Skip to main content

Alerta: quais são os hábitos que prejudicam a sua saúde?

Por 2 de fevereiro de 2022Vida e Saúde
hábitos que prejudicam a saúde

Hábito, segundo o dicionário, significa maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo. Trata-se de uma maneira frequente de comportar-se.

Você já reparou quais são os hábitos que tem e que apesar de serem considerados normais podem colocar a sua saúde em risco?

Pois é, são vários os hábitos que prejudicam a saúde e que, por isso, devem ser eliminados do dia a dia. E quando falamos em saúde, é importante lembrar não apenas da saúde física como, também, da saúde mental.

Vamos conhecer aqui os hábitos mais comuns que precisam ser evitados para que a qualidade de vida prevaleça e a saúde esteja sempre em dia.

Cotação online de Planos de Saúde

Hábitos que prejudicam a saúde X atitudes para mudar

Muitas vezes as escolhas que fazemos não são conscientes ou mesmo adequadas para o nosso bem-estar físico e emocional.

E quando vivenciamos a experiência proporcionada por um hábito inconsciente, não nos sentimos culpados. Mas é importante estar alerta pois nem todos os nossos hábitos são inofensivos. Há vários bastante comuns que podem trazer grandes problemas para a saúde, conforme a seleção que você pode conferir a partir de agora.

1 – Poucas horas de sono

Uma saúde perfeita passa necessariamente por uma questão vital: ter um sono de qualidade. Dormir entre 7 e 8 horas é fundamental para evitar problemas de saúde como, por exemplo, enfermidades cardíacas, pressão alta, depressão, entre outros. Sem contar que uma pessoa que dorme pouco pode ter comprometida a capacidade de absorver informações e até mesmo de aprender.

Especialistas ainda reforçam um hábito que se tornou comum e que tem comprometido as boas horas de sono das pessoas: o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir. Estamos nos referindo a aparelhos que emitem uma luz azul que prejudica o sono e, consequentemente, a saúde. Já existem estudos que mostram a relação entre qualquer tipo de luz noturna excessiva e as doenças cardíacas, por exemplo.

Por isso, os médicos recomendam a eliminação desse hábito, alertando às pessoas para que interrompam o uso dos aparelhos pelo menos uma hora antes de irem para a cama. Caso seja um recurso usado por quem tem problemas para dormir, a dica é ler um livro impresso.

2 – Muitas horas sentado

Outro entre os hábitos que prejudicam a saúde é permanecer muitas horas sentado. Isso causa uma série de problemas, começando pela diminuição do metabolismo, fato que leva ao ganho de peso. Para evitar os problemas que podem surgir em virtude desse hábito é levantar e se movimentar por alguns minutos, fazendo isso a cada hora.

3 – Comer errado e comer rápido

Outra questão de relevância para quem deseja evitar problemas de saúde se refere à alimentação. É importante manter uma dieta equilibrada com, por exemplo, arroz, feijão, verduras e legumes e um pedaço de carne (dieta do brasileiro, considerada ideal para a nossa população).

Comer em excesso também pode causar danos sérios para a saúde como diabetes e pressão alta, assim como comer depressa também é inadequado.

Sim, a pessoa que come com rapidez engana o cérebro, pois este tem menos tempo para compreender que o organismo já está satisfeito. Assim, a pessoa não identifica que já está satisfeita e continua comendo, abrindo espaço para doenças como a obesidade.

Outro ponto de atenção: comer besteiras. Quando se come lanches, por exemplo, no lugar de uma dieta equilibrada, há grande chance de a pessoa desenvolver problemas sérios de saúde como colesterol alto que pode levar a consequências cardíacas.

A recomendação é simples: alimente-se com equilíbrio (conforme a dieta recomendada para a população brasileira) e respeite suas condições físicas, seu metabolismo e horários.

4 – Sol em excesso

Para além do visual bronzeado que muitas pessoas desejam, é preciso ter cautela com o bronzeamento artificial e com o sol propriamente dito. A recomendação é evitar tomar sol nos horários de pico e sempre usar protetor solar, mesmo no dia a dia das cidades. Isso evita acabar com a saúde da pele e, principalmente, para manter o câncer de pele distante. Detalhe: o uso do protetor solar é indicado pelos especialistas até mesmo para os dias nublados. Isso porque mesmo nessa condição há emissão de raios que podem ferir a pele.

5 – Tabagismo

Considerado por muitos especialistas o pior entre os hábitos que prejudicam a saúde, fumar tem impacto negativo direto em quase todos os órgãos do corpo humano. Ele pode ser responsável por várias doenças como enfisema, bronquite, AVC, problemas cardíacos, câncer etc. Além disso, contribui para o aumento do risco de tuberculose, problemas oculares e distúrbios imunológicos.

Mas quem fuma também prejudica aqueles que estão próximos, na convivência diária. Isso porque as pessoas que estão perto de alguém que fuma se tornam fumantes passivas. Isso significa que elas ficam propensas a desenvolver asma e até mesmo câncer de pulmão, por exemplo.

Há uma série de tratamentos para fumantes que desejam se livrar desse hábito que prejudica a saúde. Mas tudo começa com a vontade de pôr fim a essa dependência.

6 – Roer as unhas

Parece algo banal, não? Mas esse hábito é bastante comum em quem sofre de ansiedade. Ele traz consequências para a pele, que vira foco de infecção, para os dentes e ainda abre as portas para muitas doenças pelo transporte de germes.

Hábitos que prejudicam a saúde mental/emocional

A saúde mental tem sido cada vez mais foco de atenção no mundo. Principalmente após o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus que colocou as pessoas em isolamento social.

Essa situação dá espaço para o surgimento de estresse, ansiedade e depressão.

A questão ganha mais peso pois, muitas vezes, a pessoa não consegue identificar o que está fazendo de errado e que contribui para chegar a esse estado.

Segundo os especialistas, a observação e o conhecimento são o caminho para perceber quais são os hábitos que estão prejudicando a saúde mental, os seus efeitos. Aí então dá para entender como é possível mudá-los para que se crie um ambiente saudável.

Mas alguns hábitos que prejudicam a saúde e que devem ser evitados em favor da saúde mental são:

  • Uso em excesso das redes sociais;
  • Deixar tudo para depois (o que gera ansiedade e outras doenças);
  • Não se colocar como prioridade.

É fundamental cuidar de você mesmo, o que não significa que a empatia não seja importante. Mas para ajudar o outro é preciso estar bem e viver um dia de cada vez.

Cotação online de Planos de Saúde

Última atualização em 02/02/2022

 

Deixe uma resposta