Skip to main content

Viajar de avião na pandemia: principais cuidados

Por 16 de fevereiro de 2021setembro 21st, 2021Viagem
viajar de avião na pandemia

A pandemia do novo coronavírus tem deixado muitas incertezas. Entre elas está a dúvida sobre quais são as formas mais seguras de continuar com a rotina e outros comportamentos mais focados no entretenimento e lazer. Além disso, fica cada vez mais complexo entender como viajar, especialmente como viajar de avião na pandemia. 

Mesmo que as coisas estejam de certa forma caminhando, o vírus ainda está presente e inspira muitos cuidados. Mas, com muito cuidado e responsabilidade, pode ser possível tirar os planos e desejos do papel. 

Viajar com um carro próprio, por exemplo, é algo que já tem acontecido muito. Afinal, você se expõe menos ao risco de uma contaminação. Agora para ir mais longe, como você pode fazer?

Pensando nisso, preparamos um artigo que vai ajudá-lo a entender como viajar de avião na pandemia. Entenda quais os principais cuidados que você deve ter, para não ser surpreendido negativamente. 

Cotação online de Seguro Viagem

É seguro viajar de avião na pandemia?

Os meios de transporte são ambientes mais complicados de se manter o distanciamento social. Entretanto, em aviões, por exemplo, essa regra se tornaria pouco rentável. Financeiramente isso é um problema para as companhias aéreas. Isso porque apenas um avião com a maior parte dos assentos ocupados valeria a pena o deslocamento.

Por outro lado, as aeronaves possuem um recurso interessante de renovação do ar. É um filtro com tecnologia HEPA (High Efficiency Particulate Air). Ele não evita a contaminação entre passageiros a bordo, mas garante que o ar literalmente circule pela aeronave. 

Vamos deixrr um pouco mais clara a vantagem desse recurso. Imagine que com esse sistema, o ar é puxado por cima dos passageiros. Isso é feito por meio de exaustores que ficam localizados no chão. Eles retiram esse ar de dentro da aeronave, e, antes desse ar voltar para o seu interior, ele é reciclado com uma nova combinação de oxigênio. 

Ou seja, você não fica o tempo todo respirando o mesmo ar, mesmo que pareça que seja assim. Afinal, as aeronaves são muito bem fechadas antes de levantar voo.

Entretanto, isso não garante uma imunização coletiva. Ao contrário, a proximidade entre passageiros e os seus comportamentos durante o voo são determinantes. E isso significa que os seus cuidados, em especial, com a higiene, devem ser ainda maiores. Devemos manter precauções como, por exemplo, usar álcool em gel sempre que tocar em uma poltrona, maçaneta e outros objetos. 

Viajar de avião na pandemia: o que mudou?

Muita coisa mudou. Você precisa ficar atento, não só para não perder o seu voo e a sua viagem, como também para respeitar as regras. Elas são essenciais para a sua segurança e a de todos os passageiros. Veja algumas dessas mudanças: 

Uso de máscara obrigatório

Esse item nem deveria ser uma novidade tão grande. Mas saiba que o uso de máscara em todas as dependências do aeroporto e das aeronaves, durante o voo, é obrigatório. Caso você se recuse a ficar o tempo todo com esse recurso, você poderá sofrer punições cabíveis.

Álcool em gel

O melhor é você ter sempre o seu próprio álcool em gel na mão. Porém, tanto no aeroporto quanto dentro da aeronave, é possível encontrar recipientes com o produto.

Serviço de bordo

Dependendo do seu tipo de voo, como os com trechos mais curtos, nacionais, o serviço de bordo nem acontece, para evitar a proliferação do vírus. Algumas servem somente água, quando solicitado, e distribuem o lanche ao final do percurso. Para trechos maiores há uma escala ou outras regras que são previamente combinadas com os passageiros;

Chegue mais cedo

Para evitar aglomerações, o tempo de chegada dos passageiros antes do voo está maior na pandemia. Agora, para voos nacionais, você deverá chegar com duas horas de antecedência. Já para voos internacionais com quatro horas.

Evite filas

O embarque e desembarque, dentro da aeronave, recebe uma nova conduta para evitar filas e aglomerações. Em geral, primeiro são ocupados os assentos mais distantes do começo da aeronave. Para o desembarque o processo se dá ao contrário.

Faça o seu check-in on-line

Nada de filas para o check-in! As companhias aéreas estão incentivando que esse processo se dê 100% on-line, com antecedência, para viajar de avião na pandemia;

Teste de Covid

Algumas companhias aéreas podem exigir a apresentação do teste para coronavírus com resultado negativo. Esteja atento a essa obrigatoriedade;

Atenção!

Leia atentamente as instruções ao comprar uma passagem aérea. Cada companhia aérea pode ter uma outra especificação diferenciada. Cabe a você, cliente, ter ciência desses procedimentos para evitar possíveis desconfortos.

Dicas para viajar de avião na pandemia

Você também pode ser o protagonista nesse processo de voar com mais segurança. Não só respeitando as regras dos aeroportos e das companhias aéreas, como também tomando medidas preventivas individuais e coletivas.

Veja algumas ações que podem ajudá-lo a se sentir mais seguro:

Uso de máscara

Você pode usar a sua máscara convencional. Porém, recomendamos que para viajar de avião na pandemia um cuidado importante seria investir em uma do modelo N95. São aquelas usadas por profissionais de saúde e que tem uma filtragem padrão de hospitais e clínicas. Ela também não precisa ser trocada com mais frequência e, após higienizada, pode ser reutilizada;

Face shield

O nome é inglês. Mas temos certeza que você já ouviu falar ou já viu pessoas usando uma espécie de escudo de plástico, que fica preso na cabeça e cobre todo o rosto. Ele garante uma proteção ainda maior, mas não exclui o uso da máscara convencional. Ou seja, utilize ambas proteções

Álcool em gel

Esse item é indispensável na bagagem de mão e na mala convencional, para quem quer viajar na pandemia. Imagina precisar ir ao banheiro dentro do avião ou no aeroporto, que são espaços coletivos, e não ter como higienizar as mãos depois?

Ar circulando sempre

Dentro do avião, não deixe de ativar a abertura de ar que fica acima do seu assento. Mesmo que para alguns o vento seja incômodo ou frio. Não há a possibilidade de abrir a janela em um avião. Por isso, quanto mais o ar circular, melhor.

Leve o seu lanche

Evite usar o serviço de bordo. Como falamos aqui, ele está bem mais restrito dependendo do seu tipo de voo. Leve a sua garrafa com água ou outro líquido, e também o seu próprio lanche.

Viagem para o exterior

Se for viajar para o exterior o cuidado deve ser ainda maior! Veja as necessidades básicas que você deve apresentar para poder desembarcar no seu destino. E lembre-se que cada país possui regras distintas de prevenção e cuidado.

Viajar de avião na pandemia: principais cuidados

Por fim, algo que é de extrema importância e que muita gente já percebeu que se faz ainda mais necessário para viajar na pandemia: o seguro viagem!

Com ele você garante uma viagem mais descomplicada e protegida, veja algumas das opções de cobertura: 

  • Cobertura para despesas médica e hospitalares;
  • Recurso para cobrir despesas por bagagem extraviada;
  • Assistência jurídica, odontológica e farmacêutica;
  • Seguro de morte acidental;
  • Traslado de corpo em caso de óbito

Para contratar o seu seguro viagem, basta alguns cliques aqui no site da Bidu. Faça uma cotação on-line com as principais seguradoras do mercado. 

Só assim você pode viajar de avião na pandemia com os principais cuidados de ponta a ponta. 

 

Última atualização em 16/02/2021 

Deixe uma resposta