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O que é um coxim e para que serve?

Por 19 de junho de 2022Mobilidade
coxim do carro

Toda vez que damos partida em um carro com motor a combustão, uma série de peças começam a se movimentar em alta velocidade. Pistões, virabrequim, volante do motor, comandos de válvulas, engrenagens, correntes, correias, bomba d’água, alternador e diversos outros componentes passam a operar repetidamente e simultaneamente. Assim, cabe ao coxim do carro amenizar essas vibrações.

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O que é um coxim de carro?

Os coxins normalmente são peças elásticas, feitas de borracha ou vinil, e podem ter carcaças metálicas. Em modelos de luxo, o coxim pode trazer óleo em seu interior, fazendo com que as vibrações sejam ainda mais amortecidas.

Onde ficam os coxins?

O coxim de carro normalmente vai instalado onde uma peça que se movimente se encontra com a estrutura do veículo. Veja alguns exemplos:

  • Coxins do motor: também conhecidos como suportes do motor, são a conexão entre o motor e o monobloco ou carroceria. Em veículos de passeio, normalmente são três, instalados em cada lado e na parte de trás do propulsor. Em utilitários e em modelos movidos a diesel (que possuem motores com mais vibrações), podem chegar a cinco;
  • Coxim do câmbio: é o ponto de ligação entre a caixa de câmbio e a estrutura da carroceria. Fica localizado próximo ao assoalho do veículo;
  • Coxins dos amortecedores: são instalados na torre do amortecedor e permitem suavizar os impactos da suspensão;
  • Do escapamento: o sistema de descarga de gases motor atravessa o assoalho do veículo longitudinalmente e conta com coxins em todos os pontos de ancoragem;
  • Coxins do chassi: em veículos com chassi (estrutura com longarinas metálicas onde são fixados motor, câmbio e suspensão), os pontos de conexão com a carroceria trazem coxins.

Coxim de carro dá problema?

Sim, por serem peças de borracha e amortecerem vibrações, os coxins vão se desgastando com o tempo e precisam ser substituídos. A boa notícia é que os sintomas do coxim quebrado são facilmente perceptíveis até por quem não entende do assunto.

O principal são as vibrações e ruídos ao dar partida e ao arrancar com o carro. Ao transitar por ruas remendadas ou esburacadas, também é possível perceber um barulho além do normal.

Nos coxins de câmbio, a trepidação aparece ao engatar as marchas ou colocar em Drive (nos carros automáticos). Já os coxins da suspensão têm vida útil similar à dos amortecedores. Quando começam a fazer barulho (um “ploc ploc” ao passar por asfalto remendado), normalmente é necessário trocar todo o conjunto.

Coxins são caros?

Muito embora sejam peças simples, os coxins podem custar caro. Os três coxins do motor de um Hyundai Elantra, por exemplo, saem por volta de R$ 2 mil. Mesmo valor pedido pelo conjunto dos Jeep Renegade e Compass e da picape Fiat Toro, que compartilham plataforma e motores. Em modelos de entrada, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, os componentes custam entre R$ 750 e R$ 1 mil.

Dê preferência aos coxins originais ou de marcas consagradas

Por serem peças de troca frequente, o mercado está inundado de marcas paralelas de coxins. Apesar do preço atrativo, costumam durar bem menos do que os originais ou de marcas renomadas, como Nakata, Axios Monroe e Cofap, todos fornecedores das montadoras brasileiras.

Como aumentar a vida útil dos coxins?

É fácil aumentar a vida útil do coxim do carro. O principal segredo é dirigir com suavidade. Separamos algumas dicas para que você nunca tenha que se preocupar com coxim de carro:

  1. Passe devagar por lombadas, valetas, buracos e vias com asfalto muito remendado. Os solavancos são todos absorvidos pelos coxins;
  2. Evite arrancadas e frenagens bruscas. Ao sair acelerando forte de um semáforo, por exemplo, há um deslocamento abrupto do motor, o que prejudica a durabilidade do coxim;
  3. Cuidado com lavagens de motor ou da parte inferior. A limpeza do motor deve ser feita a seco e sem derivados de petróleo ou produtos ácidos. Eles atacam a borracha dos coxins, ressecando-a. Na parte inferior, apenas água está permitida (melhor ainda se for quente), mas nada de pulverizar óleo depois.

Este tipo de zelo poupa não só o coxim do carro como também outras partes, entre elas suspensão, freios e pneus. E ainda ajuda a economizar combustível, que não está muito barato nos últimos tempos.

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Última atualização em 19/06/2022

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