Serviços do Detran que você pode fazer online

Por 6 de janeiro de 2021Mobilidade
serviços online do detran

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) possui um portal online. Ele oferece mais de 20 opções de serviços. Eles estão relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos e infrações. Você pode efetuar esses serviços dentro da sua casa, evitando filas de espera e aglomerações. Então, vamos explicar nesta publicação o passo a passo de alguns desses serviços online do Detran.

Cotação online de Seguro Auto

Burocracias que vêm com o carro

O carro é o sonho de muita gente.  

Entretanto, os motoristas que acabaram de adquirir um veículo, uma hora ou outra podem se deparar com uma série de burocracias. 

Você deve atualizar toda a documentação do carro ano a ano. Além disso, de tempos em tempos, o motorista também tem que se atualizar e fazer a renovação da sua CNH. Isso sem falar no seguro auto.

Antes, o processo era todo físico. Isso exigia dos motoristas e proprietários de veículo uma grande disponibilidade de tempo e energia. 

Então, o portal de serviços online do Detran-SP veio para agilizar alguns desses processos.

Em 2020, no cenário de pandemia que se instaurou, a relevância dos serviços online aumentou bastante. Isso porque muitos órgãos só atendiam com agendamentos, para evitar aglomerações em seus prédios. 

Serviços online do Detran-SP

Na página inicial do site do Detran-SP você já encontra a relação de todos os serviços online disponíveis pelo órgão. 

Esses serviços estão relacionados à documentação, do condutor (CNH) e do veículo, e a infrações. Então, é possível fazer desde agendamentos até adquirir cópias digitais de documentos. 

São permitidas consultas simples sobre:

  • Acompanhamentos de processos;
  • Como verificar se a CNH já foi emitida tanto para retirada no local, quanto para o recebimento pelos correios;
  • Se há comunicação de venda ou emissão do licenciamento digital (CRLV-e) para o veículo; 
  • Ver histórico de pontos na CNH, para documentos registrados no Estado de São Paulo.

Entretanto, caso não encontre de primeira o serviço desejado, o órgão disponibiliza um local para fazer buscas dentro do site.

Boa parte dos serviços exigirá um cadastro de login para seguir adiante. No site do Detran-SP você pode gerar essa conta. Basta clicar no botão “Entre ou cadastre-se” na barra superior, à direita.

É possível fazer o acesso usando os dados de um e-mail Google ou entrando pelo Facebook. Mesmo assim, será exigido pelo menos o seu número de CPF mais adiante.

Solicitar a segunda via da CNH

Um dos serviços online do Detran mais procurados pelos condutores é a solicitação da segunda via da CNH ou a renovação desse documento. 

A cada cinco anos, salvo exceções, o condutor deve fazer a renovação da sua carteira de habilitação. Desta forma, ele se mantém atual com as regras de trânsito.

Se antes do período de renovação, o motorista não tem mais consigo a CNH, por motivos de perda ou furto, ele pode solicitar a segunda via do documento. 

É importante destacar que só podem solicitar a segunda via motoristas que estão em situação regular com o órgão. Ou seja, a CNH cassada ou suspensa não te dá direito a fazer a segunda via do documento vigente. Neste caso, você deverá fazer o processo de renovação da CNH todo.

Assim, para solicitar a segunda via da CNH, basta acessar o serviço no portal do Detran, fazer o login e o pedido. 

Será necessário pagar uma taxa e, logo após o pagamento, o documento é enviado para o endereço cadastrado no Detran em até sete dias úteis. Também é possível acessar a CNH digital pelo aplicativo do Detran-SP: CDT – Carteira Digital de Trânsito, disponível para celulares com sistema Android e Apple.

Como fazer a renovação simplificada da CNH

Se você busca renovar a sua carteira de habilitação, o processo tem alguns passos a mais, diferente da solicitação de segunda via. A vantagem, no entanto, é a mesma de não precisar ir até uma unidade do Detran para fazer o processo. 

Podem fazer a renovação os motoristas que estão com a habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento. O motorista também não poderá ter a habilitação cassada ou suspensa, nem ter algum processo em andamento.

Além da solicitação da renovação online, você deverá fazer um exame médico em algum profissional credenciado pelo Detran. 

Para o caso das habilitações da categoria C, D ou E, há, também, o teste toxicológico. Assim, é possível avaliar o possível consumo de substâncias psicoativas. 

Após a realização dos exames, o motorista paga uma taxa. Desta forma, após o pagamento, ele recebe em casa a nova documentação, em até sete dias úteis. Consulte o valor de todas as taxas relacionadas à renovação na seção “Pagamento”, no site do Detran.

Emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV)

O motorista que acabou de trocar de carro também pode fazer o registro do veículo 0 km no site do Detran. 

Essa facilidade permite ao proprietário fazer a solicitação para emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Ele é necessário para liberar o emplacamento e o licenciamento do novo automóvel. 

O proprietário do veículo é o mais indicado para fazer a solicitação. Porém, o procurador do proprietário ou parentes próximos também podem.

No caso de uma compra de pessoa jurídica, o proprietário ou representante legal da companhia podem fazer a solictação.

O registro exige uma série de documentos digitalizados que podem ser conferidos a seguir:

  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço (com data de até 3 meses anteriores);
  • Decalque do número do chassi;
  • Nota fiscal do fabricante (cópia simples);
  • Nota fiscal da revenda

Segundo o próprio Detran, você pode digitalizar os documentos por meio de foto ou scanner. Assim, o importante é a documentação estar legível, em formato PDF, com no máximo 3MB de tamanho.

Então, o órgão avaliará toda a documentação. Ele retornará em breve liberando uma guia de pagamento com os valores do IPVA e DPVAT. Também haverá a solicitação de taxa de 1º registro no sistema bancário. 

Após o pagamento, os comprovantes devem ser digitalizados também e enviados para o site do Detran. Ao confirmar o recebimento, enviará em até 5 dias úteis o código do CRV.

Última atualização em 06/01/2021

 

Leave a Reply