Skip to main content

Eletricista: profissional indispensável para a segurança

Por 18 de outubro de 2021Residencial e Lazer
eletricista

Aproveitando que estamos no mês de outubro, vale lembrar – e homenagear – o eletricista. Profissional que tem fundamental importância no cotidiano pela responsabilidade dedicada à manutenção e segurança das redes elétricas de lares, empresas e espaços públicos.

Pois é, neste mês é comemorado o Dia do Eletricista, mais precisamente em 17 de outubro. Embora não haja qualquer registro ou mesmo uma lei que oficialize a data.

Mas, independentemente de saber ou não quando a data surgiu, o que vale é conhecer um pouco mais sobre o papel desse profissional. Além disso reconhecer a sua dimensão, afinal os serviços de eletricista fazem toda a diferença em nosso dia a dia.

Quais são os serviços de eletricista?

Já parou para pensar como seriam os nossos dias sem a presença da energia elétrica?

 Difícil de imaginar, né? Mas a gente tem pequenas provas das dificuldades que seriam enfrentadas quando há falta de energia nas imediações (nem que seja por algumas horas). Ou mesmo quando ocorre algum tipo de problema na rede elétrica de casa.

 Mas a gente também sabe que caso isso aconteça, é possível contar com um profissional que sabe lidar com a energia! Sim, o eletricista é o profissional que nos salva para que a rotina seja restabelecida.

 Em meio à relevância de sua atuação, podemos citar que entre os principais serviços realizados pelo eletricista estão:

  • Identificação de defeitos elétricos para reparar ou substituir componentes da rede elétrica;
  • Realização de manutenção preventiva;
  • Instalação de quadros de distribuição de força;
  • Análise de consumo de energia e ligação e desligamento de aparelhos elétricos e eletrônicos, ajustando peças e simulando o funcionamento dos equipamentos.

 Não é pouca coisa e envolve muita segurança. Isso porque ser um especialista em energia significa, principalmente, manter em segurança espaços e, sobretudo, pessoas. 

O eletricista no Seguro Residencial

A necessidade de contar com um profissional com essa especialização é tamanha que até mesmo o seguro residencial, por exemplo, abre espaço para a atuação dos eletricistas.

 Nesse tipo de seguro, o serviço do profissional é usado pelo cliente quando ocorrem casos de pane elétrica, curto circuito ou risco aparente que envolva a rede elétrica interna da residência.

É importante saber que se trata de um serviço para correção imediata e emergencial de um problema – não para planejamento e instalação da rede.

Cotação online de Seguro Residencial

Ah, até mesmo os seguros de automóvel contam com a assistência residencial que inclui os serviços do eletricista, oferecendo um ajuda extra na casa do cliente. 

Cotação online de Seguro Auto

Formação do eletricista

Contar com os serviços de um eletricista significa ter acesso a um profissional que conhece sobre instalação, testes e manutenção de sistemas elétricos. Ele faz com que tudo tenha  um desempenho eficiente e, claro, seguro.

Diante disso, o eletricista pode se especializar em:

  • Mecânica;
  • Eletrotécnica;
  • Manutenção;
  • Além de outras áreas, atuando, muitas vezes, em conjunto com engenheiros e técnicos. 

Mas a formação habitual para os profissionais desse mercado inclui a realização de cursos técnicos. Eles os preparam para que façam instalações de fiações simples e sistemas de computadores e telefonia.

Também sabem utilizar os melhores materiais de fiação para cada equipamento e para interpretar projetos, dando retoques finais nos quesitos de iluminação e instalação dos mesmos.

Mas quem deseja atuar como eletricista deve agregar ao aprendizado o conhecimento das normas de segurança. Assim garante às pessoas um trabalho sem perigos e a tranquilidade após a conclusão da obra – ninguém quer ser surpreendido com acidentes causados pela rede elétrica.

Riscos e cuidados para o eletricista e seus clientes

Não há segredo: trabalhar com eletricidade é estar sempre exposto a certos perigos em virtude dos riscos de contato com elementos energizados e até mesmo incêndios.

Por isso, para evitar lesões como queimaduras, choque elétrico, entre outros traumas, o eletricista precisa receber treinamento de primeiros socorros a acidentados. Também deve saber utilizar equipamentos de combate a incêndios.

Dentre os principais cuidados que o profissional deve ter, e que têm relação direta com a segurança do morador da casa que o contrata, estão:

  • Isolar e aterrar as instalações ou mesmo instalar controle manual ou automático à distância – para evitar choque elétrico.
  • Instalar dispositivos automáticos de proteção contra sobrecorrentes, sobretensões e proteção contra fogo – para evitar incêndio e até mesmo explosão.
  • Considerar que todo fio elétrico pode provocar choque.
  • Verificar o estado de todos os fios e dispositivos elétricos da casa. 
  • Consertar ou substituir os fios e dispositivos elétricos quando necessário.
  • Certificar-se de que a corrente elétrica está desligada antes de começar a execução da atividade em um equipamento.
  • Utilizar ferramentas isoladas e que forneçam barreira adicional contra a corrente elétrica.
  • Usar fios adequados para cada tipo de serviço elétrico.
  • Garantir que as tomadas estejam nos locais com as voltagens corretas.

 

Última atualização em 18/10/2021

 

Deixe uma resposta