Skip to main content

Seguro de moto é mensal ou anual?

Por 9 de abril de 2024Sem categoria
duas pessoas na moto com capacete ilustrando o post sobre carona sem capacete

Garantir mais segurança e, claro, proteger o bolso são das principais qualidades impressas por um seguro de moto. Mas você sabe como é o padrão da contratação de um seguro assim? Será que é possível pagar o seguro de moto em parcelas mensais ou anual?

Trata-se de uma dúvida frequente. Saber se o seguro de moto é mensal ou anual é fator decisivo para uma adequada organização financeira e consequente contratação.

Para colocar fim ao suspense… o seguro de moto pode ser pago mensalmente ou em parcela única.

Sim, o cliente escolhe a opção que mais se adapta a sua condição e assina a apólice que contempla todos os detalhes da transação, incluindo a forma de pagamento escolhida.

Cotação online de Seguro Moto

Diferentes tipos de pagamento do seguro de moto

Agora que não há mais dúvidas se o seguro de moto é mensal ou anual, vamos conhecer como é a prática no mercado, seja para quem usa a moto na cidade ou até para quem só pega estrada e viaja em cima de uma.

 O pagamento do seguro de moto, que tem validade de um ano, pode ser feito de várias formas: uma única parcela anual (à vista) ou em parcelas de até 10 ou 12 vezes, conforme a seguradora escolhida.

Mas, vale saber que você deve fazer o pagamento mensal corretamente pois, caso ocorra atraso, podem cancelar o seguro.

Tem mais: é importante estar atento às datas para também fazer a renovação do seguro no momento certo, evitando deixar o veículo descoberto.

O seguro de moto

O seguro de moto é um produto que oferece várias coberturas com a função de proteger o motorista e a moto em diversas situações: nas ruas e estradas e mesmo quando a moto está estacionada até na garagem.

Dependendo da apólice, você também pode usar o seguro para cobrir lesões sofridas pelo segurado e até por outra pessoa.

As seguradoras colocam à disposição certas coberturas já definidas, mas é possível incluir o que chamamos de coberturas adicionais.

Coberturas do seguro de moto

As apólices de seguros de moto apresentam três tipos de cobertura: danos a terceiros, acidentes pessoais e danos ao casco da moto.

Danos a terceiros

Trata-se da cobertura usada em caso de lesões corporais ou danos materiais a outras pessoas como resultado da ação do segurado, ou seja, é uma cobertura que entra em ação quando o segurado (motorista) é o culpado pelo acidente e, portanto, responsável pelos danos. É uma cobertura utilizada no pagamento dos reparos do carro da outra pessoa e das custas médicas caso ela se machuque no acidente. Ah, também é uma cobertura de responsabilidade, que protege o segurado em caso de processo.

Acidentes pessoais

O seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) cobre acidentes pessoais que envolvam passageiros em casos de colisão em que a pessoa seja socorrida ou caso haja consequências graves como morte ou invalidez.

Cobertura de casco

Este tipo de cobertura é aquela que protege a moto.

O que é considerado no cálculo do preço do seguro de moto?

Agora que você já entendeu se o seguro de moto é mensal ou anual, vamos falar sobre o cálculo do seguro moto. Assim como ocorre com o seguro de carro, o de moto também apresenta algumas questões que influenciam o preço final.

A idade, sexo e o histórico do motorista têm relevância, assim como o modelo da moto, já que há tipos de motos que são alvos mais frequentes de roubos, por exemplo.

Outras questões que têm peso: o local em que a moto fica durante a noite (garagem, rua ou estacionamento) e o tipo de cobertura escolhida. Quanto mais completa, mais caro o seguro. Mas, calma, tem como conseguir um seguro de moto mais barato, sabia? Acessa aqui:

Cotação online

Aqui, na Bidu, é possível fazer uma simulação de preços de seguro de moto de um jeito rápido e seguro. Quer fazer uma cotação online agora mesmo? Aproveita e tira todas as suas dúvidas com a gente.

Cotação online de Seguro Moto

Última atualização: 09/04/2024

Deixe uma resposta