Skip to main content

Quando Seguro de Moto vale a pena? Saiba como decidir! 

Por 1 de fevereiro de 2024Mobilidade
quando seguro de moto vale a pena

Comprou uma moto, mas ainda está na dúvida se contrata uma proteção? Não se preocupe, o seguro de moto é uma garantia que lhe pode dar um respiro importante no caso de algum prejuízo. Para entender melhor, explicamos quando seguro de moto vale a pena e como decidir para dar este passo. Acelere conosco!

Cotação online de Seguro Moto

O que é Seguro de Moto?

Semelhante ao seguro auto, o seguro de moto busca proteger o bem de algum prejuízo. Isto é, se acontecer algum imprevisto, como roubo, furto ou acidente, o proprietário da moto estaria coberto pela seguradora para não arcar com tantos custos em uma hora de aperto. 

Além disso, é possível personalizar o seguro ao contratar coberturas e assistências que estejam dentro do seu orçamento e façam sentido ao seu perfil. 

Em resumo, o seguro de moto serve como uma garantia para o condutor pilotar tranquilo, atendendo às suas reais necessidades. 

Afinal, quando Seguro de Moto vale a pena? 

Ainda não está claro quando seguro de moto vale a pena? Não tem problema. Listamos alguns motivos para explicar em quais situações o seguro para moto pode ser um importante aliado. Confira:

Uso frequente da moto

Se utiliza a moto como companheira de trabalho ou para deslocamento diário, é uma boa pedida contratar o seguro. O motivo? A chance de acontecer alguma situação inesperada aumenta, como acidentes ou problemas mecânicos. 

No caso de algum imprevisto, vira uma dor de cabeça daquelas: pagar o conserto integralmente e ficar sem a moto para o trabalho/locomoção. Com o seguro, o prejuízo é reduzido com a seguradora arcando parcialmente ou totalmente os gastos. 

Morar em região perigosa

Caso more em uma região com alto índice de criminalidade, abra o olho. Em locais que têm roubos ou furtos constantes de motos, o risco de perder o seu veículo se torna cada vez mais real. 

Por exemplo, roubos e furtos de motos na região metropolitana de São Paulo aumentaram 29% no primeiro semestre de 2023 se comparado ao mesmo período de 2022, segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). 

Para isso, o seguro de moto oferece a cobertura contra roubo e furto, um dos serviços mais acessíveis aos condutores. Nela, a seguradora indenizará o proprietário se a moto for roubada ou furtada. 

A proteção está inclusa no seguro não compreensivo, uma modalidade de preço mais baixo por cobrir menos itens. 

Motos de baixa cilindrada

Mais populares, as motos de baixa cilindrada são modelos comumente utilizados para o dia a dia. Por isso, estaticamente são pilotadas por condutores considerados mais agressivos e imprudentes, que geram uma possibilidade maior de colisões. 

Entende-se que os motociclistas de baixa cilindrada estão mais expostos aos perigos do trânsito, como no uso constante dos corredores de motos entre os veículos. 

Motos visadas

Novamente, o modelo conta para saber quando o seguro de moto vale a pena. Desta vez, quando se trata de motos mais visadas, como as de alta cilindradas (sim, as esportivas!), o condutor não pode dar bobeira no cuidado. 

Para esta situação, a proteção serve como uma garantia de seu bem, mesmo que não o utilize com tanta frequência. 

E quando Seguro de Moto não vale a pena?

Para entender o outro lado da moeda, agora vamos descobrir quando o seguro de moto não vale a pena ser contratado. Acompanhe:

Morar em cidade pequena

Vive em uma cidade ou região pequena? Se a resposta for sim, então o seguro de moto acaba não sendo muito indicado. Por dirigir em ruas de baixo movimento, os riscos de existirem algum perrengue, diminui. Isto é, menor trânsito significa uma chance menor de acidentes. 

Uso esporádico da moto

Se costuma deixar a moto parada na garagem a maior parte do tempo, o seguro vira uma despesa desnecessária no orçamento. Isso reflete o seu perfil como motociclista: em geral, utiliza a moto apenas para passeios rápidos e viagens esporádicas. 

Ou seja, se andar pouco com a sua companheira, reduz a necessidade de contar com uma proteção como o seguro para moto. Neste caso, um alarme seria o suficiente.

Como decidir se vale a pena um Seguro de Moto?

Mesmo sabendo quando seguro de moto vale a pena, como decidir se a proteção serve ou não para o meu perfil? Calma, não é nenhum quebra-cabeças. Há alguns aspectos que ajudam a indicar um caminho para chegar à decisão. 

Antes de mais nada, saiba qual seria a frequência em que usará a moto. Vai ser diariamente ou de vez em quando? A resposta lhe dará uma noção sobre os possíveis gastos que precisará enfrentar, como pequenos consertos. 

O local por onde irá pilotar também é de suma importância. Se é bem movimentado, com muito trânsito e horários turbulentos (alô, hora do rush). Ou, talvez, ruas/estradas menos caóticas e regiões mais sossegadas – ideal aos iniciantes. 

O tipo de moto, assim como o perfil do condutor, entra na conta também. Tem moto de baixa ou alta cilindrada? Idade, experiência sob duas rodas e se conta com dispositivos de segurança no veículo, como alarmes, devem ser levados em consideração. 

Custo na equação

O custo de uma proteção como seguro de moto é mais uma questão. Se fez uma cotação e encontrou um preço acima de seu orçamento, não jogue a toalha. Recomenda-se fazer cotações com várias seguradoras para encontrar o seguro ideal às suas necessidades e, em especial, ao seu bolso.

Atente-se às coberturas e assistências do seguro para moto. Quais são mais benéficas e úteis para o meu caso? Escolhendo apenas os serviços essenciais, é possível reduzir o preço do seguro (prêmio) e pagar um preço mais acessível

Confira alguns itens para se analisar quando o seguro de moto vale a pena: 

  • Frequência do uso da moto; 
  • Locais por onde irá pilotar; 
  • Tipo de moto, como modelo, ano e potência; 
  • Perfil como motociclista; 
  • Custo do seguro;
  • Escolha de coberturas e assistências; 
  • Pesquisa de seguradoras. 

Seguro de Moto

Agora que você já entendeu quando seguro de moto vale a pena, que tal fazer uma simulação de um seguro para moto? O processo é rápido, fácil e bastante acessível. Faça agora mesmo o seu seguro de moto online com a Bidu!

Cotação online de Seguro Moto

Última atualização: 01/02/2024

Deixe uma resposta