Skip to main content

Atenção à frequência de lavar a caixa-d’água

Por 14 de junho de 2022Residencial e Lazer
lavar a caixa d’água

Uma das condições para ter bem-estar e, principalmente, saúde, é manter a caixa-d’água de casa sempre limpa.

A boa notícia é que se trata de uma função simples de ser executada, mas que traz algumas dúvidas para muitas pessoas. Entre elas, qual a frequência ideal para lavar a caixa-d’água e quais as principais dicas para fazer isto corretamente?

Confira as informações que podem esclarecer os detalhes principais para ter uma caixa-d’água livre de qualquer risco à saúde dos moradores, organizando cada vez mais a casa.

Cotação online de Seguro Residencial

Quando lavar a caixa d’água?

Ter o reservatório de água em condições perfeitas é uma questão de saúde. Isso porque a água lá deve ficar livre de contaminação para poder usar com tranquilidade.

É importante saber que mesmo sendo uma caixa fechada, a limpeza não pode ser deixada de lado. Os poluentes se instalam pelas frestas e podem assim entrar em contato com os moradores.

Diante disto, é indicado lavar a caixa d ‘água com frequência, sendo a ideal a cada seis meses.

Trata-se de uma manutenção necessária para eliminar os resíduos acumulados no piso e na parede da caixa-d’água, que também podem se deslocar para as tubulações da casa.

Por isso, lavar a caixa-d’água duas vezes ao ano é a frequência mais indicada. Embora a maior parte das pessoas faça esta manutenção anualmente.

Por que a limpeza é fundamental?

Como já dito, é fundamental manter a qualidade da água consumida em casa nas mais variadas tarefas.

Mas a indicação de fazer a limpeza duas vezes ao ano se dá por causa da reprodução de insetos e microrganismos que pode ocorrer na água armazenada. Esta é uma situação prejudicial, com altos riscos para a saúde. Cabe aqui dizer que a água contaminada não é perigosa apenas para o consumo. Os riscos existem também em situações de uso da água contaminada na higienização de alimentos e até mesmo no banho.

Além da primordial questão de saúde, não lavar a caixa-d’água com frequência é um convite ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, Chikungunya e Zika vírus – principalmente se o reservatório ainda contar com rachaduras.

Uma caixa-d’água sem os devidos cuidados ainda aumenta o risco de transmissão de outras doenças, como leptospirose, cólera e febre tifoide.

Limpando a caixa d’água

Agora, que a necessidade de lavar a caixa-d’água duas vezes ao ano foi esclarecida, vale saber como fazer isto corretamente – e com segurança.

Antes de começar a tarefa de higienizar o reservatório, tenha em mãos os materiais indicados:

  • Balde;
  • Esponja de fibra macia;
  • Panos macios
  • Pá de plástico;
  • Água sanitária (produto que não deixará cheiro e gosto. Outros tipos, como detergente, por exemplo, podem tornar a água imprópria para ser consumida).

Caso a caixa seja de fibrocimento, a indicação é substituir o pano por uma escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Nunca use escova de aço e vassoura, por exemplo.

Para iniciar o transporte dos materiais, conte com uma escada bem posicionada. A segurança de quem vai fazer a limpeza é mais do que importante!

Ah, antes de subir até a caixa-d’água é preciso fechar o registro da entrada de água. Por isto, armazenar água para usar enquanto o procedimento é feito pode ser necessário.

Mas, atenção: o fundo da caixa deve ficar com um palmo de água. Para isto, é indicado tampar a saída para usar esta água e também para que a sujeira não desça pelo ralo.

Diante do reservatório, é importante verificar com atenção se a caixa-d’água apresenta danos como rachaduras ou furos.

Hora de começar a limpar a caixa d’água!

Use um pano úmido para a limpeza das paredes e do fundo da caixa – ou a escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio caso a caixa seja de fibrocimento.

Para a retirada da água da lavagem e da sujeira, conte com uma pá de plástico, balde e panos. Em seguida, seque o fundo do reservatório com panos limpos e evite passá-los nas paredes.

Mantendo ainda a saída da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e coloque dois litros de água sanitária. Deixe agir por duas horas e use esta solução para molhar também as paredes com a ajuda de um balde plástico.

É importante verificar,  a cada 30 minutos, se as paredes secaram, pois se isso acontecer é indicado fazer mais aplicações da mistura até completar o ciclo de duas horas.

Importante: não use esta água por duas horas!

Após esse período de duas horas, ainda com o registro fechado, deve-se abrir a saída da caixa para esvaziá-la. Também é o momento de abrir todas as torneiras e acionar as descargas para desinfetar todas as tubulações da casa.

Uma dica: use a primeira água para lavar o quintal, banheiros e pisos, evitando consumi-la.

É fundamental tampar bem a caixa para evitar a entrada de insetos e sujeiras – mas lembre-se de lavar a tampa também antes de ser colocada no lugar.

Vale anotar do lado de fora da caixa a data da limpeza, assim como é indicado anotar na agenda a data para a próxima limpeza.

Pronto! Já é possível abrir a entrada de água da casa para encher a caixa e usá-la com tranquilidade pois o reservatório está devidamente limpo.

Cuidados permanentes com a caixa d’água

Mais do que lavar a caixa d’água com frequência semestral, é essencial mantê-la livre de qualquer animal, inseto e até mesmo plantas. Também a deixe longe de alimentos (pois atrairão insetos e outros animais) ou materiais que possam oxidar.

Um detalhe fundamental também é fechar bem o reservatório, o tempo todo, com a tampa apropriada.

Outro cuidado: nunca coloque sobre a caixa d’água qualquer tipo de peso, evitando assim danificá-la, comprometendo também a vedação necessária.

Com atenção a todos esses detalhes, está na hora de fazer a higienização da caixa d’água!

Mas saiba que é possível também contar com mão de obra profissional para deixar o reservatório tinindo! Aliás, os seguros residenciais oferecem esse serviço! Esteja sempre atento às possibilidades que facilitam a vida e levam mais segurança e, claro, saúde para o dia a dia!

Cotação online de Seguro Residencial

 

Última atualização em 14/06/2022

Deixe uma resposta