Skip to main content

Seguro Residencial é útil? Descubra os seus benefícios

Por 1 de fevereiro de 2024fevereiro 28th, 2024Residencial e Lazer
organizar a casa arrumar a casa

A torneira quebrou, e agora? Nem lembre que ainda precisa arrumar o trinco da chave, bem como o microondas que queimou. Tudo vai ser uma grana que não se podia gastar. Para evitar que isso aconteça, há um caminho: o seguro para casa! Sim, entenda como o seguro residencial é útil e pode lhe ajudar a resolver esses perrengues. Confira o nosso artigo!

Cotação online de Seguro Residencial

O que é o Seguro Residencial?

O seguro residencial é uma proteção de seu imóvel (seja casa ou apartamento) para diversas situações inesperadas. Isto é, serve como uma garantia para lidar com uma série de imprevistos que venham a afetar o seu lar. 

Quando falamos de seguro residencial, há proteções tanto para a estrutura da residência como para os objetos que estão dentro dela. No caso de existir algum dano na moradia, o seguro entra em ação para evitar que o proprietário necessite arcar sozinho com o prejuízo. 

Em resumo, é um importante aliado para impedir que haja gastos desnecessários e descontrole no orçamento familiar. Tudo para o dono do imóvel e, em especial, a sua família se sentirem tranquilos. 

O Seguro Residencial é útil? 

Sim, o seguro residencial é útil. Por se tratar de um produto amplo envolvendo a residência, existem várias coberturas e assistências disponíveis para a contratação. 

É possível rechear o seguro escolhendo muitos serviços, assim como ser mais econômico selecionando apenas o essencial às suas necessidades. Isso é um dos trunfos que o seguro oferece: a personalização. 

Portanto, o proprietário consegue contratar uma proteção específica ao seu perfil. Pensando no que precisa, nos seus familiares, nas prioridades e no próprio bolso. 

Para deixar mais claro como o seguro é útil, vamos explicar quais são as principais coberturas e assistências do seguro residencial: 

Cobertura básica é garantida

É o que chamamos de cobertura obrigatória no seguro. Não sabia? Cada modalidade de seguro conta com coberturas garantidas e sem custo extra. No residencial, costumam ser para três eventualidades: incêndio, queda de raio e explosão. 

Já pensou no problemão que seria passar por um incêndio em seu lar? Pois é, chance de gastos enormes. Após assinar a apólice (contrato), o dono do imóvel estaria coberto nesta situação, ou seja, seria indenizado em sua totalidade pela seguradora. Xô, prejuízo! 

+ Seguro Residencial cobre incêndio criminoso?

Cardápio de coberturas adicionais

Para personalizar o seguro residencial, vale dar uma boa olhada no cardápio de coberturas adicionais. Nesta hora, o segurado consegue escolher a dedo, respeitando o que faz mais sentido ao seu imóvel e região, as coberturas mais adequadas à sua família. 

Porém, são proteções contratadas à parte, com custos e limites bem específicos. Além disso, há também o valor da franquia, a parte em que o segurado precisa bancar se acontecer o imprevisto. 

Por isso, conhecê-las se faz necessário para saber o quê estará sendo disponibilizado para resguardar o seu imóvel. 

Confira as principais coberturas adicionais:

  • Roubo e furto: cobre o conserto do imóvel e os objetos danificados/levados;
  • Danos elétricos: cobre problemas na fiação elétrica, quadro de luz, eletrodomésticos queimados, entre outros;
  • Vendaval: cobre danos originados por vendaval, furacão, tornado e queda de granizo; 
  • Desmoronamento: cobre prejuízos causados por desmoronamento, como de muros, paredes, queda de beirais e marquises; 
  • Danos a terceiros: cobre problemas que afetam outras pessoas, como um chute de uma bola que quebra a janela do vizinho;
  • Quebra de vidros: cobre espelhos de quartos, boxes de banheiros, janelas, vidros de varanda, etc; 
  • Vazamento de tubulações: cobre acidentes que levaram ao rompimento de tubulações, encanamentos e caixa d’água; 
  • Impacto de veículos: cobre prejuízos se um veículo colidir com o muro ou portão da residência. 

Assistências 24h que cabem no bolso

Além das coberturas, o seguro residencial é útil por oferecer um extenso pacote de assistências 24h. Isso mesmo: são serviços de emergência disponíveis a qualquer hora do dia ao segurado. 

Em geral, são pequenos reparos realizados por especialistas credenciados pela seguradora. O ponto positivo é: super acessíveis! Não é preciso pagar diretamente ao profissional pelo serviço a ser efetuado em sua residência. 

Há assistências inclusas no pacote básico, isto é, com valores baratos e que cabem no bolso do proprietário, selecionadas pelo mesmo na hora da contratação do seguro. 

Estima-se que, com cerca de R$ 10 por mês, seja possível garantir o uso dos serviços, com limitação anual de um ou dois consertos pelo seguro. 

Isso acaba sendo essencial para evitar ser pego de surpresa quando precisa recorrer a um profissional terceirizado em cima da hora. Nestes casos, a manutenção se torna um valor acima do esperado, atrapalhando a organização financeira. 

Conheça as assistências básicas

  • Chaveiro; 
  • Encanador; 
  • Eletricista;
  • Vidraceiro. 

Se quiser contar com mais assistências, é possível. A depender das seguradoras, existe um leque repleto de opções para serem adquiridos. Novamente, de baixo custo e com limitação de uso. Entre as principais assistências adicionais, estão:

  • Acessibilidade para idosos;
  • Assistência técnica de computador;
  • Cuidados com animais domésticos, como hospedagem, vacinas e medicamentos; 
  • Cuidados para as crianças, como serviço de babá;
  • Despachante; 
  • Limpeza; 
  • Segurança e vigilância;
  • Suporte para consertos de geladeira, lavadora de roupas, aparelhos de TV; 
  • Substituição de telhas e calhas;
  • Transporte escolar. 

Seguro Residencial

Já sabe como o seguro residencial é útil, que tal encontrar agora a proteção ideal para você e sua família? Faça já uma simulação de seguro residencial e busque coberturas e assistências de acordo com as suas preferências!

Cotação online de Seguro Residencial

Última atualização: 01/02/2024

Deixe uma resposta