Ao optar por um empréstimo pessoal, você quer ter o dinheiro em mãos rapidinho. Mas qual será o tempo que leva entre solicitar e receber empréstimo? Demora um, cinco, dez dias para cair em conta?
A boa notícia é que, geralmente, a liberação do empréstimo é muito rápida. Isso porque estamos falando de um processo que é pouco burocrático. Ele é mais simples para aprovação do que outros tipos de operações.
Prazo para liberação do empréstimo
Basicamente, o prazo do mercado para a receber empréstimo é de cerca de três a cinco dias úteis.
Pois é. Trata-se de uma operação rápida. E hoje em dia ainda conta com o apoio da internet. Isso facilita e agiliza ainda mais os procedimentos. Todo o ambiente on-line faz as honras da casa.
Posso pedir um empréstimo?
Você sabe que a liberação do dinheiro em conta não leva muito tempo. Além disso, é importante também ficar por dentro do que fazer para solicitar um empréstimo pessoal.
Para um empréstimo, é necessário atender a alguns requisitos:
-
Ter entre 18 e 65 anos;
-
Residir no Brasil e
-
Não ter o nome negativado em birôs de crédito como, por exemplo, no Serasa.
Atendendo a esse perfil, o próximo passo, então, é enviar os documentos.
As instituições costumam pedir:
- Documento de identidade;
- Comprovante de renda (para comprovar que o solicitante tem condições de pagar as parcelas do empréstimo);
- Extratos bancários (para provar que a renda do solicitante não está totalmente comprometida com outro financiamento ou mesmo outro empréstimo);
- Comprovante de residência.
Obs.: de acordo com a instituição, ela pode solicitar outros tipos de documentos.
Então, de posse de tudo o que é necessário, a instituição financeira parte para a análise dos dados. Ela vai decidir se é possível fazer uma oferta de crédito para o cliente em potencial. Para isso, avalia o valor que das parcelas, além da taxa de juros.
É importante saber que cada instituição tem seus próprios critérios. Por isso, não é incomum encontrar taxas diferentes no mercado.
Receber empréstimo: score
Para aprovar o empréstimo, as instituições financeiras calculam o score de crédito. Ele nada mais é do que uma avaliação que todo consumidor tem quanto ao fato de ser ou não ser um bom pagador.
O score é, portanto, uma nota que resume a postura do consumidor diante dessa questão.
Cada instituição faz o cálculo de um jeito. Além disso, também considera outras características para liberar ou não o empréstimo.
Atenção máxima
Agora você já sabe como funciona a análise para receber empréstimo. É válido conhecer também as informações que merecem muita atenção antes de solicitar um empréstimo.
A principal delas se refere à taxa de juros. Uma dica é saber se ela será calculada em formato nominal ou CET.
A preferência deve ser sempre pelo CET, que significa Custo Efetivo Total. Ou seja, é a taxa de juros somada aos demais custos administrativos como, por exemplo, seguros.
Desta forma, é possível então saber qual é exatamente a taxa que será paga no fim das contas.
Outras informações que devem ser consideradas estão relacionadas ao prazo de pagamento, número de parcelas e, claro, o valor total a ser pago.
De acordo com a instituição financeira escolhida e tendo a documentação em dia, livre de pendências, nas situações mais ágeis, como nos empréstimos online, a empresa libera o empréstimo em até dois dias úteis.
Crédito Consignado
Aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores com carteira assinada e militares das Forças Armadas, se quiserem, fazem a solicitação de uma modalidade específica de crédito: o consignado.
A agilidade para a obtenção de um crédito consignado também existe. Ela ocorre mediante a confirmação de margem consignável disponível. Ou seja, se comprovar que há renda para arcar com uma dívida de longo prazo, assinatura e averbação do contrato.
Passando por essas etapas, a empresa credita o dinheiro na conta do cliente, na forma de empréstimo. Também pode ser na forma de cartão de crédito.
O prazo de liberação do consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Socoal) leva, em média, de 48 a 72 horas. Quem faz a averbação é a Previdência Social, via Dataprev.
Existe uma facilidade para as operações de crédito consignado. Como é o banco que faz a transmissão dos dados, o cliente não precisa se preocupar com nada nesta fase.
Em geral, a liberação ocorre da seguinte forma:
- Na conta no mesmo nome do titular do empréstimo. A empresa de crédito disponibiliza o dinheiro exclusivamente na conta corrente indicada e comprovada. Não há permissão para a transferência para contas de terceiros.
- Na mesma conta do benefício INSS. Caso o segurado receba pelo cartão magnético (cartão benefício) também indica uma conta corrente ou poupança em seu nome.
Liberação do crédito consignado no mesmo dia
Sim, é possível liberar crédito consignado no mesmo dia.
Aliás, a cobrança de depósitos antecipados para consulta ou liberação de crédito é uma prática considerada criminosa.
Última atualização em 06/01/2021