Skip to main content

Por que não depender apenas do Seguro de Vida empresarial?

Por 28 de junho de 2022Vida e Saúde
seguro de vida vale a pena

As empresas hoje em dia, além do salário, oferecem uma série de benefícios aos seus funcionários. Um deles é o seguro de vida. Assim como outras assistências oferecidas, o seguro de vida empresarial pode ser um diferencial na hora de você escolher o seu emprego.

Porém, por outro lado, ele tem características que são distintas do seguro contratado de forma particular. Todo seguro de vida vale a pena, claro. Mas é importante entendermos as diferenças entre essas duas modalidades. Neste texto, além do comparativo, vamos mostrar porque você não deve depender apenas do seguro de vida empresarial.

Cotação online de Seguro de Vida

Seguro de Vida vale a pena?

Nós queremos deixar claro, logo de cara, que é essencial para a sua tranquilidade e para a tranquilidade da sua família, contratar um seguro de vida. E também não vamos demonizar aqui a modalidade de seguro de vida empresarial. Todo seguro de vida vale a pena.

Cada um desses tipos vai ter suas vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em conta na hora de você aderir ou contratar um novo plano. Muita gente, porém, sequer lê o contrato do seguro de vida empresarial no momento em que é contratado ou aceita trabalhar em determinada empresa. Assim, caso tenha que acionar o seguro, é surpreendido com regras que são diferentes do seguro pessoal.

O que é o Seguro de Vida empresarial?

O seguro de vida empresarial é contratado para grupos de pessoas. No caso, o proprietário do negócio faz uma cobertura de grupo, a fim de atender a todos os seus funcionários. Esse plano em conjunto vai levar em consideração as necessidades, o tamanho da organização e disponibilidade financeira da empresa que está contratando o serviço. Os pacotes oferecidos nesse tipo de seguro são mais fechados. Isso para que as coberturas sejam mais niveladas e atendam igualitariamente a diversas pessoas, facilitando também o pagamento do contrato pela empresa.

Dependendo do ramo de atuação em que a empresa está ou o tipo de atividade desenvolvida pelos seus funcionários, o seguro de vida empresarial vai incluir algumas coberturas específicas. Elas podem estar relacionadas a riscos em que os colaboradores podem estar expostos, por conta do trabalho. Isso é bastante comum em indústrias em geral, fornecedores de serviços de manutenção que envolvam periculosidade, por exemplo telecomunicações, e outros.

Na modalidade de seguro empresarial, quem faz todas as tratativas da negociação das coberturas é a empresa. O funcionário é apenas incluído na apólice como um dos seus beneficiários. Essa é a principal diferença entre o seguro empresarial e o pessoal. Na forma privada de contratar o seguro de vida, você tem mais flexibilidade e liberdade para escolher as suas coberturas e os beneficiários.

Como funciona o Seguro de Vida empresarial

Para se ter um seguro de vida empresarial é muito simples, basta você ter vínculo de trabalho com a empresa que oferece este benefício. Ao optar pelo seguro, verifique se há custeio por parte do funcionário. São três modalidades:

  • “Não contributário”, em que o funcionário não paga pelo benefício, apenas a empresa;
  • “Contributário”, em que o todo o custeio fica a cargo do funcionário;
  • Ou, quando empresa e funcionário dividem as despesas, chamado “contributário parcial”.

Você deve pesar também o custeio em relação aos benefícios oferecidos no pacote empresarial. Fique atento também com as formas de cancelamento e possível carência do plano. Muitos não consideram a possibilidade de mudarem de emprego e, com isso, perder o benefício oferecido ou ter que arcar com ele integralmente.

Na modalidade empresarial você também pode incluir no seguro de vida seus dependentes, como filhos e cônjuge. Porém, nem sempre a cobertura vai se estender a eles. No caso de um acidente, geralmente os pacotes empresariais atendem acidentes no trabalho e não fora dele. Por isso, se você quer uma proteção mais completa para sua família, principalmente envolvendo situações fora do trabalho, a melhor opção é o seguro de vida particular.

Por que contratar o Seguro de Vida de forma privada?

O seguro de vida vale a pena sempre. No particular, entretanto, ele pode ser totalmente personalizado para o seu caso. Você é o principal contratante. Assim, pode definir todas as coberturas que melhor te representa e também seus familiares.

Como os seguros empresariais são feitos para grupos essencialmente grandes, há pouca diversidade dos pacotes de coberturas. Dessa forma, o seguro de vida privado conta com bem mais flexibilidade. Essa vantagem, porém, vem acompanhada de um ônus, que são justamente valores mais altos para contratação de planos de seguro mais completos.

Os valores mais altos não devem desanimar você. Uma boa notícia é que hoje as empresas que fornecem o serviço estão bastante abertas para adaptar as coberturas para o seu bolso. Basta fazer uma boa pesquisa de mercado para encontrar aquele seguro de vida que melhor se enquadra no seu caso.

Lembre-se, no entanto, que no particular você pode avaliar e realizar todo o processo de contratação. Você é responsável inclusive por revisar o contrato de serviço, que também tem cláusulas de cancelamento e período de carência.

Como escolher o seu Seguro de Vida

Uma boa estratégia para balancear os custos é unir o melhor dos dois mundos. Pense primeiro em todas as coberturas que você deseja para você e seus familiares. Revise o plano de seguro empresarial e veja quais são os pontos que ele não cobre para o seu caso ideal. Com esse cenário em mente, vá atrás de um plano mais econômico e que faça as coberturas complementares.

Dessa forma, você poderá desfrutar de uma cobertura variada e economizar, caso o plano empresarial seja custeado, mesmo que parcialmente, pela empresa. No caso de uma mudança de emprego, por exemplo, se você quiser migrar ou ampliar sua cobertura do plano privado, não precisará ficar, por exemplo, com a mesma empresa de seguros do seu antigo empregador.

Cotação online de Seguro de Vida

Última atualização em 28/06/2022

Deixe uma resposta