Skip to main content

Seguro de vida: como saber se tem?

Por 11 de abril de 2024Sem categoria
seguro de vida como saber se tem

Ao fazer o seguro de vida, o segurado precisa indicar os beneficiários para o recebimento da indenização em caso da morte do mesmo. Porém, muitas vezes acontece dessa informação não chegar devidamente aos interessados, gerando a dúvida: seguro de vida, como saber se tem?

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você possa encontrar essa informação de maneira simples e descomplicada. 

Cotação online de Seguro de Vida

O seguro de vida

Apesar do seguro de vida ser uma apólice que pode também ser usada ainda em vida, com coberturas como reembolso por despesas médico-hospitalares e indenização diária por incapacidade temporária, a cobertura básica de qualquer seguro ainda é a cobertura por morte do segurado.

Neste caso, a seguradora, ao ser acionada, irá pagar um valor indenizatório a todos aqueles que foram indicados pelo segurado a receber o benefício. 

O que acontece é que muitas pessoas nem sabem que o ente em questão possui um seguro de vida e que estará disponível o benefício. Então, apesar dos trâmites para receber a indenização serem simples, sem uma documentação o conhecimento da existência da apólice, esse processo se complica. 

Como saber se tem seguro de vida? 

Aqui vão algumas dicas para você saber se o seu ente tem seguro de vida:

Busque na documentação

Em geral, muitas pessoas guardam os documentos importantes em um local único como pastas e gavetas. 

Contacte bancos e instituições financeiras

Verifique as contas bancárias e confira débitos referentes a pagamentos do prêmio da apólice de seguros. 

Seguro de vida empresarial

Muitas pessoas possuem o seguro de vida administrado pela empresa em que estão contratados, por isso, confira essa indicação no contra-cheque ou entre em contato com a área de recursos humanos da empresa em questão, em busca dessa informação 

Corretores de seguro

Outra forma de saber se tem seguro de vida é entrando em contato com possíveis corretores de seguro da agenda telefônica do seu ente.

Acesse o site da SUSEP 

Em 2023, o site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) passou a permitir que se consulte sobre o seguro de vida a partir da informação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) da pessoa. 

Qualquer pessoa consegue consultar, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site da SUSEP;
  2. Clique no símbolo de busca, representado por uma lupa na página inicial, no canto superior direito;
  3. Clique em “Consultar Seguros”;
  4. Leia as instruções e selecione a opção “iniciar”;
  5. Agora você irá para o login do domínio do governo (gov.com.br);
  6. Insira os seus dados ou faça um cadastro 
  7. Você irá para página de consulta por CPF para saber se tem o seguro de vida. 

Pronto, agora com essas dicas e descobrindo a existência do seguro de vida, basta você entrar em contato com a seguradora para abrir o processo necessário para a sua movimentação. 

Contratação de seguro de vida

Tão importante quanto avisar aos seus beneficiários sobre a existência e o processo de trâmite para resgatar as indenizações devidas, é você garantir essa modalidade de proteção financeira para a sua família.

Aqui na Bidu a gente pode te ajudar a escolher o melhor seguro de vida para você, com as principais opções do mercado e por um investimento que com certeza vai caber no seu orçamento. 

Faça uma cotação on-line e gratuita, e em poucos cliques contrate o seu seguro de vida. 

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização: 11/04/2024

Deixe uma resposta