Como criar um ambiente adequado para aulas online em casa

Por 17 de fevereiro de 2021Residencial e Lazer
organizar a casa para aulas online

A rotina da volta às aulas presenciais é pauta de inúmeras discussões por todo o país. Porém, estudantes de todos os níveis e idades ainda estão passando por uma verdadeira prova de fogo: assistir às aulas online de casa.

Mas não estar diante de um professor em sala de aula é apenas um dos desafios enfrentados pelos alunos de todo o Brasil.

Assim, existem muitas barreiras e adaptações a fazer. Entre elas está criar um ambiente para aulas online dentro de casa. Esse é um importante passo para aproveitar melhor o ensino à distância.

Cotação online de Seguro Residencial

Vamos criar um ambiente para aulas online?

Então, vamos te ajudar com algumas dicas. Elas vão te ajudar a montar um bom ambiente para as aulas online dentro de casa.

A proposta é criar uma área de estudo para oferecer concentração aos alunos. Assim, vai contribuir para o rendimento da atividade escolar remota.

Ah, um detalhe importante. Mesmo tendo um espaço perfeito para as aulas online em casa, é importante sempre buscar uma postura correta.

Portanto, também valem as dicas quanto à concentração e tudo o mais que envolva o comportamento do estudante. Afinal, aprender nada mais é do que o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.

+ Você já colocou o seguro residencial no seu orçamento?

Seu canto de estudo dentro de casa

Nem é preciso dizer que o espaço usado para estudar faz toda a diferença para a assimilação do conteúdo.

Então, como a missão aqui é adaptar um ambiente dentro da própria casa para essa nova rotina de aulas online, acompanhe algumas dicas importantes e…boa aula!

+Veja também como organizar sua casa para home office

A escolha do espaço para as aulas online

Vamos ao primeiro passo para aprender dentro da própria casa. É muito importante definir o melhor espaço para estudar, independentemente do tamanho do imóvel. 

Como essa área deve ser? Você tem que pensar em algumas questões para escolha dar certo.

Procure sempre por um ambiente bem arejado, organizado e, claro, confortável. 

Outro aspecto importante é a localização dessa área designada para os estudos. 

De preferência, deve ser um lugar de menor circulação de pessoas e distante de distrações sonoras. Afinal, é essencial estar o mais isolado possível no momento das aulas online, mantendo o silêncio necessário para a concentração.

A organização do espaço

Então, após a escolha do espaço, é importante mantê-lo sempre em ordem, como uma sala de aula. 

Isso significa que se for o quarto, por exemplo, é indicado ter a cama arrumada para evitar recaídas. Afinal, é ou não é tentador voltar a dormir quando as condições favorecem?.

Os materiais necessários para as aulas também devem estar sempre organizados. Isso vai facilitar o acesso a tudo para as diferentes matérias. 

Uma mochila armazena os itens essenciais quando as aulas ocorrem na escola. Então, concentre tudo o que você precisa no seu canto de estudos de acordo com a programação das aulas.

Os itens de apoio

Caso seja possível, conte com uma bancada ou escrivaninha. Ela deve ter espaço para todos os materiais necessários para cada aula. E, claro, não se esqueça do apoio para escrever.  

Outro item importante é ter uma cadeira confortável. De preferência ela deve ser ajustável. Já que você vai passar uma boa quantidade de horas diante do computador – ninguém merece ficar em um lugar desconfortável e que prejudicará a postura. Apoio para os pés também é bem-vindo.

A iluminação adequada

Há estudos que comprovaram que a iluminação tem muita influência na concentração das pessoas. Daí a necessidade de contar com um espaço bem iluminado. 

Portanto, quando as luzes são baixas a tendência é que as pessoas fiquem mais relaxadas. Por isso, elas devem ser evitadas.

A distância de toda e qualquer distração

Todo espaço que promova distrações não é bom para ser o canto de estudos. Isso significa que é importante estar distante de barulhos que chegam de outros cômodos.

Isole-se de televisões, rádios e, principalmente, dos celulares quando as aulas online estiverem ocorrendo. Dica valiosa: desative as notificações dos celulares no período dedicado aos estudos!

O mesmo comportamento mantido na escola

O comportamento para assistir às aulas online deve ser o mesmo das aulas presenciais. Vale aqui um bom empenho e uma boa dose de concentração para que a postura seja mesmo fiel.

Esse mesmo comportamento também favorece a criação de uma rotina de estudos nesse espaço.

Afinal, a ideia é encarar esse local como uma verdadeira sala de aula. Por isso, caso as aulas não sejam em tempo real, estabeleça horários para os estudos. Inclua até mesmo o intervalo que se tem em toda escola.

Enfim, crie todo o clima de uma rotina que seja próxima da vivida nas escolas e universidades. Faça isso até que essa experiência possa sair de cena e virar apenas mais um capítulo nas aulas de história no futuro.  

 

Última atualização em 17/02/2021 

 

Leave a Reply