Quanto tempo demora para receber empréstimo?

Por 6 de janeiro de 2021Finanças
receber empréstimo

Ao optar por um empréstimo pessoal, você quer ter o dinheiro em mãos rapidinho. Mas qual será o tempo que leva entre solicitar e receber empréstimo? Demora um, cinco, dez dias para cair em conta?

A boa notícia é que, geralmente, a liberação do empréstimo é muito rápida. Isso porque estamos falando de um processo que é pouco burocrático. Ele é mais simples para aprovação do que outros tipos de operações. 

Solicitar Empréstimo Pessoal

Prazo para liberação do empréstimo

Basicamente, o prazo do mercado para a receber empréstimo é de cerca de três a cinco dias úteis.

Pois é. Trata-se de uma operação rápida. E hoje em dia ainda conta com o apoio da internet. Isso facilita e agiliza ainda mais os procedimentos. Todo o ambiente on-line faz as honras da casa.

Posso pedir um empréstimo?

Você sabe que a liberação do dinheiro em conta não leva muito tempo. Além disso, é importante também ficar por dentro do que fazer para solicitar um empréstimo pessoal.

Para um empréstimo, é necessário atender a alguns requisitos:

  • Ter entre 18 e 65 anos;

  • Residir no Brasil e

  • Não ter o nome negativado em birôs de crédito como, por exemplo, no Serasa.

Atendendo a esse perfil, o próximo passo, então, é enviar os documentos. 

As instituições costumam pedir:

  • Documento de identidade;
  • Comprovante de renda (para comprovar que o solicitante tem condições de pagar as parcelas do empréstimo);
  • Extratos bancários (para provar que a renda do solicitante não está totalmente comprometida com outro financiamento ou mesmo outro empréstimo);
  • Comprovante de residência.

Obs.: de acordo com a instituição, ela pode solicitar outros tipos de documentos.

Então, de posse de tudo o que é necessário, a instituição financeira parte para a análise dos dados. Ela vai decidir se é possível fazer uma oferta de crédito para o cliente em potencial. Para isso, avalia o valor que das parcelas, além da taxa de juros.

É importante saber que cada instituição tem seus próprios critérios. Por isso, não é incomum encontrar taxas diferentes no mercado.

Receber empréstimo: score

Para aprovar o empréstimo, as instituições financeiras calculam o score de crédito. Ele nada mais é do que uma avaliação que todo consumidor tem quanto ao fato de ser ou não ser um bom pagador. 

O score é, portanto, uma nota que resume a postura do consumidor diante dessa questão. 

Cada instituição faz o cálculo de um jeito. Além disso, também considera outras características para liberar ou não o empréstimo. 

Atenção máxima

Agora você já sabe como funciona a análise para receber empréstimo. É válido conhecer também as informações que merecem muita atenção antes de solicitar um empréstimo.

A principal delas se refere à taxa de juros. Uma dica é saber se ela será calculada em formato nominal ou CET. 

A preferência deve ser sempre pelo CET, que significa Custo Efetivo Total. Ou seja, é a taxa de juros somada aos demais custos administrativos como, por exemplo, seguros. 

Desta forma, é possível então saber qual é exatamente a taxa que será paga no fim das contas. 

Outras informações que devem ser consideradas estão relacionadas ao prazo de pagamento, número de parcelas e, claro, o valor total a ser pago.

De acordo com a instituição financeira escolhida e tendo a documentação em dia, livre de pendências, nas situações mais ágeis, como nos empréstimos online, a empresa libera o empréstimo em até dois dias úteis.

Crédito Consignado

Aposentados, pensionistas, servidores públicos, trabalhadores com carteira assinada e militares das Forças Armadas, se quiserem, fazem a solicitação de uma modalidade específica de crédito: o consignado.

A agilidade para a obtenção de um crédito consignado também existe. Ela ocorre mediante a confirmação de margem consignável disponível. Ou seja, se comprovar que há renda para arcar com uma dívida de longo prazo, assinatura e averbação do contrato

Passando por essas etapas, a empresa credita o dinheiro na conta do cliente, na forma de empréstimo. Também pode ser na forma de cartão de crédito. 

O prazo de liberação do consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Socoal) leva, em média, de 48 a 72 horas. Quem faz a averbação é a Previdência Social, via Dataprev.

Existe uma facilidade para as operações de crédito consignado. Como é o banco que faz a transmissão dos dados, o cliente não precisa se preocupar com nada nesta fase. 

Em geral, a liberação ocorre da seguinte forma:

  • Na conta no mesmo nome do titular do empréstimo. A empresa de crédito disponibiliza o dinheiro exclusivamente na conta corrente indicada e comprovada. Não há permissão para a transferência para contas de terceiros. 
  • Na mesma conta do benefício INSS. Caso o segurado receba pelo cartão magnético (cartão benefício) também indica uma conta corrente ou poupança em seu nome.

Liberação do crédito consignado no mesmo dia

Sim, é possível liberar crédito consignado no mesmo dia. 

Aliás, a cobrança de depósitos antecipados para consulta ou liberação de crédito é uma prática considerada criminosa. 

 

 Última atualização em 06/01/2021

 

Leave a Reply