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Plano de saúde para idosos acima de 60 anos

Por 13 de abril de 2022Vida e Saúde
plano de saúde para idosos acima de 60 anos

Cuidar da saúde faz parte da vida desde o nascimento. Porém, é fato que a atenção se torna ainda maior conforme a idade vai avançando.

Por isso, é urgente falar sobre como os idosos podem melhorar a saúde, e consequente qualidade de vida, ainda mais com o nível de informação que se tem acesso hoje em dia.

As idas preventivas ao médico ganham destaque como um dos recursos mais eficientes, assim como a utilização de um plano de saúde para idosos acima de 60 anos.

Sim, contar com um plano de saúde abre as portas para tratamentos com mais rapidez. Sem contar o conforto que traz ao paciente que muitas vezes é surpreendido com um problema repentino de saúde.

Mas ter acesso a um plano de saúde quando se tem mais de 60 anos também significa ter um passaporte constante para boas investidas médicas – as indicadas consultas preventivas. Assim, é possível evitar problemas futuros ou mesmo amenizar situações que podem se complicar quando a devida atenção à saúde não existe.

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A escolha de um plano de saúde para idosos acima de 60 anos

Dois dos principais aspectos levados em conta por quem decide contratar um plano de saúde para idosos acima de 60 anos de idade são:

  • A idade, pois há planos que não aceitam clientes a partir de determinada faixa etária;
  • E a carência para uso do plano.

Em relação à idade, é verdade que alguns planos de saúde têm restrições quanto ao limite de idade dependendo da modalidade contratada. Mas, sim, há planos de saúde que são facilmente contratados por quem está na terceira idade.

Quanto ao quesito carência, é importante dizer que ela não é maior para quem tem mais de 60 anos. A carência nos planos de saúde conta com os mesmos períodos para qualquer faixa etária.

Mas há situações em que o período de carência se torna maior. Isto ocorre quando há doenças pré-existentes e casos de emergências e urgências.

Acompanhamento médico na terceira idade

É fato que uma das coisas mais importantes para ser um idoso saudável é a prevenção. E, de preferência, que ela tenha acontecido ao longo de toda a vida da pessoa até então.

 

Mas o acompanhamento médico na terceira idade tem ainda mais protagonismo e se torna para lá de essencial. Isso significa que é recomendado às pessoas acima de 60 anos idas constantes a consultas de rotina e a realização de exames médicos preventivos. Essas são formas de diagnosticar sinais de anormalidade em fases precoces, descobrindo as doenças quando ainda permitem tratamentos com resultados mais efetivos.

Para que os idosos tenham mais saúde e qualidade de vida, uma série de especialistas pode ser acessada com o suporte dos planos de saúde para idosos acima de 60 anos. O geriatra é o profissional indicado para fazer o acompanhamento durante a trajetória.

Afinal, o geriatra tem a condição de avaliar não apenas a saúde física dos idosos, como também é o médico com grande capacidade de entender e observar os demais aspectos da vida do idoso que podem interferir diretamente na saúde. Vale lembrar que a terceira idade pode ser uma fase de pouca atividade e solidão para muitas pessoas.

Diante desse fato, é recomendado que os idosos participem de momentos de socialização, com interação envolvendo a família e amigos. Além disso, devem ter uma rotina com atividades, mesmo que sejam as mais simples, para que se mantenham saudáveis, incluindo a mente.

Dicas para ter uma melhor qualidade de vida após os 60

Fazer exercícios físicos

Sempre é válido reforçar que a prática de atividade física é importante em qualquer idade, mas que não deve ser deixada de lado pelos idosos.

Fazer exercícios físicos na terceira idade pode contribuir para a redução de problemas que surgem com o tempo, como a perda de equilíbrio e de agilidade motora, por exemplo. Sem falar que manter uma rotina de atividade física significa ter mais flexibilidade e resistência muscular.

Os especialistas sugerem o acompanhamento de um profissional para os idosos que optam por atividades como caminhadas ou mesmo a prática de uma modalidade esportiva. Caso não seja possível contar com a supervisão de um profissional, é importante o idoso ter a companhia de alguém da família ou de um amigo durante a prática de atividade física.

Mas é imprescindível, antes de tudo, consultar um médico para saber quais atividades podem entrar na rotina.

Manter a alimentação saudável

Ter acesso a uma alimentação balanceada é fundamental para a boa saúde. Por isso, consultar um nutricionista, também utilizado o plano de saúde, é indicado.

Beber líquido

Os idosos têm uma característica que muitos desconhecem: eles ficam desidratados com mais facilidade e frequência.

O corpo de uma pessoa jovem é composto por 80% de água. Mas com o passar dos anos, esse percentual diminui, chegando à casa dos 50% na terceira idade. Daí a necessidade de os idosos beberem mais líquido, desde que não tenham algum problema de saúde que possa ser potencializado pelo aumento desse consumo.

Mas é sabido que a desidratação pode levar a uma série de complicações como, por exemplo:

  • Queda de pressão arterial;
  • Confusão mental;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos.

Exercitar a mente

Além das recomendadas atividades para o corpo, manter o cérebro em exercício é de fundamental importância para os idosos.

Com o avanço da idade, é comum que a memória falhe – muitos idosos relatam a sensação de que a cabeça não funciona como antes. Mas tais sintomas podem sim ser reduzidos com a prática de hábitos que exercitam o cérebro.

Um dos mais comuns é a prática da leitura de livros, jornais etc. Mas há ainda outras atividades recomendadas como jogar xadrez, damas, montar quebra-cabeças e fazer caça-palavras.

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Última atualização em 13/04/2022

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