Skip to main content

Conheça os 6 mitos mais comuns do Seguro de Vida

Por 23 de junho de 2022Vida e Saúde
mitos do seguro de vida

A vida é sempre imprevisível, tanto para acontecimentos bons quanto ruins, infelizmente. E sabemos que nos rodear de recursos que possam simplificar e deixar as soluções mais acessíveis, pode ser fundamental para te ajudar a resolver com mais tranquilidade.

O apoio que um seguro de vida oferece já provou para muitas pessoas a importância desse tipo de produto na nossa vida. Porém, para outras, ainda há muitas dúvidas que podem colocar à prova a sua decisão de ter ou não uma apólice como essa.

Há também quem já tem o seguro de vida, mas não sabe bem como utilizá-lo em diferentes oportunidades. Isso ocorre porque há muita desinformação.

Seja lá qual for o seu caso, neste artigo vamos trazer seis mitos do seguro de vida mais comuns. Eles dificultam essa percepção de valor que esse produto vai trazer para a sua vida e da sua família.

Cotação online de Seguro de Vida

Os mitos do Seguro de Vida

Mito 1: seguro de vida é apenas para casos de morte do segurado

Vamos começar pelo mito mais comum que o seguro de vida tem: de que só se você ou o segurado morrer, que os benefícios poderão ser utilizados.

É claro que esse conceito existe. Tanto que uma das principais funções desta apólice é essa, restituir financeiramente os beneficiários, caso o titular venha a falecer. O que é uma premissa interessante, pois, esta é uma ajuda que pode ser extremamente necessária em um momento tão delicado e doloroso.

Porém, há outros tipos de cobertura que o seguro de vida oferece, e que não é um mito, que você poderá utilizar ainda em vida, acompanhe:

Ou seja, nesses casos, quem vai receber a indenização financeira referente a esses tipos de cobertura é o próprio segurado. Ele irá aplicar nas necessidades referentes ao seu tipo de problema.

Para ter acesso a essas coberturas adicionais, você precisa selecioná-las nos termos de contrato da sua apólice. Claro, que incluindo mais benefícios, o valor do seu seguro de vida fica maior do que apenas com a cobertura básica para a morte do titular.

Mito 2: seguro de vida é caro

Falando em custos do seguro de vida, engana-se quem pensa que ter um seguro de vida é apenas para quem tem bons recursos financeiros.

Ao contrário, justamente para poder atender a mais clientes, de diferentes perfis, o seguro de vida é um produto bastante flexível. Ele não aplica exatamente uma tabela fixa e única para todos os segurados.

O valor do seguro de vida leva em consideração o seu perfil, o seu histórico de saúde e muito provavelmente a sua condição atual. Além disso, ele oferece diferentes formas de atendimento e coberturas, como já observamos acima. E são elas que vão ditar o valor final do prêmio do seu seguro, ou seja, do valor que você irá pagar de forma recorrente para manter o seguro ativo.

Podemos também dizer que, se ao longo do tempo você decidir modificar o seu seguro de vida, adicionando ou tirando coberturas, também pode. Para isso, basta fazer um endosso no seguro. Vale lembrar que o seguro de vida também é revisto e atualizado periodicamente, facilitando essa prática.

Por fim, o seguro de vida também pode ser encarado como um investimento financeiro de médio ou longo prazo. Uma proteção de patrimônio, por assim dizer. E, para muitos, vale a pena utilizar essa apólice com essa função, mudando essa questão de valor de que um seguro de vida é caro ou não.

Mito 3: você demora muito para receber as indenizações do seguro de vida

Muito pelo contrário, receber a indenização de um seguro de vida pode ser um caminho muito mais rápido do que outros recursos que você precisará acionar se você precisar de apoio.

No caso de morte, por exemplo, a realização do inventário e do processo de herança pode demorar um longo tempo para ser concluída, anos talvez, até mesmo prejudicando a vida de todos os envolvidos na situação. Quando há o seguro de vida entre os recursos disponíveis, essa situação pode ser totalmente revertida.

O processo de entrada na indenização do seguro não é mesmo do dia para noite. Você precisa acionar o seguro, levar as informações necessárias e eles realizarão a aprovação e liberação da indenização devida. Porém, sem dúvidas, será a sua opção mais ágil.

Mito 4: só filhos, cônjuges e herdeiros legais podem ser beneficiários

O seguro de vida não é como herança e você pode escolher qualquer pessoa para ser o beneficiário das coberturas da sua apólice.

Você pode até mesmo dedicar o recurso a uma instituição beneficente, por exemplo. Essa flexibilidade é muito boa, em especial para quem pensa que uma pessoa solteira e sem filhos, por exemplo, não precisa de seguro de vida. Outro entre os mitos do seguro de vida.

Mito 5: o seguro de vida não pode ser cancelado

O mito de que o seguro de vida não pode ser cancelado é muito comum. É um dos principais mitos do seguro de vida. Muitas vezes o conceito de apólice parece algo perpétuo, para sempre, mas não é.

A questão aqui é que, caso você desista de ter um seguro de vida, você pode perder o valor que você investiu até agora. Ele não é devolvido.

Mas, para resolver isso, caso você ainda não esteja com muita certeza se vai conseguir cumprir com esse compromisso, você pode considerar um seguro de vida do tipo resgatável. Ele devolve uma quantia proporcional na situação de desistência da manutenção da apólice.

Mito 6: pessoas mais velhas ou já doentes não podem contratar seguro de vida

O seguro de vida é um produto disponível para todas as pessoas. O que acontece é que algumas seguradoras talvez não aprovem a venda de uma apólice para uma pessoa mais velha ou já doentes. Mas isso não é comum.

O mais comum é que o valor do prêmio do seguro de vida fique mais caro do que para outros perfis, justamente por conta dessas condições que o titular apresenta.

Há um fator que favorece as condições de disponibilidade do produto para pessoas mais velhas também. A média de idade de vida de todos nós está aumentando. Portanto,não há motivos para uma seguradora excluir um cliente acima de 70 anos, por exemplo.

Pesquise, converse com as seguradoras e com certeza você encontrará um produto completo para atender às suas necessidades.

Como contratar um Seguro de Vida?

Agora que tiramos da sua cabeça seis mitos do seguro de vida, queremos te ajudar a escolher a opção que melhor encaixe no seu perfil.

Na Bidu temos uma cotação rápida e inteligente, totalmente digital, que em poucos cliques você passa as suas informações e nós lhe devolvemos todas as referências das principais seguradoras do país.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 23/06/2022

 

 

Deixe uma resposta