nasal

A pressão elevada dos vasos sanguíneos dentro do nariz leva à ruptura, resultando em sangramento nasal.

Visão embaçada ou duplicada

A falta de foco visual é mais um indicativo da hipertensão, principalmente quando vem acompanhada por mais sintomas.

Enjoo

Náuseas e enjoos podem acompanhar sintomas como tontura e dores de cabeça em quadros de pressão alta descontrolada.

Quando a pressão é considerada alta?

Os valores da pressão alta passaram por ajustes nas mais recentes diretrizes adotadas. Mas, ainda é considerado valor alterado de pressão quando é maior ou igual a 140x90mmHg (ou 14 por 9). 

O que causa a pressão alta?

Em geral, a hipertensão surge por uma combinação de fatores. Porém, segundo o Ministério da Saúde, a hereditariedade responde por 90% dos casos.

De acordo com os cardiologistas, o estilo de vida também é um fator relevante que interfere no surgimento da hipertensão.

Os principais fatores de risco para o aparecimento da doença são, portanto:

  • Hereditariedade (quando os pais são hipertensos há mais chances de os filhos também serem);
  • Idade (idosos são mais propensos);
  • Ser fumante e/ou ingerir álcool em excesso (em ambas as situações as substâncias tóxicas podem afetar o aparelho cardiovascular);
  • Consumo de muito sal (este favorece a retenção de líquidos, dificultando a circulação do sangue);
  • Ter altos níveis de colesterol (colaboram para formar placas de gordura que entopem as artérias);
  • Obesidade;
  • Estresse (libera adrenalina e eleva a pressão).

Quando ir ao médico?

Diante dos riscos da pressão alta, monitorá-la é preciso como meio de prevenção.

Especialistas recomendam medições da pressão uma vez ao ano para quem completa 20 anos. Sim, a partir da segunda década de vida é importante consultar um médico e, entre outros exames, medir a pressão.

Já aqueles que têm predisposição ou fatores de risco devem fazer um acompanhamento mais frequente: duas vezes ao ano.

Mas, importante: passar por variações na pressão arterial não significa um diagnóstico fechado de hipertensão.

Por isso, é importante contar com especialistas para avaliar todo e qualquer quadro. Ou seja, manter os exames de saúde em dia é a melhor dica para ter a pressão alta distante, assim como muitos outros problemas.

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 15/06/2022

Deixe uma resposta